Enfim o vilão Moro foi derrotado (com muito custo, é verdade) por Goku no mangá de Dragon Ball Super, o que foi retratado no recente capítulo 66. Desta forma, o arco do Prisioneiro da Patrulha Galáctica chega ao fim.
Esse foi o primeiro arco que podemos considerar “exclusivo” do mangá, já que ele foi lançado ao mesmo tempo em que o anime da série, concluído há dois anos.
Foi justamente no arco que conhecemos o vilão Moro, uma figura tão poderosa que causou inúmeros problemas para os Guerreiros Z e como vimos, deu muito trabalho para ser derrotada.
Além disso, o arco também nos reservou algumas lutas importantes, um sacrifício pra lá de importante e o surgimento de uma nova técnica para Goku.
Assim, confira abaixo os momentos mais importantes do arco do Prisioneiro da Patrulha Galáctica de Dragon Ball Super.
Dragon Ball Super: 6 destaques importantes do mais recente arco
A batalha em Nova Namekusei
O arco do Prisioneiro da Patrulha Galáctica de Dragon Ball Super começou com Moro se libertando do selo que o mantinha prisioneiro da patrulha há 10 milhões de anos.
Jaco e Merus, então, recrutam Goku e Vegeta para que eles ajudem a deter a ameaça de Moro.
O vilão decidiu ir para Nova Namekusei após descobrir que as Esferas do Dragão do local poderiam o ajudar a recuperar seus poderes mágicos.
Foi justamente no planeta que Goku e Vegeta enfrentaram o vilão pela primeira vez e logo descobriram que não seriam páreos por conta das habilidades de absorção de energia de Moro e tiveram de recuar.
Podemos considerar que o primeiro grande ato maléfico de Moro foi quando ele usou seus poderes para justamente drenar a energia de Nova Namekusei e seus habitantes, o que quase causou a extinção dos namekuseijins.
Boo “gordo” enfrenta Moro
O Boo “gordo”, a versão boa do personagem, conseguiu voltar a ter um momento de protagonismo durante o arco após ter se tornado apenas um amigo do Mr. Satan.
O motivo é que no Boo gordo, estava selado o espírito do Grande Kaiohshin, entidade de grande poder que em um passado distante, foi absorvido por Majin Boo.
Inicialmente, a Patrulha Galáctica queria que Boo enfrentasse Moro justamente por ter o espírito do Grande Kaiohshin dentro dele. Afinal de contas, foi a divindade que conseguiu selar o vilão no passado.
Tanto Boo quando o próprio Kaiohshin enfrentam Moro. Eles não conseguiram derrotá-lo, mas não deixou de ser um momento bem interessante do arco.
A invasão da Terra
Goku e Vegeta tiveram de passar por um período de treinamentos após notarem que não conseguiriam derrotar Moro. O protagonista treinou ao lado de Merus, enquanto que seu amigo/rival viajou para o planeta Yadrat.
Moro até deu um tempo para os dois se preparem, mas cansou de esperar e ordenou que seus capangas invadissem a Terra.
Sem Goku e Vegeta por perto, os demais Guerreiros Z tiveram de se virar para proteger a Terra dos vários capangas de Moro, como o androide Sete-Três, Saganbo, Shimorekka e Yunba, entre outros.
Assim, os demais Guerreiros Z como Gohan, Kuririn, Piccolo, Tenshinhan, entre outros, também tiveram seus momentos de protagonismo nesta parte da história do arco, que entrou em seus momentos finais.
O resultado dos treinamentos de Goku e Vegeta
Demorou um pouco, mas Goku e Vegeta apareceram para ajudar seus amigos e logo mostraram aos fãs que o período de treinamento dos dois rendeu bons frutos.
No caso de Goku, seu treinamento com Merus fez ele aprender a despertar o Instinto Superior, mas apenas a forma incompleta da transformação.
Mas quem roubou a cena mesmo foi Vegeta. Ele mostrou que aproveitou ainda mais o período de treinamento em Yardrat e conseguiu aprender uma técnica que nem o próprio Goku conseguiu dominar quando treinou no planeta.
Com a chamada Fissão Espiritual Forçada, Vegeta foi capaz de remover toda a energia que Moro havia absorvido de outros planetas, deixando-o em seu estado idoso novamente. O eterno príncipe dos saiyajins conseguiu roubar a cena para ele nesse momento.
O sacrifício de Merus
No decorrer da história desse arco, Dragon Ball Super revelou para os fãs que Merus era, na verdade, um anjo, o que explica por que ele era tão forte.
Diferente dos demais anjos, Merus deixou claro que não concordava com a regra de imparcialidade imposta pela espécie e queria ver Moro derrotado. Tanto que ajudou Goku com seu treinamento.
E foi justamente por conta disso que o personagem pagou um preço muito alto.
Após Moro absorver dois de seus capangas, ele ficou ainda mais forte e nem mesmo Goku e Vegeta foram páreos. Quando tudo parecia perdido, Merus apareceu e lutou conta o vilão.
No entanto, ele quebrou essa regra de imparcialidade dos anjos. Como punição, foi apagado da existência. Essa é, inclusive, a única forma de um anjo morrer.
O preço pago pelo personagem foi alto, mas foi o suficiente para fazer Goku despertar, mais uma vez, o Instinto Superior completo.
Goku usa seu “Susanoo”
Com a poderosa transformação, o protagonista foi capaz de derrotar Moro. No entanto, cometeu um equívoco enorme ao dar para o vilão uma Semente dos Deuses, pois tinha esperanças de vê-lo mudar pra melhor.
Moro se aproveita disso para ficar ainda mais poderoso e se tornar parte da Terra, o que faz assumir uma forma pra lá de grotesca.
Goku não consegue derrotar Moro nem mesmo com o Instinto Superior completo. No entanto, quando tudo parecia perdido, Oob doa boa parte de seu ki divino (herdado de Majin Boo) para o protagonista.
Com essa energia, Goku consegue voltar a usar o Instinto Superior completo e de quebra, usa uma nova técnica muito parecida com o Susanoo de Naruto: o saiyajin cria um avatar gigante dele mesmo, composto por essa energia, e consegue, enfim, derrotar o vilão de uma vez por todas.
Esses foram os momentos mais importantes do arco do Prisioneiro da Patrulha Galáctica do mangá de Dragon Ball Super e já sabemos que uma nova história deve ser abordada em breve. Agora, só nos resta esperar e ver quando que esse arco também será retratado em anime.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo de Dragon Ball, não deixei de acompanhar o canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Mais sobre Dragon Ball Super no canal do Ei Nerd!:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!