Quando falamos de Dragon Ball, nem é preciso ser o maior fã da saga criada por Akira Toriyama para se lembrar do kamehameha, o ataque mais popular de toda a série, que é utilizado por diversos personagens, como Goku, Gohan, Kuririn e até mesmo o vilão Cell. Mas você sabia que um famoso rei havaiano deu origem ao golpe? Entenda mais abaixo.
De acordo com o próprio Akira Toriyama, ele disse que precisou passar um tempo sozinho para pensar na famosa pose do ataque. Mas após se decidir, não conseguia pensar em um nome. Apenas sabia que queria usar a palavra “kame”, que significa tartaruga em japonês.
Quem o ajudou a decidir pelo nome foi sua esposa, que sugeriu a Toriyama o nome do rei havaiano Kamehameha, pois o ajudaria a se lembrar facilmente do ataque. Ele gostou da sugestão e acabou o utilizando para o ataque mais famoso de Dragon Ball.
Kamehameha se tornou uma figura popular no folclore havaiano. Também conhecido como Kamehameha I ou Kamehameha, o Grande, ele nasceu em julho de 1758 e morreu em 8 de maio de 1819. Ele foi o grande responsável por unificar as ilhas havaianas em 1810, após anos de conflitos entre elas, estabelecendo formalmente o Reino do Havaí.
O primeiro rei do Havaí foi sucedido no trono por seu filho Liholiho, que governo sob o nome de Kamehameha II e até chegou a fazer uma visita ao então Império do Brasil, em 1824. O Reino do Havaí só terminou em 1893, após a República do Havaí surgir. E cinco anos depois, se transformou em um dos estados dos Estados Unidos.
De qualquer forma, o rei se tornou uma figura muito importante da história do Havaí. Tanto que em 11 de junho, é celebrado o Dia de Kamehameha, data em que os havaianos visitam as quatro estátuas do antigo líder espalhadas pelo local e as decoram com flores.
Ainda assim, o nome possui um significado em japonês, dependendo da forma que é escrito. Ele pode ser traduzido para o português como “onda de destruição da tartaruga.”
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!