Quem jogou ou assistiu ao anime de Pokémon sabe que uma pedra no sapato tanto do jogador quanto de Ash e seus amigos, respectivamente, foi a Equipe Rocket. O grupo de vilões está presente desde o primeiro game da série e desde então, é uma presença constante nos mais diversos trabalhos da franquia.
No geral, o grande foco da Equipe Rocket é roubar ou capturar Pokémon, especialmente os mais raros, além de conduzir experimentos cruéis nos monstrinhos. Seu lema é “Roubar Pokémon por lucros. Explorar os Pokémon por lucros. Todos os Pokémon existem pela glória da Equipe Rocket.”
Se você sempre quis conhecer melhor a Equipe Rocket, confira abaixo um guia com a história dos vilões de Pokémon, seja nos games ou no anime da franquia.
História da Equipe Rocket nos games
O grupo de vilões já apareceu logo no primeiro game da franquia, Pokémon Red & Blue. Sua base ficava no continente de Kanto, onde distribuía Pokémon em um local de jogos na cidade de Celadon e tinham um esconderijo secreto debaixo no Mt. Moon.
A Equipe Rocket também aprontou bastante no decorrer desses jogos. Eles invadiram uma casa em Cerulean para roubar um TM, tentaram se apoderar de caveiras de Cubones em Lavender e ocuparam o prédio da Silph Co. em Saffron para pegar a cobiçada Master Bola.
No decorrer dos jogos, o jogador precisa acabar com as atividades do grupo. Eventualmente, é possível se encontrar com Giovanni, líder da Equipe Rocket. Um dos encontros acontece no prédio da Silph Co. e o outro, durante a luta no ginásio de Viridian, a última da jornada.
Após a luta, Giovanni reconhece a superioridade do jogador e desaparece. Ele ainda diz que irá encerrar as atividades da Equipe Rocket, mas em jogos posteriores, ele ainda manteve parte do grupo em atividade.
Nos games FireRed & LeafGreen, que são remakes de Red & Blue, o jogador descobre que existe um pequeno braço da Equipe Rocket operando nas Ilhas Sevii, que no final das contas, é derrotado e encerra as atividades dos vilões nesse local.
Em Pokémon Gold & Silver e seus remakes, se passaram três anos desde a derrota de Giovanni. Ainda assim, alguns membros antigos da Equipe Rocket tentam recriar o grupo no continente de Johto e aguardam o retorno do seu líder. No decorrer desses jogos, o jogador precisa, novamente, interromper alguns planos deles.
Em uma última tentativa de fazer contato com Giovanni, o grupo toma o controle da Radio Tower da cidade de Goldenrod, mas todos são derrotados pelo jogador.
Nos games subsequentes de Pokémon, a Equipe Rocket foi substituída por outros grupos criminosos semelhantes, que operam em outros continentes. Ainda assim, ela fez pequenas aparições.
Em Unova, um integrante do grupo que está tentando recriá-lo no continente, mas desistiu desses planos após se casar. Já em Alola, Giovanni retorna, convoca os últimos membros da equipe e todos se mudam para o local, onde surge a Equipe Rainbow Rocket.
A Equipe Rocket no anime de Pokémon
No anime de Pokémon, assim como nos games, a base da Equipe Rocket fica no continente de Kanto, com um braço em Johto, e Giovanni era tanto líder do grupo quento do ginásio de Viridian.
Na animação, a Equipe Rocket mantinha uma escola para treinar novos agentes e sua base ficava perto de Pallet, a cidade natal do protagonista Ash. No entanto, ela mudou de lugar enquanto o treinador estava em Johto ou Hoenn, por conta dos danos causados pela fuga de Mewtwo.
Na adaptação de Pokémon Black & White, a logo da Equipe Rocket mudou para uma versão exclusiva do anime que era em 3D, que depois voltou a ficar “normal”. A versão antiga, mesmo assim, continuou em uso.
Como sabemos, a Equipe Rocket ficou conhecida na animação por conta do trio Jessie, James e Meowth. Eles foram vistos pela primeira vez tentando roubar alguns monstrinhos do Centro Pokémon de Viridian. Eles foram interrompidos por Ash e Pikachu.
Desde então, o grande objetivo do trio é tentar roubar o Pikachu de Ash. No entanto, o anime deixou bem claro que eles eram verdadeiros incompetentes, se comparados com seus colegas em Johto e nas Ilhas Laranja, e nunca conseguiram ser bem sucedidos. Por conta disso, Jessie, James e Meowth sempre foram vistos como uma espécie de alívio cômico do anime.
Mesmo assim, Giovanni continuava a dar ordens para o trio e sempre pedia que ficassem na cola de Ash em outros continentes, apesar de já ter admitido que fazia isso para ficar livre dos seus agentes, que sempre gostavam de tentar impressioná-lo.
Provavelmente por conta dessa incompetência e o fato de gastarem seus recursos para capturar, em vão, o Pikachu de Ash, o trio aparenta ser pobre. Tanto que inúmeras vezes, foram vistos fazendo bicos para sobreviverem.
Na adaptação de Black & White, o trio deixou de ser um alívio cômico e se tornou uma verdadeira ameaça a Ash. Jessie, James e Meowth ainda ganharam novos uniformes e recebiam constantemente missões de Giovanni, que também passou a aparecer com mais frequência na animação.
No entanto, o trio voltou a ser novamente um alívio cômico na série a partir da adaptação de Pokémon X & Y.
No decorrer do anime de Pokémon, outros integrantes do grupo criminoso deram as caras, com destaque para a dupla Cassidy e Butch, rivais de Jessie e James que eram muito mais competentes que eles.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!