brolycapa

Dragon Ball: 15 fatos sobre Broly, o Lendário Super Saiyajin

Não há dúvidas de que Dragon Ball Z pode ser considerado um dos animes mais populares de todos os tempos. Não demorou muito para que as aventuras de Goku e seus amigos se popularizassem pelo mundo todo e se tornassem um fenômeno. E entre todos os vilões que já apareceram na saga, um dos mais queridos de todos é Broly, o Lendário Super Saiyajin.

Mesmo após tanto tempo, além do fato de não ter sido criado pelo autor Akira Toriyama, Broly permanece na mente de muitos fãs. Ele logo chamou a atenção por conta de sua presença e poder, que é capaz de destruir planetas, o que só aumentou sua popularidade.

Confira abaixo 15 fatos e curiosidades sobre Broly, o Lendário Super Saiyajin:

15) Seu pai era um dos generais do Rei Vegeta

broly1

O pai de Broly, Paragas, é um dos antagonistas do filme Dragon Ball Z: O Poder Invencível, e é um oficial de alto escalão do Rei dos Saiyajins, Vegeta. Apesar de Paragas não lutar no longa em que aparece, ele é uma parte importante da história de Broly.

Primeiramente, Paragas fala com o Rei Vegeta diretamente, algo que poucas pessoas podem fazer. Além disso, diferente de outros Saiyajins, ele não possui um desejo agressivo de batalha, e prefere elaborar planos meticulosos e esperar o momento certo para executá-los.

Combinado com sua astúcia e adaptabilidade, é possível entender porque Paragas era valorizado pelo arrogante Rei Vegeta.

Mas, claro, o valor de qualquer um tem seus limites, e o Rei Vegeta foi rápido em descartar Paragas e Broly quando achou necessário. De qualquer forma, é interessante ver que Broly possui tal parentesco, apesar de não ter os traços de personalidade de seu pai.

14) Ele é a figura de uma profecia

broly2

No folclore Saiyajin, o Lendário Super Saiyajin era um antigo e indomável guerreiro e uma figura adorada pela raça de guerreiros. Originalmente concebido como um mito, logo foi provado que a lenda era real e mais destrutiva do que se imaginava.

A identidade do Lendário Super Saiyajin original é um mistério, mas seu poder é conhecido. Periodicamente, a cada mil anos ou mais, nascerá um Saiyajin com o mesmo poder. Sua existência é uma faca de dois gumes. O lado bom é que a raça venera a força e poder, e um Saiyajin com capacidade para destruir planetas é tudo que eles querem.

Mas por outro lado, sempre existiu o medo do Lendário Super Saiyajin ser, também, uma ameaça para qualquer raça existente, incluindo os próprios Saiyajins. E essa era uma preocupação, em especial, para o Rei Saiyajin, já que ele não seria páreo contra o formidável guerreiro.

O Lendário Super Saiyajin é, ao mesmo tempo, motivo de orgulho e medo para a raça Saiyajin.

13) Seu poder é uma maldição

broly3

Apesar de muitos acreditarem ser fantástico nascer com um imenso poder, ser o Lendário Super Saiyajin também pode ser considerado uma maldição. E quem possui tamanha força não tem escolha, pois nasceu com ele.

Adicionalmente, o poder que ele gera é incontrolável e sem limites. No universo de Dragon Ball, com a exceção dos Androides, os personagens precisam saber administrar seu Ki para abastecer seus poderes. Por isso, saber controlá-lo é de extrema importância.

Mas o Lendário Super Saiyajin, no entanto, é mais uma fonte de ki do que uma bateria, e não importa quanto poder Broly libere, ele será rapidamente renovado.

Como seu Ki é gerado rapidamente, ele precisa ser liberado de forma constante, caso contrário, Broly pode explodir. Ou seja, no fundo, o poder do Lendário Super Saiyajin é algo trágico para quem o possui.

12) Ele possui um grande ódio de Goku

broly4

A maior fraqueza de Broly não é, exatamente, a maldição do Lendário Super Saiyajin, mas sim sua doença mental. Broly nasceu no mesmo dia que Goku, e os dois bebês ficaram lado a lado. Durante esse tempo, Goku era um pouco inquieto e chorava muito.

O choro de Goku era tão constante que afetou Broly, mesmo que fosse jovem demais para relembrar, com precisão, esses momentos. Por conta de sua infância traumática, as primeiras lembranças de Broly tem relação com o choro de Goku, algo que o afetou para o resto da vida.

Seu estado mental se deteriorou com o tempo, e no final, perdeu qualquer tipo de razão e era movido apenas pela raiva. Por conta disso, ele culpa Goku por todos os eventos traumáticos de sua infância, desenvolvendo seu ódio pelo protagonista de Dragon Ball.

11) Sua transformação em Super Saiyajin é única

broly5

A transformação em Super Saiyajin é um momento único para os fãs de Dragon Ball. Mas no caso de Broly, ela é um pouco distinta.

Quando ele começa a se transformar em Super Saiyajin, com sua coroa na cabeça, seu cabelo ganha uma cor verde azulada. E quando a transformação está completa, ela é semelhante com a dos demais Saiyajins, apesar de algumas diferenças na tonalidade.

Além disso, ele ganha uma grande quantidade de massa muscular, o que o deixa enorme. Ela é semelhante com a terceira forma Super Saiyajin de Trunks, mas diferente do filho de Vegeta, Broly continua muito rápido, mesmo após ficar tão pesado.

10) O dia em que nasceu é significativo para o universo de Dragon Ball

broly6

No mesmo dia que o Lendário Super Saiyajin nasceu, outros eventos muito importantes ocorreram em Dragon Ball Z. Além do fato de ser o mesmo dia que Goku veio ao mundo, também foi a data que marcou o genocídio da raça Saiyajin.

Freeza, que nessa época, era o Imperador do universo, utilizava os Saiyajins como seus escravos, e, secretamente, sempre teve medo do poder da raça.

Os Saiyajins sempre foram leais a ele, pois sabiam que ao lado de Freeza, não precisavam se preocupar com ameaças externas. Ainda assim, ele matou o Rei Vegeta, Bardock (o pai de Goku) e destruiu todo o planeta Vegeta, exterminando toda a raça.

Então, no dia do nascimento de Broly, os pais de Goku e Vegeta foram assassinados e o planeta natal dos Saiyajins foi destruído.

9) Ele possui duas personalidades

broly7

Broly é muito similar com vilões da literatura e quadrinhos, como Duas Caras e o Dr. Jekyll, por conta de sua dupla personalidade. Diferente de muitos Saiyajins, Broly também possui um comportamento calmo, atípico para a raça.

Só que conforme foi crescendo, seu lado Saiyajin despertou e sua ira só cresceu. Por conta disso, utilizava sua coroa para conseguir se controlar. Mas ao avistar Goku, sua raiva cresceu ao ponto de que o aparelho para controlá-lo não funcionou e ele nunca mais se acalmou.

Isso mostra que Broly é uma pessoa de extremos: quando está calmo, passa uma sensação de serenidade, mas quando está cheio de raiva, faz o planeta tremer.

8) Ele era incontrolável quando era adolescente

broly8

A maldição por ser o Lendário Super Saiyajin é difícil de carregar, e ela logo apareceu em Broly. Sua raiva apareceu logo nos seus primeiros anos de vida, e até mesmo Paragas teve dificuldades para conseguir controlar seu filho.

Em um flashback, nós descobrimos que Paragas perdeu seu olho esquerdo durante um dos acessos de raiva de Broly, quando ele já era adolescente.

Alguns fatos podem ser destacados nesse momento. Primeiro, Paragas não é apenas o pai de Broly, mas também a única pessoa que foi próxima a ele e que mostrou ter algum afeto. E segundo, também retratou como que a raiva do antagonista só piorou com o passar do tempo, com consequências cada vez piores.

7) Sua coroa é o que controla seus poderes

broly9

Após Broly arrancar o olho do próprio pai, Paragas sabia que precisa fazer algo, até mesmo para salvar sua vida. Com a ajuda de um cientista, ele conseguiu desenvolver um aparelho para conseguir suprimir os poderes do filho.

O aparelho consiste de uma coroa, que precisa ser colocada na cabeça de Broly, enquanto que Paragas pode controlá-la por meio de um anel. Ele colocou o objeto no filho enquanto ele dormia.

Broly logo se encheu de raiva, mas rapidamente se acalmou por conta do poder do anel do pai. E a coroa também é um símbolo trágico da vida do antagonista: no fundo, seu pai apenas queria utilizar o próprio filho para se vingar de Vegeta.

6) Ele foi abandonado em um planeta amaldiçoado

broly10

Como você já deve ter percebido, a vida de Broly sempre foi complicada, e seu relacionamento com seu pai nunca foi diferente.

Durante o filme Dragon Ball Z: O Poder Invencível, o próprio Paragas percebeu que era melhor ver seu filho morto do que vivo. Foi ele o responsável por levar Vegeta e os outros Guerreiros Z até o Novo Planeta Vegeta, que estava em rota de colisão com um cometa.

Sabendo que o filho era poderoso o suficiente para aniquilar os Guerreiros Z, seu plano era evacuar o local com Broly para conquistar outros planetas. Só que ele se transformou no Lendário Super Saiyajin, algo que assustou tanto o próprio Paragas que ele decidiu abandonar o próprio filho durante a luta.

Para seu azar, Broly o viu tentando escapar, e em uma cena que simboliza sua liberdade, destruiu a nave em que seu pai estava.

5) Ele era tão forte quanto o Rei Vegeta quando nasceu

broly11

O poder de luta é algo que caiu no esquecimento dos fãs de Dragon Ball com o passar do tempo, mas nos primeiros dias da série, era algo importante.

O poder de luta de Broly, em seu nascimento, era de 10 mil. Para efeito de comparação, quando Goku nasceu, seu poder era de apenas 2. Até mesmo o Rei dos Saiyajins, em seu ápice, era apenas um pouco mais forte que o Broly recém-nascido.

Por conta do potencial de Broly, o Rei Vegeta, quando soube do fato, ordenou a sua morte, para que ele não ameaçasse o seu reinado.

4) Ele é poderoso o suficiente para destruir galáxias

broly12

Um fator que costuma ser utilizado para medir o poder de vilões da Saga Dragon Ball é sua capacidade de destruição, especialmente se o personagem é capaz de destruir um planeta.

Vegeta e Freeza conseguiram tal proeza, e até o Mestre Kame conseguiu destruir a Lua. Mas Broly se encontra em outro nível.

Ele já destruiu um planeta sem fazer muito esforço, mas também foi capaz de acabar com toda a vida da Galáxia do Sul. Até mesmo para os padrões de Dragon Ball, é algo sem precedentes.

3) Ele não é um personagem cânone

broly13

Essa é uma questão muito complicada e sempre será alvo de debates entre os fãs. No caso de Dragon Ball, existem coisas cânones, semi cânones e não cânones, sendo que muitos consideram o mangá e qualquer coisa escrita pelo criador, Akira Toriyama, cânone.

Isso significa que Broly é considerado não cânone pela história de Dragon Ball. É uma surpresa para alguns fãs por conta da longevidade de Broly na série, mas existem algumas coisas a serem consideradas. Por exemplo, Toriyama sempre fez alguns designs protótipos para personagens não cânones, como o Rei Vegeta, e sua parceria com Katsuyoshi Nakatsuru para criar Bardock deu tão certo que ele gostou do personagem e o incluiu no mangá.

Parece que o que é ou não cânone é maleável no universo de Dragon Ball, então os fãs de Broly não devem, na realidade, se preocupar com tal fato.

2) Ele é um dos vilões mais populares de Dragon Ball

broly14

Já faz 25 anos que Broly é um dos vilões mais temidos e populares de Dragon Ball. Por mais que Freeza possa ser considerado o principal vilão da série, por ter aparecido diversas vezes, Broly foi o único que apareceu em três filmes distintos.

Ele também apareceu em todos os games da série, incluindo aqueles que não vieram para o ocidente. Na área do fanfic, já existem diversas lutas fantasiosas entre Broly e outros personagens poderosos que são mais recentes, e ele também é muito retratado em artes criadas por fãs.

No anime mais recente, Dragon Ball Super, a personagem Kale possui um design semelhante com o de Broly, incluindo sua transformação. Apesar de não ser chamada de Lendária Super Saiyajin, a influência do vilão é bem clara. E dê uma olhadinha no Youtube para ver a quantidade de vídeo baseados nele.

1) As coisas poderiam ter sido diferentes se não fosse seu pai

broly15

Apesar do fato de que ele nasceu com uma maldição e que estava destinado a ter o fim que teve, as coisas para Broly poderiam ter sido diferentes se Paragas não fosse um pessoa egoísta e manipuladora.

Após ser sentenciado à morte no dia que nasceu, Broly e Paragas conseguiram sobreviver e se esconderam. Paragas sabia do potencial do seu filho, e poderia usar a oportunidade para afastá-lo do mundo violento da vida Saiyajin. Mas ao invés disso, optou por transformar Broly em um instrumento de vingança.

Ele nunca se preocupou em ensinar civilidade para o filho, e utilizava seu anel para controlá-lo apenas quando percebia que sua segurança estava em perigo. Broly também nunca aprendeu a controlar seus impulsos, já que ele se descontrolava com pequenas coisas.

Se alguém realmente tivesse lhe ensinado a controlar seu imenso poder e raiva, a história de Broly poderia ter sido muito diferente.

Fonte: ScreenRant

Deixe seu voto

18 points
Up Down

Votos totais: 28

Up: 23

Porcentagem de upvotos: 82.142857%

Down: 5

Downvotes percentage: 17.857143%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
teoriasfilmescapa
9 filmes que fazem sentido com a ajuda de teorias criadas pelos fãs
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
brolycapa
Dragon Ball: 15 fatos sobre Broly, o Lendário Super Saiyajin
Thor Ragnarok Loki é o responsável pela chegada de Hela
Thor Ragnarok: Loki é o responsável pela chegada de Hela
jackie hoffman
Atriz é filmada gritando insultos após derrota no Emmy 2017; veja vídeo
vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
itacoisa1
Ator de Pennywise fala de cena ‘perturbadora’ cortada de It – A Coisa
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
superman imigrantes
Superman defende imigrantes de supremacista branco em nova HQ
capitãoaméricaredençãocapa
A Marvel conseguirá redimir o Capitão América após os eventos de Secret Empire?
Boruto filho de Kisame deve aparecer no anime
Boruto: filho de Kisame deve aparecer no anime em breve!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Pokémon o filme Eu escolho você chega aos cinemas brasileiros
Pokémon, o filme: Eu escolho você chega aos cinemas brasileiros
Cavaleiros do Zodíaco srie ganha filme criado por fs brasileiros
Cavaleiros do Zodíaco: série ganha filme criado por fãs brasileiros
É de graça Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro
É de graça! Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer incrível
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer de gameplay incrível
mario sem camisa super mario odyssey fb
Mario surge sem camisa em imagem de Super Mario Odyssey