De roteiro a vilões: por que Homem-Aranha 4 foi cancelado?

No início de 2010, os fãs dos quadrinhos ficaram em choque ao descobrirem que Tobey Maguire não interpretaria mais o Homem-Aranha nos cinemas, por conta do cancelamento de Homem-Aranha 4, e que a Sony optou por produzir um reboot do herói.

Tudo começou com a recepção apenas mediana de Homem-Aranha 3, epóca em que não existiam os universos cinematográficos de hoje e o Cabeça de Teia reinava como o grande super-herói dos cinemas. Só vários outros problemas nos bastidores culminaram com o cancelamento da sequência, que jamais verá a luz do dia.

Entenda mais abaixo.

5) Tudo começou com o Venom

Os problemas que causaram o cancelamento de Homem-Aranha começaram ainda no filme anterior, por conta da inclusão de Venom, que causou problemas entre o diretor Sam Raimi e a Sony.

O vilão/anti-herói sequer apareceria no filme. Raimi e seu irmão, Ivan, haviam criado um roteiro para Homem-Aranha 3 que teria como vilões o Homem de Areia e o Abutre. Adrian Toomes, inclusive, seria o responsável por libertar Flint Marko da prisão, segundo os primeiros storyboards do filme.

No entanto, o produtor Avi Arad queria a inclusão do Venom no filme, por conta de sua popularidade com os fãs. Raimi sentiu um ar de submissão nessa história, pois queria usar apenas personagens que foram criados por Stan Lee e Steve Ditko. Mas acabou aceitando a introdução do Venom no filme.

Por conta disso, o Abutre teve de ser cortado da história. Além disso, Arad queria a introdução de outro interesse amoroso para Peter Parker, e assim, Gwen Stacy também acabou aparecendo em Homem-Aranha 3, interpretada por Bryce Dallas Howard.

Veja também:  O Homem-Aranha foi criado com ajuda de escritor de quadrinhos eróticos?

Essa mistura de ideias diferentes explicam o motivo de Homem-Aranha 3 não ter dado muito certo. De um lado, temos a história que envolve o Homem de Areia, criada por Raimi; enquanto que do outro, temos a inclusão de Venom e Gwen Stacy, que foi culpa da Sony.

Os fãs também afirmam que outra vítima desses problemas foi Harry Osborn, que se envolveu em uma história em que não era nem mocinho, nem vilão.

Mais tarde, o próprio Sam Raimi admitiu que não conseguiu aproveitar o potencial de todos os personagens. “Eu tentei fazer dar certo, mas eu não acreditei em todos os personagens”, disse o diretor, para o site Nerdist.

4) Problemas com o roteiro

Apesar de todos os problemas do filme anterior, Homem-Aranha 4 ainda estava nos planos da Sony. Sam Raimi seria novamente o diretor e Tobey Maguire e Kirsten Dunst voltariam a interpretar o Homem-Aranha e Mary Jane Watson.

Os dois atores tinham assinado contrato para três filmes, mas a Sony viu Maguire e Dunst pedirem um aumento salarial para o quarto e até mesmo um quinto filme. No caso do ator, ele teria pedido US$ 50 milhões para gravar os dois filmes e ainda queria um intervalo nas gravações para ficar mais tempo com a filha.

Sabendo que tudo ficaria muito caro, a Sony planejou gravar Homem-Aranha 4 e 5 de uma única vez para reduzir custos e ainda aproveitar Maguire e Dunst antes que ficassem velhos demais para os papéis.

Só que a greve dos roteiristas de 2007 atrapalhou tudo. David Koepp, que escreveu o roteiro do primeiro filme, não teve tempo de terminá-lo por conta da paralisação. A Sony acabou contratando James Vanderbilt, que estava impossibilitado de escrever, mas ainda poderia continuar a pensar nas ideias para o filme.

Só que em outubro de 2008, a Sony também contratou David Lindsay-Abaire para trabalhar no roteiro. Não se sabe se ele apenas faria algumas mudanças no roteiro feito por Vanderbilt ou o reescreveria por completo. Mas ficava claro que Homem-Aranha 4 começava a passar por problemas ainda na pré-produção.

Essa questão já complicada ficou ainda pior quando a Sony chamou, no meio de 2009, o diretor Gary Ross para escrever o roteiro novamente. Ou seja, a história do filme ainda estava longe de ficar pronta.

3) Muitos vilões (de novo)

Nesse ponto da história, já estamos no final de 2009. Homem-Aranha 4 tinha um diretor, elenco (com o retorno de Maguire e Dunst), produtores e equipe de efeitos especiais. Só faltava o roteiro.

Mas com relação a história, o que ela abordaria, exatamente?

Homem-Aranha 3 desagradou muita gente por conta da presença de tantos vilões de uma única vez. E parece que a Sony não deu bola para essa questão. A primeira informação sobre os vilões de Homem-Aranha 4 surgiu em março de 2007, quando o site CinemaBlend disse que o vampiro Morlun foi a primeira opção para o filme.

Mais tarde, Sam Raimi disse que gostaria de escalar o Lagarto. “O Lagarto é um dos meus personagens favoritos. É difícil derrotá-lo”, disse o diretor.

Só que nessa mesma entrevista, que foi concedia à MTV, Raimi disse que gostaria de ver o Electro, o Abutre ou até mesmo o Sexteto Sinistro no longa. Com tantos nomes e especulações, ninguém sabia quem seria o vilão de Homem-Aranha 4.

Veja também:  A vez em que o Homem-Aranha lutou ao lado dos Transformers nas HQs

Em dezembro de 2009, o site Movieline revelou a informação de que John Malkovich seria o Abutre, enquanto que Anne Hathaway foi escolhida para ser Felicia Hardy. Nos quadrinhos, ela se transforma na Gata Negra, mas para o filme, ela seria uma espécie de versão feminina do Abutre e filha de Adrian Toomes.

Naquele que seria o roteiro definitivo do filme, Felicia se envolveria romanticamente com Peter após ele terminar com Mary Jane, mas ele mataria o Abutre. Assim, ela rejeitaria o herói após descobrir que ele matou seu pai. No entanto, essa história ainda carece de confirmação oficial.

2) Homem-Aranha contra muitos vilões

Fonte: Planet Henderson

Há alguns anos, o artista Jeffrey Henderson compartilhou alguns storybords que produziu durante a pré-produção de Homem-Aranha 4.

Em uma imagem, é possível ver o herói lutando contra o vilão, que tinha um visual muito parecido com o dos quadrinhos, mas no fundo, isso poderia ter mudado se o filme tivesse sido lançado. E em outra, Adrian Toomes é perseguido por um helicóptero.

Existem também ilustrações de Peter beijando, de forma apaixonada, uma mulher misteriosa. Podemos imaginar que se trata de Felicia Hardy, por conta dos rumores. Mas há quem ache que ainda se trata de Mary Jane. Observe abaixo e tire suas próprias conclusões.

Fonte: Planet Henderson

Em outra ilustração essa mesma mulher está em meio a uma multidão, olhando para algum lugar, em que parece realmente se tratar de Felicia Hardy.

Só que outras imagens divulgadas por Henderson mostram o Homem-Aranha levando Mystério até a polícia. O artista revelou para o site io9 que na abertura do filme, o Cabeça de Teia enfrentaria vilões como Gatuno, Rhino, Mystério e o Shocker, em uma breve montagem, e reiterou que o Abutre seria o grande antagonista do longa.

Fonte: Planet Henderson

Há quem diga que a provável presença de tantos vilões seria uma forma de Raimi mostrar como ele estava descontente com a direção que a Sony havia tomado com os filmes do Homem-Aranha.

1) E tudo foi por água abaixo

No início de 2010, o site Deadline revelou que o Homem-Aranha 4 ainda tinha problemas de roteiro após receber um e-mail da equipe de efeitos especiais do filme. Nele, o pessoal afirmava que o início dos trabalhos foram adiados e não tinham uma data para começar.

“Novamente, pedimos desculpas, mas os problemas de Sam Raimi com a história precisam ser resolvidos antes de estarmos prontos para gravar”, disse a equipe.

Na informação divulgada pelo site, Raimi estava bastante irritado com esses problemas de roteiro. O motivo? Ele teria odiado todas as versões anteriores. Por conta disso, a Sony chamou Alvin Sargent, que escreveu Homem-Aranha 2 e 3, para agradar o diretor. Só que ele teria de fazer tudo do zero.

De qualquer forma, ficou claro que Raimi só aceitaria gravar o filme se o roteiro lhe agradasse. Mas uma indústria que movimenta bilhões de dólares não pode ficar aguardando tanto tempo assim (já faziam quase três anos do lançamento do terceiro filme). E não deu outra.

Apenas seis dias após o Deadline revelar essa informação, o site divulgou que Homem-Aranha 4 foi oficialmente cancelado. O motivo é que Raimi não conseguiria lançá-lo em maio de 2011 sem manter sua “integridade criativa.”

Veja também:  Silk pode substituir o Homem-Aranha no universo de filmes da Sony

Junto do cancelamento, já foi divulgada a informação de que um reboot seria produzido, e surpreendentemente, com um roteiro escrito por James Vanderbilt. No comunicado divulgado pelo Deadline, a Sony afirmou que esse roteiro já estava pronto antes mesmo do cancelamento de Homem-Aranha 4.

É algo que dá a entender que o estúdio se cansou dos problemas com a história do filme e da constante insatisfação de Raimi e já tinha o reboot em mente e até mesmo pronto para ser produzido.

Raimi logo soube da informação e ficou ainda mais irado com a situação. Só que alguns dias mais tarde, a Sony divulgou que Marc Webb foi escolhido para dirigir o reboot, se livrando de uma vez por todas do diretor.

De qualquer forma, em entrevista para o site Vulture, Raimi deu sua versão da história.

“Foi o término mais amigável e sem dramas. Simplesmente tinhamos um deadline e não conseguimos fazer a história funcionar da maneira que eu queria. Fiquei insatisfeito com Homem-Aranha 3 e queria fazer Homem-Aranha 4 para fechar com chave de ouro, o melhor de todos os filmes do Homem-Aranha”, disse.

No entanto, Raimi também afirmou o seguinte: “disse para a Sony, ‘Eu não quero fazer um filme que não seja ótimo, então penso que não devemos fazer isso. Continuem com seu reboot, que já estavam planejando’. E Amy Pascal (produtora da Sony) disse ‘Obrigada. Obrigada por não gastar o dinheiro do estúdio, eu aprecio sua sinceridade.’”

Ou seja, tudo leva a crer que término não foi tão amigável assim. De qualquer forma, se levarmos em conta a insatisfação do diretor com todo o projeto, o alto salário pedido por Tobey Maguire e o fato da Sony planejar um reboot pelas costas de Raimi, ter cancelado Homem-Aranha 4 foi realmente a melhor opção para todos.

Depois que a poeira abaixou, a Sony produziu O Espetacular Homem-Aranha, estrelado por Andrew Garfield, que sabemos que não deu muito certo. Mais tarde, a Sony fez o acordo com a Marvel Studios para o herói aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel, onde é atualmente interpretado por Tom Holland.

Homem-Aranha 4 está entre os filmes baseados em quadrinhos que os fãs mais aguardavam, mas que jamais verão a luz do dia. De qualquer forma, fica o lamento, já que ele tinha um enorme potencial pela frente, se Raimi realmente falou a verdade em concluir sua participação na franquia com chave de ouro.

Fonte: What Culture

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Com Pantera Negra, Globo de Ouro anuncia indicados para edição 2019
Atores de Aquaman revelam dificuldades com o figurino do filme
Kit Harington diz que não fará mais produções ligadas a Game of Thrones
rick and morty
Netflix, enfim, disponibiliza terceira temporada de Rick and Morty
Novidades da Turma da Mônica serão apresentadas na CCXP
As melhores histórias de Stan Lee, segundo o próprio
Hall da Justiça existe na vida real e você nem sabia
Endividada, Saraiva pede recuperação judicial e ‘culpa’ Netflix e Spotify
Mangá de My Hero Academia revela o verdadeiro objetivo de Bakugo
Dragon Ball Super: Broly explicará como Freeza se tornou imperador
Trilha sonora de Dragon Ball Super: Broly revela spoilers do filme
Dragon Ball: qual foi a maior luta da vida de Goku?
Para celulares, Ragnarök M: Eternal Love chega ao Brasil em janeiro de 2019
pokémon go
Finalmente! Batalhas de treinadores chegam ao Pokémon GO em dezembro
Pokémon Let’s Go tem easter eggs do Batman que você não sabia
Veja quais são os jogos gratuitos da PS Plus em dezembro
Capitã Marvel trará a Starforce ao UCM; conheça os membros
Nora traidora? Tudo sobre o final da Parte 1 da 5ª temporada de The Flash
Skrulls, Goose e mais: os destaques do 2º trailer de Capitã Marvel
Entenda todos os eventos que resultaram no filme solo do Aquaman
iOS 12
Apple volta a produzir iPhone X após baixas vendas de modelos novos
Galaxy S10 deve ter modelo com tela gigante, 6 câmeras e conexão 5G
facebook
Facebook e Instagram ficam fora do ar em todo o mundo nesta terça-feira
Empresa chinesa lança primeiro smartphone dobrável do mundo