A franquia Dragon Ball já explorou bastante o universo em várias ocasiões. Por conta disso, inúmeros planetas já apareceram na história e vários deles conseguiram se destacar pelas mais diversas razões.
Alguns arcos da história, inclusive, se passaram em outros planetas além da Terra, onde Goku e os demais Guerreiros Z travaram várias batalhas contra inimigos poderosos.
Abaixo, confira um guia com a história e curiosidades dos principais planetas que já apareceram na história de Dragon Ball.
Dragon Ball: como os planetas foram introduzidos
Qualquer fã de Dragon Ball sabe que a partir de Dragon Ball Z (no mangá, a partir do capítulo 195), a série começou a se expandir consideravelmente. Afinal de contas, foi aqui que descobrimos que Goku era, na verdade, um saiyajin, e teve de enfrentar seu irmão, Raditz.
Foi a partir desse momento da série que os fãs também descobriram a existência de Namekusei, planeta natal dos Namekuseijins. Muitos capítulos de Dragon Ball Z se passaram por lá e isso até se tornou piada entre os fãs, como os eternos “cinco minutos” que Freeza deu para o local ser destruído.
Desde então, vários outros planetas também foram abordados no decorrer da história, a partir dessa revelação sobre as origens de Goku. Alguns tiveram sua importância pelos mais variados motivos.
Os principais planetas que já apareceram em Dragon Ball
Vegeta
O Planeta Vegeta ganhou notoriedade por ser o planeta natal dos saiyajins. Foi neste local que Goku, Vegeta e outros integrantes da raça nasceram.
Ele recebeu este nome em homenagem ao Rei Vegeta, o pai de Vegeta.
Apesar de ter se tornado conhecido entre os fãs, o Planeta Vegeta pouco apareceu tanto no anime quanto mangá. Sabe-se que o local possui uma gravidade dez vezes maior que a da Terra, o que explica por que os saiyajins são tão poderosos e resilientes.
O local aparenta não ter muitos recursos naturais por ser bem desértico e possui um céu avermelhado ao invés de azul, além de possuir, pelo menos, duas luas naturais.
Os tsufurujins eram os habitantes originais do planeta, que se chamava Planta anteriormente. No entanto, a raça foi extinta por conta dos próprios saiyajins, que passaram a morar no local após a destruição de Sadala, o verdadeiro planeta natal da raça guerreira.
Como você deve ter notado, o nome Sadala é um anagrama de salada. O nome não é uma mera coincidência: com certeza, foi escolhido para casar com o fato de os saiyajins terem seus nomes baseados em vegetais.
Namekusei
O planeta de Dragon Ball que podemos dizer ser o mais conhecido pelos fãs. Como já afirmamos acima, Namekusei se trata do planeta natal dos namekuseijins, como Piccolo, Kami Sama e Dende, por exemplo. Além disso, um importante arco da história se passou no local.
Além de ser o planeta natal da espécie alienígena, Namekusei também era o lar de peixes, sapos e dinossauros.
O planeta orbita três sóis diferentes, então nunca anoitece por lá. No entanto, imagens já mostraram que um lado do planeta está sempre escuro, o que mostra que, provavelmente, Namekusei não gira em torno do seu próprio eixo. Assim, em um lado, está sempre de dia, enquanto que no outro, é sempre noite.
Quase 500 anos antes do início dos acontecimentos de Dragon Ball, uma severa mudança climática quase causou a extinção dos namekuseijins. No entanto, muitos deles sobreviveram e a raça, aos poucos, voltou a crescer.
Uma curiosidade do planeta que vale ser citada é que Akira Toriyama criou o local por não gostar de desenhar ambientes urbanos ou locais durante a noite.
Como os fãs já sabem, Namekusei foi destruída por Freeza. Os sobreviventes tiveram de passar um ano na Terra até conseguirem se mudar para Nova Namekusei, que desde então, é o lar da espécie.
Yardrat
Yardrat também não apareceu tanto assim na história de Dragon Ball, mas também teve sua importância por uma série de razões.
O motivo é que Goku conseguiu fugir para esse local antes da destruição de Namekusei. Ele foi curado pelos habitantes do local e optou por passar um ano treinando no planeta.
Foi justamente nesse lugar que ele aprendeu a usar sua técnica da Transmissão Instantânea.
Recentemente, Yardrat voltou a ficar em evidência em Dragon Ball Super. O motivo é que Vegeta também foi para o planeta com o intuito de treinar e voltou mais poderoso.
Planeta do Senhor Kaioh
Outro planeta que também ficou bastante conhecido entre os fãs de Dragon Ball e apareceu com certa frequência foi o pequeno planeta em que o Senhor Kaioh vivia na companhia do macaco Bubbles e do gafanhoto flutuante Gregory.
O local em que o personagem vive é bem pequeno (tem apenas 100 metro de diâmetro), mas possui uma gravidade 10 vezes maior que a da Terra. Ele fica no Outro Mundo, no final do famoso Caminho da Serpente.
Sua superfície é coberta apenas por um gramado e algumas árvores, a própria casa do Senhor Kaioh e uma pequena estrada localizada ao seu redor.
Originalmente, o local era muito maior. No entanto, Beerus o destruiu após perder um jogo contra o Senhor Kaioh e por não ter gostado da comida do personagem, o que fez o planeta ficar com esse tamanho bem reduzido.
Como sabemos, após ser morto por Raditz, Goku foi até o local para treinar com o Senhor Kaioh e foi lá que aprendeu a usar o Kaioken.
O planeta do Senhor Kaioh foi destruído após Goku teletransportar Cell, que estava prestes a se autodestruir. No filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, descobrimos que o local voltou a existir.
Planeta Sagrado dos Kaiohshins
É neste mundo que os Kaioshins vivem, bem como o Grande Supremo Senhor Kaioh. É o planeta natal de Shin, o Supremo Senhor Kaioh do Leste, Kibito e o Velho Kaiohshin.
Como os fãs de carteirinha de Dragon Ball já sabem, foi neste local que o Velho Kaiohshin fez Gohan despertar sua forma mística e onde Goku derrotou, de uma vez por todas, Kid Boo.
Outros planetas de Dragon Ball:
- Planeta de Beerus, onde vive com Whis
- Falsa Namekusei, que apareceu apenas em um filler de Dragon Ball Z
- O Paraíso, onde muitos espíritos de pessoas mortas vivem
- Makyo, planeta natal do vilão Garlic Jr.
- Vampa, local em que o Broly “oficial” cresceu.
Essa é a história e principais curiosidades a respeitos desses planetas de Dragon Ball, que como sabemos, tiveram sua relevância na jornada de Goku e companhia.
Você, com certeza, deve gostar bastante do universo de Dragon Ball. Para ficar antenado com tudo que acontece na franquia, você pode acompanhar as principais notícias, novidades e curiosidades no canal do Ei Nerd no YouTube.
Mais sobre Dragon Ball no canal do Ei Nerd:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!