A lista de inimigos que o Homem-Aranha tem nos quadrinhos é grande e variada. Um nome bem conhecido dos fãs é o de Electro.
Esse vilão já enfrentou tanto o herói por conta própria quanto como integrante do famoso Sexteto Sinistro dos quadrinhos da Marvel.
O personagem já deu as caras nos cinemas em O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro, ocasião em que foi interpretado por Jamie Foxx. Para a surpresa dos fãs, o ator voltará a viver o vilão para Homem-Aranha 3, do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).
Caso queira conhecer melhor o vilão, confira abaixo um guia com sua história e poderes.
Quem é o Electro
Electro foi criado por Stan Lee e Steve Ditko (os mesmos criadores do Homem-Aranha) e já existe há um bom tempo: fez sua estreia na edição #9 de The Amazing Spider-Man, lançada em fevereiro de 1964.
Por conta disso, o vilão, além de ser um dos mais recorrentes do herói, também é um dos mais antigos.
Electro também já teve suas desavenças com o Demolidor. Tanto que ele foi o primeiro vilão que o Homem Sem Medo enfrentou em sua história.
Há algum tempo, uma segunda personagem adotou o nome do Electro: Francine Frye, que assumiu o manto após a morte do original.
Breve história do Electro
Origens
O nome real do Electro é Maxwell Dillon, que nasceu em Nova York. No entanto, ele se mudava constantemente de cidade, já que se pai tinha dificuldades de se manter em um emprego. Um dia, ele abandonou a esposa e o filho.
Maxwell decidiu se tornar engenheiro elétrico para não passar apertos como o pai. No entanto, sua mãe mentiu para que ele não fosse para a faculdade e o ajudou a encontrar um emprego como instalador de linhas elétricas.
A vida pessoal de Max começou a ir de mal a pior após completar 24 anos: sua mãe morreu, ele arrumou um emprego em uma empresa elétrica, mas que não pagava bem e foi rejeitado pela namorada que tinha, já que ela queria que o personagem lhe desse uma vida confortável.
Todos esses acontecimentos foram uma espécie de catalisador para Maxwell se tornar um vilão.
Um dia, Maxwell viu um colega em apuros e aceitou o salvar, desde que recebesse o crédito para tentar ser promovido.
No entanto, ao salvar o colega, Max foi atingido por um raio enquanto mexia nos cabos de energia. Ele percebeu que se transformou em um capacitor elétrico vivo e com essas novas habilidades, se tornou um vilão e adotou de vez o nome de Electro.
As ações de Maxwell como antagonista eram movidas por seu desejo de conseguir dinheiro. No entanto, ele logo entrou no radar do Homem-Aranha e os dois se tornaram inimigos.
Pouco após sua introdução nos quadrinhos, Electro também enfrentou o Demolidor, após o vilão tentar invadir o Edifício Baxter, QG do Quarteto Fantástico.
Sexteto Sinistro e variações
Ao notar que tinha dificuldades de enfrentar o Homem-Aranha sozinho, Electro se tornou parte do famoso Sexteto Sinistro após aceitar o convite do Doutor Octopus, o idealizador da equipe de vilões.
Os dois personagens também ganharam a companhia do Abutre, Homem de Areia, Mysterio e Kraven, o Caçador. No entanto, de nada adiantou e todos os vilões foram derrotados pelo amigo da vizinhança.
Ainda assim, o Sexteto Sinistro continuou a atormentar o Homem-Aranha, mesmo com escalações um pouco diferentes da original. Electro continuou sendo um nome recorrente.
Maxwell Dillon também aceitou fazer parte de um grupo formado por Mysterio para combater Kaine Parker, um clone insano do Homem-Aranha que se tornou o Aranha Escarlate.
Electro também se tornou integrante dos Doze Sinistros, que foram liderados pelo Duende Verde. O plano de Norman Osborn era fugir da prisão e reunir vilões para acabar com o Homem-Aranha de uma vez por todas.
Desta vez, Peter Parker precisou de uma ajudinha para derrotar tantos antagonistas de uma vez: Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor, Jaqueta Amarela e o Quarteto Fantástico apareceram para dar uma mão.
Outras histórias e morte
Electro começou a envelhecer e notou que seus poderes se tornaram instáveis. Ele teve de trabalhar com o Pensador Louco, que conseguiu o ajudar com esse problema. Maxwell chegou a atacar o Clarim Diário, mas foi derrotado pelo Homem-Aranha.
O vilão também se tornou parte do Sexteto Superior, nova versão da equipe que era comandada pelo Homem-Aranha Superior (o Doutor Octopus, que entrou na mente de Peter Parker).
Electro também aceitou formar uma aliança com a Gata Negra para que os dois derrotassem o Homem-Aranha. No entanto, como você já imaginar, não deu certo e Max foi preso e ainda perdeu seus poderes.
Há alguns anos, o vilão morreu há algum tempo após participar um experimento para tentar recuperar seus poderes. Desde então, o nome Electro passou a ser usado pela personagem Francine Frye.
Poderes e habilidades de Electro
Como já vimos, o principal poder de Electro é sua capacidade de gerar eletricidade e pode bater a marca de até 10 mil volts de eletricidade. Por conta disso, ele também é capaz de fazer as seguintes coisas:
- Projeção de raios
- Propulsão eletromagnética
- Detecção elétrica
- Recarga constante de eletricidade
- Conversão da eletricidade para melhorar seus atributos físicos
- Ionização de metais
- Capacidade de impedir o Homem-Aranha de andar por paredes
- Localizar tempestades
- Carregar o corpo a altas voltagens
- Imunidade a eletricidade.
A única fraqueza aparente de Electro é que se ele estiver com seu corpo completamente carregado, precisa tomar cuidado com qualquer coisa que possa lhe causar um curto-circuito.
O site da Marvel, em inglês, tem mais alguns detalhes a respeito de Electro, caso queira conhecê-lo melhor.
Isso é tudo que você precisava saber a respeito desse famoso vilão do Homem-Aranha. Aproveite a leitura e também dê um pulo na loja do Ei Nerd!, que conta com produtos de heróis e vilões da Marvel.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!