Boa parte do elenco do filme dos Eternos participou da feira D23, da Disney, que ocorreu no último final de semana. E além da revelação de que o ator Kit Harington estará no longa e o visual dos personagens, os atores fizeram uma declaração que chamou a atenção: eles garantem que os Eternos podem vencer os Vingadores.
Bryan Tyree Henry, intérprete de Phastos, afirmou o seguinte durante a feira: “Nós somos deuses. Se eles quisessem bater de frente, não ganhariam. Mas tudo bem. Não estou tentando começar uma rivalidade. Mas nós poderíamos destruí-los”, se referindo tanto aos Vingadores quanto aos Guardiões da Galáxia.
A frase logo chamou a atenção de muita gente: afinal, realmente os Eternos podem vencer os Vingadores
A declaração do ator não é nenhum absurdo. Já abordamos anteriormente a origem dos Eternos aqui no Ei Nerd, mas vamos te relembrar mais uma vez. Eles foram criados há milhões de anos pelos Celestiais, após uma visita feita ao nosso planeta. Neste mesmo processo de criação da raça, surgiram os Deviantes, que eram geneticamente instáveis, possuíam aparência grotesca e por conta de tudo isso, tinham um ressentimento muito grande dos Eternos.
E como que eles se tornaram deuses? Tudo graças a um experimento que deu errado, liberou uma grande quantidade de energia cósmica e fez os poderes dos Eternos despertarem, dando a seus integrantes habilidades que eram praticamente divinas, o que os fizeram ser confundidos com os deuses da mitologia grega. Isso sem contar o fato de que eles são praticamente imortais e imunes a doenças e toxinas.
Vamos te relembrar, abaixo, os principais poderes dos Eternos:
- Força sobre-humana
- Projeção desta energia cósmica por meio de suas mãos e olhos
- Capacidade de voo e de levitar outras pessoas
- Leitura e controle de mentes
- Criação de ilusões
- Teletransporte (entretanto, essa habilidade é pouco usada, pois ela é considerada desconfortável e esgota rapidamente essa energia cósmica)
- Transmutação de objetos, como mudança de formato e de sua composição.
- Geração de campos de força
- Capacidade de se juntarem à Uni-Mente.
Além disso, essa energia cósmica da raça pode ser usada da maneira que cada Eterno desejar. Assim, cada integrante da raça costuma se especializar em um único poder. Ikaris, por exemplo, a utiliza para aprimorar seus sentidos, enquanto que Sersi prefere a usar para melhorar suas habilidades de transmutação e Makkari opta por focar em sua supervelocidade.
Em outras palavras, os Eternos possuem uma poderosa energia dentro de seus corpos que lhes permite fazer o que bem entender e ainda podem optar por se especializar em uma habilidade específica.
Se você também parar para analisar, os Vingadores até que possuem essas mesmas habilidades citadas acima. No entanto, elas estão distribuídas entre os seus membros, o que é uma clara desvantagem que a equipe realmente tem em relação aos Eternos, pois cada integrante possui esses mesmos poderes.
Então, de certa forma, podemos dizer que sim, os Eternos podem vencer os Vingadores.
E justamente por se tratarem praticamente de divindades, podemos dizer que, provavelmente, apenas três Vingadores teriam mais condições de enfrentar os Eternos de igual pra igual: Thor: que também é um deus e faz parte da mitologia nórdica, e a Capitã Marvel e a Feiticeira Escarlate, que tem seus poderes derivados de Joias do Infinito. No caso, as Joias do Espaço e da Mente, respectivamente.
É importante ressaltar que as Joias do Infinito também foram criadas pelos Celestiais, responsáveis pelo surgimento dos Eternos, o que ajuda a sustentar essa ideia de que as duas heroínas conseguiriam lutar contra os Eternos de igual pra igual.
Infelizmente, não há como tentar fazer uma comparação entre as duas equipes a partir dos quadrinhos da Marvel. O motivo é que elas não interagiram muitas vezes ao longo da histórias e nessas poucas ocasiões em que se depararam, se ajudaram.
De qualquer forma, como você deve ter notado, não é nenhum absurdo imaginar que os Eternos podem vencer os Vingadores e sem grandes problemas, apesar desta ser uma questão aberta a interpretações e nós ainda não vimos os integrantes da raça especial de humanos em ação.
Mas de qualquer forma, não teremos a chance de ver um possível embate entre os times: todos são heróis, os Eternos são de uma época remota do passado e os Vingadores, ao que tudo indica, não existem mais na atual continuidade do Universo Marvel. Ficará apenas em nosso imaginário mesmo.