A divulgação do filme do Coringa tem levantado a possibilidade da história de Arthur Fleck ser “tóxica”, ou incitar algumas pessoas a cometer atos de violência. O diretor Todd Phillips e o protagonista Joaquin Phoenix falaram sobre o assunto, no caso de Phoenix com mais calma, já que o ator chegou a abandonar uma entrevista quando recebeu uma pergunta sobre esse tema.
Em entrevista ao IGN, Phillips pediu para que as pessoas assistam ao filme com a mente aberta. “Eu realmente acho que há um monte de coisas escritas por pessoas que orgulhosamente afirmam que não viram o filme e que não precisam vê-lo”, criticou. “O filme faz declarações sobre falta de amor, traumas de infância, falta de compaixão no mundo. Eu acho que as pessoas podem suportar isso”, concluiu.
Já Phoenix declarou que o problema está na interpretação das pessoas em relação ao conteúdo do filme. “As pessoas distorcem letras de músicas. Elas distorcem passagens de livros. Então eu não acho que é responsabilidade de um cineasta ensinar ao público sobre moral ou a diferença entre o certo e o errado. Quer dizer, para mim, eu acho que isso é óbvio”, afirmou.
Sobre Coringa
A Warner anunciou, ainda em 2018, a produção de um filme contando a origem do Coringa. O longa não faz parte do Universo Estendido da DC, onde o vilão já foi interpretado por Jared Leto em Esquadrão Suicida. Joaquin Phoenix foi escalado para o papel principal.
A promessa é de um clima completamente diferente de um filme de herói – até por Coringa ser um vilão. A produção contará a origem do Coringa de uma perspectiva mais “policial” e mais “dark”, com um pouco mais de realismo do que se poderia esperar.
Confira o trailer:
Além de Phoenix no papel principal, outros nomes confirmados são Robert De Niro, Zazie Beetz (como Sophie Dumond), Brett Cullen (como Thomas Wayne), Glenn Fleshler e Bill Camp. A direção é de Todd Phillips (Se Beber Não Case).
O filme do Coringa deve ter classificação para maiores de 18 anos, devido a cenas de violência explícita e, possivelmente, nudez.
Coringa chega aos cinemas em 3 de outubro de 2019. Veja, a seguir, uma sinopse preliminar do longa:
“Vinte anos antes do Batman salvar a cidade na trilogia de Cavaleiro das Trevas, Gotham era um lugar perigoso. Nos cantos onde o crime se escondia, um homem tenta escapar do seu terreno desafortunado, através de uma paixão pela teatralidade e pela comédia stand-up. No entanto, um dia ruim é tudo o que basta nesta cidade e, logo, este homem de boas intenções se tornou o criminoso mais perigoso de todos: o Coringa.”