Com certeza, um dos momentos mais famosos e conhecidos da história dos filmes de super-heróis foi o estalo de dedos do Thanos que matou metade do universo em Vingadores: Guerra Infinita. Mas por acaso já te passou pela cabeça como que seriam os efeitos se ele acontecesse de verdade? Um cientista resolveu explorar o assunto para nos dar ideia do que ocorreria.
Antes de apresentarmos a fala do cientista, uma coisa já podemos deduzir com tranquilidade: a Terra, que atualmente conta com uma população estimada de 7.6 bilhões de pessoas, acabaria habitada por 3.8 bilhões após o estalo, números registrados no início da década de 70.
No entanto, de acordo com Justin Christensen, cientista do departamento de física da Universidade da Califórnia em Los Angeles, o problema seriam as mortes colaterais, que ocorreriam após a morte das vítimas do estalo de Thanos.
Christensen lembra que a cada segundo, 20 mil aviões estão sobrevoando os céus do planeta. Caso um quarto deles perca seus dois pilotos e cada aeronave carregue em torno de 200 passageiros, meio milhão de pessoas morreriam em acidentes aéreos.
Aplique esta mesma lógica em carros, barcos, trens e qualquer meio de transporte. Algo em torno de 0,3% da população sobrevivente do estalo de Thanos também acabaria indo dessa pra melhor. Essa questão chegou a ser retratada na cena pós-créditos de Guerra Infinita.
E isso é só o começo de conversa. Com tantas mortes de uma única vez, problemas de abastecimento de alimentos e energia ocorreriam em larga escala.
“Sem pessoas para manter e consertar sistemas vitais, coisas como eletricidade e água encanada seriam provavelmente perdidos por boa parte da população sobrevivente. Muitas pessoas teriam de encarar cortes de comida e suprimentos médicos. É difícil dizer como que as pessoas reagiriam e quantas exatamente morreriam, mas novas mortes ocorreriam como resultado”, afirmou Christensen.
E estamos considerado apenas nós, seres humanos. Como o estalo de dedos de Thanos, até onde sabemos, também afetou animais e plantas, muitas espécies poderiam se tornar extintas e ecossistemas ficariam enfraquecidos. Esse é outro ponto que também afetaria a disponibilidade de comida no planeta.
E Stephen McFeely, um dos roteiristas de Guerra Infinita e Ultimato, ainda lembrou que o estalo impactaria a saúde mental de muitos sobreviventes, o que também seria um problema para o repovoamento do planeta.
“A reprodução ficaria menor, provavelmente por conta da depressão”, disse McFeely.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!