O filme Doutor Sono acaba de estrear nos cinemas brasileiros e é uma adaptação do livro de mesmo nome do renomado autor Stephen King. A obra é uma continuação de O Iluminado e retrata a vida adulta de Danny Torrance, que ainda é atormentado pelos acontecimentos traumáticos de sua infância, além de lidar com a ameaça de um culto misterioso.
Abaixo, entenda o final e alguns questionamentos sobre Doutor Sono. O restante deste texto contém vários spoilers do filme, então leia por sua conta e risco.
Atenção: spoilers de Doutor Sono abaixo
O contexto do filme
Antes de explicarmos o final de Doutor Sono, é importante explicar todo o contexto do filme. Para isso, vamos abordar os seus três personagens mais importantes.
O grande protagonista de Doutor Sono é Danny Torrance, o filho de Jack e Wendy Torrance em O Iluminado. No início do filme, o fantasma de Dick Halloran lhe ensina a guardar os fantasmas que atormentam sua vida em caixas imaginárias, que ficam dentro de sua mente.
Já adulto, Danny (que começou a ser chamado apenas de “Dan”) se tornou um alcoólatra por conta desse passado traumático. Ele se torna amigo de Billy Freeman, que lhe dá um tratamento na Alcoólicos Anônimos e um emprego em um hospício. No caso, o protagonista usa seus poderes de Iluminado para “acalmar” pacientes que estão prestes a morrer, o que lhe rendeu o apelido de “Doutor Sono.”
A grande vilã do filme é Rose Cartola, líder do culto conhecido como Verdadeiro Nó. Ela e seus seguidores são quase imortais, pois eles tem o poder de se alimentar do “vapor”, nome que deram aos poderes dos Iluminados. Assim, eles conseguem retardar seu envelhecimento.
E também não podemos nos esquecer de Abra Stone, uma garota que também tem os poderes de Iluminado. Ele consegue se comunicar com Dan, mas isso também alerta Rose Cartola sobre sua presença.
O final de Doutor Sono, explicado
Na parte final de Doutor Sono, Dan e Abra acabam indo até o Hotel Ovelook, o mesmo de O Iluminado, pois acreditam que o local também será perigoso para Rose Cartola, que quer vingança após o protagonista matar quase todos os integrantes do Nó Verdadeiro.
Esse foi um momento de pura nostalgia para os fãs, já que Dan voltou a andar pelos corredores do hotel que mudou sua vida e foi até alguns locais famosos, como aquele enorme bar, em que viu seu pai na posição de barman (pelo visto, seu espírito foi mesmo “absorvido” pelo Overlook, como a cena final de O Iluminado já havia indicado), e a famosa porta do banheiro em que Jack disse a célebre frase “Aqui está o Johnny!”
Como esperado, Rose Cartola aparece e Dan e Abra tentam prendê-la em um plano astral,ao reproduzirem aquele famoso labirinto do hotel. No entanto, não deu certo e o protagonista pede para a garota fugir do local antes que a vilã tome seus poderes.
Rose começa a absorver os poderes de Dan, mas ele liberta os fantasmas guardados em suas caixas imaginárias e eles acabam matando a vilã. O problema é que eles possuíram o protagonista, que vai atrás de Abra.
A garota consegue libertar Dan provisoriamente, que reforça o pedido feito anteriormente para a garota. O protagonista acaba morrendo em um explosão que destruiu o hotel (antes, teve uma visão de sua versão criança abraçando Wendy), o que também eliminou os fantasmas que atormentaram sua vida.
Nos momentos finais de Doutor Sono, Abra é vista conversando com o fantasma de Dan e o protagonista diz que agora, está em paz. No entanto, a garota começou a ser atormentada pelo fantasma da mulher do quarto 237 do Hotel Overlook.
Algumas perguntas
O filme termina desta forma e deixou algumas perguntas em aberto, como você deve ter notado.
Por exemplo, parece que nem todos os fantasmas do local foram mortos na explosão, já que a mulher do quarto 237 começou a assombrar Abra. Será que outros sobreviveram e também podem fazer o mesmo com a garota?
Além disso, será que o espírito de Jack Torrance morreu na explosão ou ele também pode aparecer para atormentar a vida de Abra?
Também fica a questão se existem outros integrantes do Nó Verdadeiro espalhados por aí. A própria Rose Cartola admite, em um momento do filme, que ela não é a última. Ela falou a verdade mesmo? E se a resposta for “sim”, será que os demais também vão querer atormentar Abra?
Esses são alguns questionamentos que ficaram em aberto após o final de Doutor Sono. Agora, só nos resta saber se eles serão respondidos um dia. Será que Stephen King pensa em uma sequência para o futuro? Com certeza, muita gente torce para que isso aconteça.