Ego, o Planeta Vivo é uma das entidades cósmicas mais poderosas e conhecidas dos quadrinhos da Marvel. O personagem foi criado nos anos 1960 por Stan Lee e Jack Kirby e como seu nome deixa implícito, se trata de um enorme planeta sentiente. No entanto, se tornou conhecido por ser um vilão e já ter causado um série de problemas pelo universo.
Recentemente, o personagem fez sua estreia nos cinemas ao ser interpretado pelo ator Kurt Russell em Guardiões da Galáxia Vol. 2 e foi o grande vilão do filme. Suas origens tem diferenças em relação aos quadrinhos.
Confira abaixo um pequeno guia com a história de Ego, o Planeta Vivo e seus principais poderes nos quadrinhos da Marvel.
Breve história de Ego, o Planeta Vivo
A história do personagem começou quando a entidade cósmica conhecida como Estranho foi até uma estrela para conduzir um experimento, o que fez ela entrar no processo de nova (a explosão de uma estrela) e resultaria na destruição de planetas próximos.
Um cientista chamado Egros, que morava em um desses planetas, decidiu encontrar uma forma de salvar sua raça desse destino. Perto da destruição, pediu para que a população se escondesse em abrigos próximos ao núcleo do local, mas as coisas começaram a sair do controle após a estrela entrar no processo de nova mais cedo que o esperado.
Sem tempo de selar esses abrigos, Egros tentou alcançar esses locais antes de ser atingido pela explosão da nova, mas não deu certo. No entanto, o processo fez o cientista se fundir com qualquer coisa viva do local, incluindo sua raça, para criar Ego, o Planeta Vivo.
Ao mesmo tempo, o Estranho também criou um segundo planeta vivo, chamado de Alter Ego, que ficou sob custódia do Colecionador. A ideia da entidade cósmica era que um dia, as duas criações brigassem para descobrir qual delas era a mais forte.
Ego decidiu ir morar em uma área do universo conhecida como Galáxia Negra, justamente pelo fato de o personagem ter destruído diversas naves que passaram pelo local.
Em sua primeira aparição nos quadrinhos, os fãs descobriram que Ego se tornou muito ambicioso e começou a absorver a vida de tripulantes de naves espaciais e até mesmo de outros planetas para se manter vivo. Com medo de que isso acontecesse com seu planeta natal, a raça Rigelliana tentou colonizar a Terra.
Thor entrou em atrito com esses alienígenas, mas após descobrir a verdade, decidiu confrontar Ego. O planeta vivo criou um avatar humano para interagir com o herói e os dois se enfrentaram.
Como esperado, Thor venceu o conflito e Ego teve de jurar que selaria a Galáxia Negra do resto do universo.
Pouco tempo mais tarde, Ego acabou entrando conflito com Galactus, o Devorador de Mundos, já que ele queria se alimentar do planeta vivo.
Thor acabou se envolvendo no conflito entre os dois e Ego ganhou uma ajuda da raça conhecida como Wanderers, que tiveram seu planeta consumido por Galactus. O personagem conseguiu derrotar o Devorador de Mundos e permitiu que seus novos aliados vivessem em sua superfície.
Não demorou muito para Ego querer se vingar de Galactus por conta do que aconteceu. Sua busca pelo Devorador de Mundos teve efeitos na Terra e o Quarteto Fantástico decidiu investigar o que aconteceu.
Durante o conflito com a equipe, Ego acabou morrendo. No entanto, se aproveitou da energia do sol com suas partículas que sobreviveram e conseguiu se reconstruir.
Como ainda queria se vingar de Galactus, Ego decidiu se tornar um membro dos Anciões do Universo, já que eles também queriam se livrar do Devorador de Mundos. O personagem chegou a armar uma emboscada contra o Surfista Prateado, mas Norrid Radd conseguiu escapar.
Ego, o Planeta Vivo ainda se envolveu em outros conflitos, como a vez em que atacou os korbinitas e lutou contra Bill Raio Beta; enlouqueceu por conta da Inteligência Suprema dos Kree e atacou a Terra e descobriu a existência do Alter-Ego, que se transformou nas luas que orbitavam o personagem.
Para os cinemas, as origens de Ego foram modificadas. Ele se tornou um Celestial e o pai biológico de Peter Quill, o Senhor das Estrelas.
Ele afirmou que surgiu milhões de anos atrás, mas que ficou desapontado ao descobrir que o universo não tinha seres parecidos com ele. Assim, decidiu transformar todos os planetas do universo em suas extensões de vida e para isso, precisou ter um filho com cada espécie, e o único que deu certo foi o próprio Peter Quill.
No entanto, Ego viu seu próprio filho se rebelar contra ele após revelar que matou a mãe do herói para não se distrair do seu objetivo, pois chegou a desenvolver sentimentos por ela. Com a ajuda dos demais Guardiões da Galáxia, Quill conseguiu derrotar seu pai.
Poderes e habilidades de Ego, o Planeta Vivo
Ego é um dos seres mais poderosos do Universo Marvel dos quadrinhos. Entre seus principais poderes, podemos citar:
- Manipulação de sua superfície: Ego costume ser chamado nas história da Marvel de “bioverso”. O motivo é que qualquer parte do planeta, incluindo sua atmosfera, está “viva” e pode ser manipulada e controlada por ele. O local é composto por moléculas orgânicas e suas estruturas são análogas a um corpo humano (por exemplo, os túneis seriam suas artérias e o núcleo é onde fica seu cérebro). Ele também pode criar anticorpos do tamanho de seres humanos para se defender de intrusos e pode moldar sua face na superfície do planeta.
- Poderes psiônicos: Ego, o Planeta Vivo também possui enormes poderes psiônicos. Ele pode usá-los para destruir naves que se aproximam dele, criar humanoides em sua superfície e se comunicar com outros seres telepaticamente.
- Viagens espaciais: ainda por conta dos seus poderes psiônicos, Ego também é capaz de alcançar 99% da velocidade da luz, o que lhe permite viajar por todo o espaço graças à dimensão do hiperespaço, local em que a velocidade não é limitada pela velocidade da luz.
- Intelecto genial.
Galactus: a história e os poderes do Devorador de Mundos da Marvel
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!