shazam

Crítica: Shazam! é uma aventura com emoção, equilíbrio e diversão

Shazam! fez sua estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (4), e já pode ser considerados um dos melhores títulos do universo de filmes da DC. A aventura de origem de Billy Batson tem de tudo um pouco: emoção, equilíbrio e diversão, o que faz do título uma aventura muito bem vinda entre crianças, adolescentes e adultos.

Confira abaixo uma crítica de Shazam!

ATENÇÃO: spoilers abaixo

Crítica

shazam

Aquaman pode ter sido o primeiro passo para a DC optar por um tom diferente em seus demais filmes, e Shazam! parece ter sacramentado essa mudança de vez.

Shazam! é uma aventura que tem acima de tudo, um grande coração. Billy Batson nos é apresentado como um jovem encrenqueiro e imaturo, que mesmo após conquistar seus poderes, não cresceu e os utilizava, em um primeiro momento, apenas para seu próprio bem. No entanto, após um encontro desagradável com sua mãe, que optou por abandoná-lo, mudou por completo para salvar a família que o abraçou.

É um ponto importantíssimo por ajudar a desenvolver e muito bem o personagem, mas foi fundamental para passar uma mensagem muito bacana: de que a família é parte importante de nossas vidas, mesmo que ela não seja de sangue. O fato de o filme se passar alguns dias antes do natal também ajuda a reforçar essa mensagem.

Tudo isso faz de Shazam! uma aventura divertida para crianças, adolescentes e adultos, sem sombre de dúvidas.

O próprio elenco de Shazam! também foi fundamental para o sucesso do filme. Zachary Levi soube dar vida a um personagem imaturo que logo conseguiu amadurecer e se transformou em super-herói pra valer e o mesmo pode ser dito para o jovem Asher Angel, que ficou responsável pela parte emotiva. Mas quem roubou a cena em diversos momentos foi Freddy Freeman, o irmão adotivo de Billy Batson. O jovem ator Jack Dylan Grazer soube trazer carisma e diversão para o personagem em diversos momentos do filme.

Veja também:  Saiba como são as duas cenas pós-créditos de Shazam!

E, claro, não podemos nos esquecer dos demais irmãos de Billy Batson, que foram de fundamental importância para a história (com destaque para Darla, carismática igual Freddy). Não há como não se empolgar com a cena em que todos ganham os mesmos poderes de Billy e o ajudam a enfrentar o Dr. Silvana e os Sete Pecados Capitais, reforçando novamente a mensagem do longa.

E falando do Doutor Silvana, outro ponto que podemos destacar é justamente o vilão. Sim, ele não será exatamente inesquecível, mas todos vimos que sua história familiar é tão triste e complicada quanto a do próprio Billy Batson, o que mostra que ele teve seus motivos para se tornar uma pessoa ruim. E a primeira cena pós-créditos do filme dá a entender que ele deve retornar para uma possível sequência.

Um ponto que também vale destacar é o humor do filme, que é tranquilamente o melhor do universo de filmes da DC. As brincadeiras e piadas ainda estão atrás das que são vistas nos longas da Marvel, mas dá pra se divertir com algumas delas e isso casa com o tom abordado para o longa. Houve até mesmo uma brincadeira com a própria DC, na segunda cena pós-créditos, em que Billy diz que o poder de falar com peixes é estúpido, tirando sarro do Aquaman.

E antes que reclamem que isso pouco lembra a DC, Shazam! até tem alguns momentos sombrios, cortesia do Dr. Silvana, o que traz um balanço bacana para o filme.

Por fim, não há como não negar que Shazam! é um filme muito fiel aos quadrinhos dos Novos 52, que serviu de inspiração para o longa. Um ponto positivo enorme para o diretor David F. Sandberg e os roteiristas.

Shazam! é uma aventura com coração, leve e divertida, mas pecou apenas em um aspecto: sim, o tom da história é um ponto bacana, mas isso sacrificou um pouco a parte da ação, primordial em filmes do tipo. Ela não chega a ser péssima, mas também não é lá grande coisa e poderia ter aparecido um pouco mais que estava de bom tamanho.

Veja também:  Quem é a família adotiva do Shazam! - e por que ela é importante

O filme também poderia ter arriscado um pouco mais em alguns pontos da história só para deixar as coisas um pouco mais empolgantes. E além disso, poucas músicas foram tocadas no longa, e não há como não sentir falta de algo mais natalino por conta da temática de Shazam! Ao menos, Queen e Ramones deram as caras momentaneamente.

Fim dos spoilers

Veredito

shazam

Shazam! é uma aventura que tem coração, equilíbrio e diverte todos os tipos de público, desde crianças até adultos. Só é preciso melhor uma coisa ou outra para uma possível sequência, que será muito bem vinda, com certeza. Parece que a DC conseguiu encontrar um caminho e se assim segui-lo, a tendência é que seus filmes não sejam mais tão criticados. E a aventura de origem de Billy Batson, com certeza, está entre eles.

Nota: 9/10


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!
Tags:

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Fox cancela The Gifted, série sobre mutantes da Marvel
vingadores
Diretores de Vingadores: Ultimato dizem que teorias quase acertaram
Game of Thrones: Kit Harington se ‘engasga’ em cena de beijo com Emilia Clarke
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
John Constantine já roubou os poderes do Shazam! nas HQs
CCXP: ingressos para a Comic Con 2019 estão à venda; veja os valores
Carnificina aparece com novo visual nos quadrinhos; veja
Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel
One Punch Man: Saitama e Genos têm nomes oficiais de herói revelados
Mangá de My Hero Academia coloca os vilões em uma grande guerra
Novo episódio de One Punch Man tem cena pós-créditos; entenda
Mangá de Boruto: Naruto Next Generations terá luta importante
Shao Kahn é apresentado em novo trailer de Mortal Kombat 11; assista
Assassin’s Creed: Unity ajudará a reconstruir Catedral de Notre-Dame
8K, SSD e mais: Sony revela vários detalhes sobre o PlayStation 5
Mortal Kombat 11 ganha trailer revelando habilidades de Kitana; assista
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Game of Thrones: 10 perguntas que o 1° episódio da 8ª temporada deixou
Professor Hulk: conheça a origem e os principais poderes dele
Game of Thrones: entenda a montaria de Jon Snow em um dragão
whatsapp
Nova atualização do WhatsApp poderá bloquear capturas de tela nas conversas
whatsapp
Na Índia, WhatsApp lança ferramenta de checagem de notícias dentro do app
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Celulares da Xiaomi chegam ao Brasil por até R$ 3 mil