Equipamentos reaproveitados em centenas de filmes que você nunca reparou

Fazer um filme requer uma variedade espantosa de equipamentos, incluindo figurinos, cenários, adereços e outras parafernálias que podem enviar os custos da produção pra alturas vertiginosas. Pra economizar tempo e dinheiro, às vezes as produções de cinema e televisão optam por reutilizar adereços ou conjuntos de peças de outros filmes. Além disso, por vezes, diretores ou produtores usam um equipamento específico de um filme mais antigo como um retrocesso, homenagem ou “easter egg” pros espectadores encontrarem. Vamos dar uma olhada em alguns dos melhores, piores e mais cômicos equipamentos na história.

O laboratório de Frankenstein

frankenstein

Quando o diretor Mel Brooks colaborou com Gene Wilder em 1974 em O Jovem Frankenstein, reutilizar adereços era parte integral do plano. Brooks era tão dedicado à autenticidade de sua paródia de Frankenstein, que buscou ativamente conjuntos de peças usadas no filme original de 1931. Se você comparar os dois de perto, verá que muitos equipamentos utilizados no laboratório em ambos os filmes são idênticos.

M134

m134 predador exterminador do futuro

Esta arma assustadora é uma arma de fogo real e apareceu em não um, mas dois filmes do Arnold Schwarzenegger. Vimos pela primeira vez o M134 em 1987 no Predador, durante uma sequência em que o personagem de Jesse Ventura, Blain, empunha sua minigun “Painless” durante uma batalha contra o alienígena. Quatro anos mais tarde, o M134 reapareceu nas mãos de Schwarzenegger durante Exterminador do Futuro 2. Como homenagem pra Predador, o M134 também foi usado nas mãos do soldado de Spetsnaz, Nikolai, em Predadores de 2010. Não sei a origem desta arma em particular, mas observando os passatempos de Schwarzenegger – como esmagar coisas com o seu tanque -, gosto de imaginar que o M134 é uma parte de seu arsenal pessoal que ele decidiu trazer pro set de filmagem.

Veja também:  Personagem importante morrerá em The Walking Dead; entenda por quê

Robby

robby planeta proibido perdidos no espaço

Embora tecnicamente também seja um personagem e não apenas um equipamento, Robby apareceu pela primeira vez no filme Planeta Proibido de 1956. Suas pernas únicas e placa azul brilhante se tornaram padrões do cinema sci-fi dos anos 50. Robby mais tarde fez várias aparições em filmes e na TV, embora geralmente sem qualquer referência ao nome original. Você pode localizá-lo em O Garoto Invisível, My Little Margie, A Ceia dos Acusados, Columbo, A Família Addams, Perdidos em Espaço, Além da Imaginação, O Agente da U.N.C.L.E, Mork & Mindy e Gremlins, entre outros. Se você quiser ver Robby em pessoa, mande uma mensagem pro diretor William Malone. O cineasta d’A Casa dos Maus Espíritos restaurou cuidadosamente as peças originais de Robby fornecidas pela MGM e agora robô está em exposição em sua coleção pessoal.

O jornal de Ed O’Neill

jornal família moderna onde os fracos não têm vez uma bela família

Aparentemente, Ed O’Neill está lendo o mesmo jornal há mais de 20 anos. Primeiro criado na década de 60, este papel falso aparece nas mãos de Al em Um Amor de Família, bem como de Jay em Família Moderna. É muito mais barato fabricar um pedaço de papel falso do que negociar com um jornal real pra usar uma cópia em seu show ou filme. Como resultado, você pode encontrar a mesma mulher de cabelos escuros enfeitando a página três de jornais em toda a Hollywood. O papel tem sido utilizado em inúmeros filmes e programas de televisão, incluindo Onde os Fracos Não Têm Vez, Scrubs, Desperate Housewives, That ’70s Show, O Massacre da Serra Elétrica, Todo Mundo Odeia o Chris, Lucky Louie e muitos outros.

2GAT213

2gat213

Assim como números de telefone fictícios começando com “555”, os cineastas costumam optar por números de matrícula imaginários em seus filmes. Um dos números de placa mais utilizados é California 2GAT123. Encontrado em dezenas de filmes e programas de televisão, você provavelmente já viu 2GAT123 antes, sem perceber. Alguns – mas definitivamente não todas – as produções que têm utilizado esta placa incluem LA Story, Um Tira da Pesada 2, K-9 – Um Policial Bom Pra Cachorro, Eve of Destruction, Quando um Homem Ama uma Mulher, Vamos Nessa!, A Corrente do Bem, Traffic – Ninguém Sai Ileso, Cidade dos Sonhos, Dia de Treinamento, Be Cool – O Outro Nome do Jogo, Tempos de Violência, Beijos e Tiros, Faça o Que Eu Digo, Não Faça o Que Eu Faço, New Girl e Curb Your Enthusiasm.

Veja também:  4 conexões entre o filme da Mulher-Maravilha e os demais títulos da DC

Van Nuys High School

Este colégio de ensino médio da vida real fica em Los Angeles, Califórnia deveria se chamar “Colégio Cinematográfico”, pois tem sido usado em vários filmes, programas de televisão e clipes musicais ao longo dos anos. O campus da escola foi usado como um local primário pro filme Picardias Estudantis de 1982, e também em Christine – O Carro Assassino, Sonâmbulos, Minha Noiva é um Extraterrestre, Anos Incríveis, Rock ‘n’ Roll High School, O homem que veio do céu, entre outros.

O Grito Wilhelm

Se você assistiu basicamente qualquer cena de ação ou de batalha nos últimos 30 anos, já ouviu o “Wilhelm” pelo menos uma vez. Este grito estereotipado já foi pronunciando por protagonistas, vilões e figurantes sendo esfaqueados, baleados, caindo ou sendo mutilados. Desde 1951, o grito – nomeado em homenagem a Private Wilhelm, um personagem do filme de velho oeste The Charge at Feather River de 1953 – já apareceu em mais de 225 filmes e programas de televisão. Ele ganhou atenção na cultura pop quando o designer de som Ben Burtt usou o grito em Star Wars durante uma cena em que Luke Skywalker dispara contra um stormtrooper. Burtt mais tarde incorporou o grito em outros filmes em que trabalhou, como o resto da Trilogia Star Wars Original, a série Indiana Jones e muitos outros. Outros designers de som começaram a usar o efeito em suas produções e, em 2011, o grito havia se tornado uma espécie de clichê e piada na comunidade cinematográfica. Alguns diretores – incluindo Quentin Tarantino, Tim Burton, George Lucas e Peter Jackson – incluem o grito em quase todos os seus filmes. Assista ao vídeo acima pra uma grande compilação do Grito Wilhelm em ação.

Veja também:  Filme live-action de Fullmetal Alchemist ganha novo teaser; assista

PS: O vídeo está desatualizado, então saiba que este grito está inclusive no recente Warcraft.

Fonte: http://www.looper.com/18104/movie-props-sneakily-reused-multiple-films/


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Crítica: visuais, enredo e elenco fazem de Pantera Negra um ótimo filme
Pantera Negra: conheça os Cães de Guerra e a Dora Milaje
Os melhores momentos do Androide 17 em Dragon Ball Super
Com muitos mistérios, veja os melhores momentos do 1º trailer de Venom
Sword Art Online terá série em live-action produzida pela Netflix
Presidentes da Sony e Marvel quase se agrediram durante negociações
Brinquedo revela armadura de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita
Vilão de Pantera Negra foi inspirado no filme Cidade de Deus
Amazon e Saraiva dão descontos de até 80% em livros e mais
Quem é a Fantasma, vilã de Homem-Formiga e a Vespa
Escritor fala sobre críticas à revista do Batman e Mulher-Maravilha
Batman voltará a usar uniforme com emblema amarelo nos quadrinhos
Sword Art Online terá série em live-action produzida pela Netflix
Após morte de dubladora, Bulma ganha nova voz em Dragon Ball Super
Em currículo, jovem cita ‘assistir Naruto’ como uma de suas habilidades
Último episódio de Dragon Ball Super pode ter revelado o desejo de Jiren
Idosos brasileiros aprendem a programar games para exercitar a mente
controle das pernas
Chinês joga por 20 horas seguidas em lan house, passa mal e perde controle das pernas
A profissão desse cara é jogar ‘Clash Royale’, game exclusivo para celulares
Injustice 2 ganha trailer do gameplay com as Tartarugas Ninja; confira