Escudo do Capitão América: a história e habilidades da arma

Uma das armas mais conhecidas e famosas do Universo Marvel, seja nos quadrinhos ou nos filmes, é o escudo do Capitão América. Apesar de normalmente se tratar de uma arma mais utilizada para defesa, sabemos que o herói também a utiliza para atacar seus inimigos e se tornou, certamente, o seu símbolo mais famoso desde que o personagem foi criado no início dos anos 40.

Abaixo, entenda mais a respeito da história e habilidades do escudo do Capitão América dentro dos filmes da Marvel.

História

Steve Rogers se tornou um soldado com habilidades acima do ápice humano graças ao Sérum do Super Soldado. No entanto, de início, Steve ficou restrito a fazer apenas exibições pelos Estados Unidos como forma de propaganda e garantir o apoio da população americana durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi nesta oportunidade que Steve Rogers ganhou seu primeiro escudo, que lembrava os modelos da época medieval e era pintado com as cores da bandeira americana.

Após seu primeiro encontro com o Caveira Vermelha, o Capitão América ganhou um novo escudo, que se tratava de um protótipo desenvolvido por Howard Stark, pai de Tony Stark, a partir da única amostra que o exército americano tinha do metal Vibranium, que existe apenas em Wakanda. Ele tinha o formato redondo e também ganhou as cores da bandeira americana.

O Capitão América já utilizou o novo escudo em sua batalha final contra o Caveira Vermelha. No final das contas, a arma ficou congelada ao lado de seu corpo durante 70 anos até o herói ser descongelado e convidado para fazer parte da Iniciativa Vingadores.

Veja também:  Novo teaser de Vingadores: Ultimato indica despedida do Capitão América

Desde então, Steve sempre utilizou o escudo em suas missões, seja sozinho, com os Vingadores ou como agente da S.H.I.E.L.D. Em um breve momento, quando teve de realizar algumas missões furtivas para a agência, ganhou um escudo idêntico ao de sempre, com a diferença de que tinha cores que não chamavam tanto a atenção.

No entanto, tudo isso mudou durante a Guerra Civil dos Vingadores. Tony Stark enfrentou Steve e Bucky Barnes após descobrir a verdade a respeito da morte de seus pais. O Capitão América conseguiu conter o Homem de Ferro após usar o escudo para desativar o Reator Arc em seu peito.

Enquanto fugia com Bucky, o bilionário disse a Steve que ele não merecia usar o escudo, desenvolvido por seu pai. O Capitão América, então, o deixou no local e fugiu com o amigo.

Por conta disso, Steve não pôde utilizar o escudo em Vingadores: Guerra Infinita e precisou usar uma versão distinta desenvolvida em Wakanda especialmente para ele. No entanto, já sabemos que em Vingadores: Ultimato, ele deve voltar a usar o escudo tradicional, como os trailers já deixaram claro.

E ao que tudo indica, pode se tratar de uma versão atualizada, o que foi mencionado por Happy Hogan, o guarda costas de Tony Stark, durante Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Habilidades do escudo do Capitão América

Como já sabemos, o escudo do Capitão América é feito de Vibranium, o metal mais poderoso da Terra. Desta forma, a arma possui uma altíssima capacidade de resistir e absorver impactos das mais variadas formas.

Do lado defensivo, o escudo do Capitão América é capaz de aguentar desde tiros disparados por armas até projéteis maiores e poderosas rajadas de energia, como as disparadas pelo Homem de Ferro e pelo exército Chitauri.

E a maior prova da imensa resistência do escudo foi na oportunidade em que Thor o atacou com seu poderoso martelo, e o Capitão América não sofreu nenhum tipo de dano. Além disso, a arma também pode ser usada para absorver impactos de grandes alturas, como o herói demonstrou em Capitão América: O Soldado Invernal.

Veja também:  Shazam! tem referência ao Capitão América que poucos notaram

Já do lado ofensivo, o escudo já foi usado várias vezes por Steve Rogers em ataques corpo a corpo contra seus inimigos. No entanto, ele ficou mais famoso por ser usado pelo herói como uma arma de arremesso.

Sua principal característica é a habilidade de ricochetear e acertar vários alvos de uma única vez. E se mirado corretamente, ainda era capaz de voltar para as mãos do Capitão América.

Em Vingadores: Era de Ultron, o escudo ganhou uma atualização que facilitava um pouco a vida do herói. Tony Stark colocou painéis eletromagnéticos na luva esquerda do Capitão América, o que lhe permitia recuperar o escudo com maior facilidade.

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil