Como o filme do Venom pode dar certo sem um herói de verdade?

O marketing do filme solo do Venom, dirigido por Ruben Fleischer, já deixou uma coisa bem clara: esse não é um filme de super-herói igual aos demais. O personagem já deixou bem claro que ele não é lá muito heroico, pois mostrou o desejo de se alimentar de pessoas e que não é exatamente guiado por um bom caminho.

Como você pode esperar de qualquer anti-herói, Venom é uma criatura de natureza violenta e bem longe de lembrar aqueles conceitos típicos de um herói. O próprio Ruben Fleischer já afirmou em algumas entrevistas que o filme é bem diferente de outros do gênero, “em parte por que não existe nenhum herói real nele”. Com essa informação em mãos, já podemos fazer os seguintes questionamentos: será que Venom trará algo novo para os longas de heróis ou Ruben Fleischer está exagerando um pouco?

Para início de conversa, existem diversas figuras semelhantes ao Venom nos quadrinhos e até mesmo na literatura clássica e no folclore de algumas culturas. O próprio personagem é um conflito entre dois seres distintos: Eddie Brock, um ser humano reservado e com suas falhas; e o simbionte, cercado por aspectos mais primitivos de nossa raça, como a raiva.

Alguns fãs já compararam o Venom com lobisomens, por exemplo, bem como o Doutor Henry Jekyll, do clássico O Médico e o Monstro.

Veja também:  As mudanças feitas nos simbiontes vilões de Venom para o filme

Mas voltando a falar dos quadrinhos e filmes de super-heróis, Fleischer afirmou que o filme trará algo novo para o gênero. Será que Venom conseguirá trazer algo que jamais foi visto ou abordado no cinemas?

No fundo, Venom não é o primeiro anti-herói a dar o ar da graça nas telonas, mesmo se nos limitarmos apenas aos personagens da Marvel. Em 2004, foi lançado o filme do Justiceiro, que ganhou uma sequência em 2008. Frank Castle é um personagem semelhante ao Venom não apenas na escolha de suas cores, mas também por que os dois, de certa forma, cometem crimes na hora de punir criminosos.

E isso pode ser um problema em potencial para Venom. Estes dois filmes do Justiceiro foram mal avaliados pela crítica por razões semelhantes. Eles tinham como foco a violência e o conteúdo explicíto e não souberam explorar o personagem. E o primeiro longa, por exemplo, não tinha quase nada de humor, algo quase obrigatório dentro do gênero nos dias de hoje.

E como o filme pode dar certo sem um herói de verdade?

Para que Venom consiga ser bem sucedido, ele também precisa ter um pouco de profundidade, mas é possível alcançar isso em um filme que retrata um anti-herói que tem como principais características sua ferocidade e um senso de moralidade distorcido? Para sua sorte, existe um bom exemplo dentro da própria Marvel, que é o Hulk.

Apesar das diversas adaptações já feitas do herói nas últimas décadas, parece que só agora alguém conseguiu entender uma forma de abordá-lo dentro do cinema.

Bruce Banner é ser humano com um nível de inteligência elevado, enquanto que o Hulk é um herói primitivo limitado a dar urros e agir com a ferocidade de uma criança.

O filme de 2003, dirigido por Ang Lee, foi a primeira tentativa de adaptá-lo de uma forma mais séria no cinema. Apesar de estar longe de ser um fracasso, também teve uma recepção, no máximo, mediana. Muitos críticos afirmaram que longa tinha pouca ação e abordou seus personagens de uma forma muito pesada e até mesmo depressiva, especialmente o próprio Bruce Banner.

Já O Incrível Hulk, que faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), melhorou alguns aspectos, mas o resultado ainda não foi considerado o ideal por muitos.

Só que mais tarde, a franquia conseguiu encontrar uma forma de lidar com o Hulk. Ele funciona melhor como parte de um grupo e é por isso que ele deu tão certo nos Vingadores e Thor: Ragnarok. Dentro desses filmes, ele também tinha uma história que foi explorada sem a necessidade de um novo longa solo.

E de certa forma, já podemos dizer que o filme do Venom deve abordar essas questões. Por exemplo, no último trailer, foi possível ver Eddie Brock e o simbionte discutindo cara a cara em um momento. É um balanço que nem mesmo um filme do Hulk conseguiu abordar, por exemplo.

Veja também:  Regeneração, invisibilidade e mais: 15 fatos sobre o corpo do Venom

E é esse aspecto que deve ser a chave para o sucesso de Venom. O personagem é uma figura violenta, o que já nos faz imaginar um pouco de violência no filme, mas essa também não é uma razão para ignorar um pouco de profundidade em sua história.

Vale lembrar que a própria Marvel viu um potencial dentro do Venom que foi o suficiente para transformá-lo de um vilão em um anti-herói nos quadrinhos.

A história Lethal Protector, que será adaptada para o filme, mostrou um grande desenvolvimento para Eddie Brock após ele conseguir se acertar com o simbionte. E essa não foi uma história sobre um monstro que decidiu lutar contra o crime, por que ele não é um herói, mas sim de alguém que está tentando manter seu lado maléfico sob controle e que o revelará apenas para aqueles que conseguem ser pior que ele nesse quesito.

Se Venom conseguir abordar essa questão de forma adequada, o filme realmente apresentará algo novo dentro dos filmes de super-heróis. É um fator que pode fazer o longa ser um sucesso e ainda retratar uma versão do anti-herói que é fiel aos quadrinhos, pra a alegria dos fãs.

Se Fleischer não exagerou em seus comentários, essa será uma questão muito interessante: Eddie Brock e o simbionte são dois seres que se transformarão em um, e como possuem personalidades distintas, algum conflito inevitável pode surgir. O marketing ainda  não revelou se isso realmente acontecerá, mas vale lembrar que no fundo, essa surpresa precisa ficar para quando o filme for lançado.

Só esperamos que Fleischer cumpra o que prometeu. Se tudo for verdade, Venom possui credenciais para se tornar um sucesso.

Fonte: CBR

Ei Nerd, não deixe de conferir:

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Processando arquivos...

10 atores que podem permanecer nos filmes da Marvel após Vingadores 4
10 atores que podem deixar os filmes da Marvel após Vingadores 4
Como Vingadores 4 pode resolver as visões abordadas em Era de Ultron
Bowser, Nemesis e mais : os 15 chefões mais influentes dos videogames
Comercial de A Freira é banido do YouTube após reclamações de sustos
Reunião da Disney define que diretor James Gunn não será recontratado
10 atores que podem permanecer nos filmes da Marvel após Vingadores 4
Slender Man: público sai correndo após pegadinha no cinema dar errado
Turma da Mônica terá histórias com Batman, Superman e heróis da DC Comics
Sim, o Deadpool também é um grande fã de Dragon Ball
a morte do superman
Animação A Morte do Superman é lançada diretamente nas plataformas digitais
No Preview
Ziraldo e Mauricio de Sousa lançam crossover de Mônica e Menino Maluquinho
Nova transformação de Vegeta é exclusiva do anime de Dragon Ball Super
Dragon Ball Super: Broly vai estabelecer mudanças no passado do anime
Entenda como Boruto superou seu pai na técnica do Rasengan
Divulgação de Dragon Ball Super: Broly tem estátua animada de Freeza
Game Spider-Man para PlayStation 4 ganha novo trailer; assista
Com Tom Holland, produção de filme de Uncharted pode começar em breve
Bowser, Nemesis e mais : os 15 chefões mais influentes dos videogames
Red Dead Redemption 2 ganha primeiro vídeo de gameplay; assista