Não é preciso ser especialista no assunto para saber que Dragon Ball é um dos animes e mangás mais idolatrados no mundo inteiro. A obra de Akira Toriyama foi lançada em 1984, nas páginas da revista Shonen Jump, onde novos trabalhos da saga são publicados até hoje. Mas você sabe quais foram as obras que inspiraram a criação da série?
Akira Toriyama afirma que se inspirou no conto da literatura chinesa Jornada ao Oeste para criar Dragon Ball. E para provar isso, o criador da saga afirma que Goku é baseado em Sun Wukong, um dos protagonistas dessa história clássica, que era um personagem que lembrava muito um macaco. Tanto que planejava fazer o mesmo com o Saiyajin, mas acabou optando por deixá-lo apenas com um rabo do animal.
E a obra também inspirou a criação de outros personagens de Dragon Ball. Se você é um grande fã da saga, sabe que os primeiros personagens que apareceram na série foram Goku, Bulma, Oolong e Yamcha . E eles são baseados nos quatro principais personagens de Jornada ao Oeste: Sun Wukong, Xuanzang, Zhu Baije e Sha Wujing, respectivamente.
Vale lembrar também que Dragon Ball é uma readaptação da história Dragon Boy, lançada em um mangá pelo próprio Akira Toriyama um pouco antes de DB. O protagonista, por exemplo, lembra bastante Goku.
Bruce Lee, o Exterminador do Futuro e a Disney também influenciaram Dragon Ball
Akira Toriyama também já declarou diversas vezes que é fã de filmes, e alguns deles também influenciaram seus trabalhos. O próprio nome Dragon Ball foi inspirado no longa Operação Dragão, o último gravado por Bruce Lee. O ator Jackie Chan também foi outra inspiração para o autor.
O próprio Toriyama admite que criou Dragon Ball com a interção de usar os temas de Jornada ao Oeste com “um pouco de kung fu no meio.”
A série O Exterminador do Futuro é outra influência. O Sargento Metálico, que aparece no início do anime de Dragon Ball, teve seu design inspirado no visual do ator Arnold Schwarzenegger nos filmes da franquia. E Trunks também foi baseado em John Connor, o salvador da humanidade. Não é a toa que os dois possuem história bem semelhantes.
Por fim, Akira Toriyama também já disse ser um grande fã dos filmes da Disney, especialmente o clássico 101 Dálmatas. Tanto que já revelou que pegou os nomes dos magos Babidi e Bibidi a partir do feitiço “Bibidi Babidi Boo”, que a Fada Madrinha utilizou no filme da Cinderela.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!