10 Piores Defeitos de Batman V Superman

Com um dos filmes mais sensacionalistas de todos os tempos unindo alguns dos personagens mais queridos de todos os tempos, você poderia pensar que os encarregados pela produção teriam tido um enorme esforço pra fazer um trabalho perfeito – e estaria errado. Parece que, desde as primeiras reuniões criativas e até o material publicitário tiveram um esforço digno de Adam Sandler. Se Zack Snyder ou os roteiristas Chris Terrio ou David S. Goyer são os culpados ou não, é justo dizer que algumas pessoas estúpidas demais tomaram decisões importantes demais…

Justiça Cega

superman henry cavill

O terrível subtítulo do filme, sem dúvidas roubado de algum “fanfic” de Crepúsculo, é A Origem da Justiça. No entanto, você não vai encontrar qualquer aparência de justiça efetiva em todo o filme. Quem foi tratado injustamente? Quem agiu injustamente? Quem vai corrigir essa injustiça e como eles vão fazer isso? Com uma palavra como “justiça” no título, poderia haver alguma tentativa de falar sobre o conceito ou pelo menos retratá-lo, mesmo nos termos mais frouxos. O filme é focado em atos de vingança e ataques preventivos, mas nada de justiça.

Sonhos Alucinógenos

batman v superman

Oh, tantos sonhos. Sonhos dentro de sonhos, mesmo! É como aquela outra Origem – Inception. Não está claro por que um filme que se concentra num homem que pode voar, um cientista louco, uma princesa amazona e um vigilante bilionário precisaria utilizar tantas sequências de sonho. A história não fornece elementos fantásticos o suficiente? Você realmente precisa inserir as possibilidades surreais de uma sequência de sonho pra este tipo de filme? A resposta, naturalmente, é não. É um sintoma das histórias desleixadas. É como se os fãs não quisessem ver mais cenas de luta ou qualquer história coerente – e eles querem.

Sonhos Inúteis

superman henry cavill 2

Como uma criança numa loja de doces, Zack Snyder embalou sua própria realidade alternativa através das sequências de sonhos pra mostrar um pedaço de ação onde Mad Max – ops, eu quis dizer o Batman – luta contra um grupo de soldados com a insígnia do Superman antes de ver o próprio aparecer e disparar laser nos outros prisioneiros. Um aspecto intrigante dessas ideias “alternativas” é que vemos personagens que conhecemos muito bem reagindo de formas que não esperaríamos. No entanto, essa ideia soa falsa pra um Superman que quebrou o pescoço de um cara em sua última excursão cinematográfica. Assim, a sequência de sonho não causa nenhum choque e só está lá como outra diversão que não acrescenta em nada.

Pressentimento

batman e mulher maravilha

No final do filme, Batman e Mulher Maravilha em seus alter egos de Bruce e Diana trocam um diálogo sobre os outros “metahumanos” que já existem. Esta é, obviamente, a criação de uma eventual equipe da Liga da Justiça. Bruce sugere que estes metahumanos precisam ser recrutados pra lutarem juntos. Diana pergunta por que Bruce tinha essa ideia e ele responde: “Só um pressentimento.” Difícil engolir que um dos personagens mais céticos da DC está agindo por pressentimento, né?

Cérebro de Morcego

batman v superman 2

Como mencionado, Bruce Wayne tem um monte de sonhos e, num desses sonhos, vemos uma paisagem pós-apocalíptica com um sinal de Omega esculpido na terra. Em seguida, temos o clássico cenário “acordar de um sonho, mas ainda em um sonho” em que alguém do futuro parece estar advertindo Bruce sobre “ele”. Agora, como é que vamos aceitar que um playboy bilionário / espancador de palhaços tem algum tipo de dom de premonição? E desde quando Batman gostou de reunir equipes? Uma das principais qualidades da maioria dos retratos de Batman é sua preferência por trabalhar sozinho, por culpa ou por não querer outros feridos. Este grupo de cenas compreende um mecanismo de história desajeitado que serve apenas pra mover a trama pra frente. Só faltou o Batman piscar pros espectadores e sussurrar “aguardem mais explicações na sequência”.

Diálogo ou Morte?

batman v superman 3

Ok, super-herói ou não, se sua mãe tem uma hora de vida e você precisa da ajuda de alguém que você sabe que poderia salvá-la, você gastaria a maior parte daquela hora agredindo essa pessoa? Ou talvez, talvez, você iria tentar falar sobre a situação e apelar ao senso de decência da outra pessoa, dizendo-lhe que você precisa de sua ajuda pra salvar a mulher que costumava lhe dar os biscoitos recheados depois do almoço? Bem, parece que nem Superman e nem Batman conseguem se expressar com outra coisa além de lasers, metralhadoras ou punhos. O cenário que Superman se encontra é aquele que exige apenas comunicação e cooperação. A morte iminente da sua única parente vivo faria você concentrar seus esforços um pouco mais. E tudo o que foi preciso pra terminar uma tentativa de homicídio foi um único resmungo “Martha”. Aparentemente, Superman é tão denso que as balas não são a única coisa que não entram nele. Novas ideias também não têm chance.

Queridinhos da Mamãe

martha kent batman v superman

E não vamos esquecer o fato de que toda a resolução do conflito de Batman e Superman dependeu da coincidência que suas mães tinham o mesmo nome. As chances são boas de que, se a mãe de Superman se chamasse “Sabrina”, todo mundo teria morrido.

Lex Zuckerberg

lex luthor jesse eisenberg

Jesse Eisenberg como Lex Luthor foi uma escolha suspeita. O ator é bom em interpretar personagens com QI alto, mas faltou alguma coisa praquele que muitos consideram o maior vilão da DC. Em vez do verdadeiro mestre do crime interpretado por Gene Hackman ou o retrato vingança obcecado de Kevin Spacey, Eisenberg aproximou Luthor da sua interpretação de Mark Zuckerberg com uma pitada de anfetaminas e um cabelo estúpido. Luthor de Eisenberg não pareceu maligno, ameaçador e, pior de tudo, não pareceu ser o homem mais diabolicamente inteligente do planeta. Talvez até o contrário de tudo isso.

Rei da Conveniência

lois lane batman v superman

Durante todo o filme, Superman aparece no momento perfeito pra resgatar Lois e, basicamente, mais ninguém. Sério? Quando Lois está num deserto a meio mundo de distância e sendo mantida refém, Superman aparece no meio do tiroteio e salva Lois de ser baleada por seu captor. Vemos depois Lois sendo empurrada de um arranha-céu apenas pra ser resgatada por Superman, que foi visto pela última vez no topo da montanha coberta de neve falando com o pai fantasma sobre responsabilidade e cavalos. E, finalmente, temos Superman lutando ao lado de Batman e Mulher Maravilha contra Apocalypse quando ouve Lois batendo num pedaço de destroços subaquática e se afogando. Dois pontos importantes: Que tipo de audição ele tem que detecta um ruído tão distante no meio de um combate cataclísmico? E onde estava essa audição quando raptaram a mãe dele?

Super-Artificial

apocalypse batman v superman

O que mais ficou solto, além do Superman sempre surgir só pra salvar a Lois, mas não ter a mesma capacidade de salvar a própria mãe? Tivemos também o detalhe de Metropolis estar aparentemente deserta durante o ataque de Apocalypse! Nem mesmo um bêbado perdido pelas ruas. E não vamos esquecer que Batman atraiu o monstrão pra Gotham – não basta ter uma área enorme de uma cidade convenientemente vazia, tem outra área enorme convenientemente vazia no ponto mais próximo da cidade ao lado.

E se alguém entendeu como Lex Luthor descobriu que Clack Kent era o Superman, explica nos comentários por favor, por que eu também não pesquei essa parte – vai ver é porque eu sou desatento mesmo.

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 6

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 50.000000%

Down: 3

Downvotes percentage: 50.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

the walking dead-carl capa
Personagem importante morrerá em The Walking Dead; entenda por quê
x-men fênix negra-capa
6 razões para ficar animado com X-Men: Fênix Negra
vingadores guerra infinita-trailer capa
Vingadores: Guerra Infinita: o Capitão América criou os Vingadores Secretos?
flash- e legends capa
9 perguntas sobre o futuro das temporadas de Flash e Legends of Tomorrow
os novos mutantes trailer
Os Novos Mutantes ‘tem um lado de terror’, revela Alice Braga
will smith
‘Eu deveria morar aqui no Brasil’, diz Will Smith na Comic Con
fernanda montenegro comic con experience ccxp
Comic Con Experience celebra trabalho de Fernanda Montenegro, fã de HQs
a forma da água globo de ouro
Globo de Ouro 2018: A Forma da Água é o destaque; veja indicados
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
(Foto: Jonathan Alcorn/Bloomberg)
Stan Lee revela que Homem-Aranha quase não existiu
deadpool-justiceiro
Deadpool dá um beijo no Justiceiro em nova HQ dos Defensores
ryan reynolds detetive pikachu pokémon
Ryan Reynolds estará em Detetive Pikachu, filme de Pokémon
my hero academia
Primeiro filme do anime My Hero Academia será lançado em 2018
Naruto to Boruto
Boruto vai mostrar semelhanças do personagem principal com Naruto
freeza saiyajins
Criador de Dragon Ball fala sobre a relação entre Freeza e os Saiyajins
The Legend of Zelda Breath of the Wild
Zelda: Breath of the Wild é eleito Jogo do Ano no Game Awards 2017; veja vencedores
mega man 11
Capcom anuncia Mega Man 11 e relançamentos da franquia
darksiders 2 deathinitive playstation 4 ps4 playstation plus ps plus
Veja os jogos gratuitos da PlayStation Plus em dezembro
DmC- Devil May Cry
Vazamentos podem ter revelado detalhes de Devil May Cry 5