A Feiticeira Escarlate se tornou muito conhecida graças a suas aparições no Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Ela, claro, é inspirada na personagem homônima que já está presente há décadas nos quadrinhos da empresa.
Assim como nos filmes, a heroína é uma integrante recorrente dos Vingadores e já participou de inúmeras histórias. Ela chegou até mesmo a ser a protagonista de algumas, que tiveram grande impacto nos quadrinhos da Marvel.
Em breve, ela também será protagonista de sua própria série, WandaVision, que também será estrelada pelo Visão.
Se você sempre quis conhecer melhor a heroína, confira abaixo um guia com um resumo de sua história e poderes.
Quem é a Feiticeira Escarlate
A Feiticeira Escarlate foi criada por Stan Lee e Jack Kirby e fez sua primeira aparição nos quadrinhos da Marvel em março de 1964, em uma HQ dos X-Men.
Ela era, inicialmente, uma vilã relutante, mas logo se transformou em uma heroína das HQs da Marvel. A personagem já fez parte de diversas equipes da editora, como os Vingadores, a Irmandade de Mutantes e os Defensores.
Como já sabemos, a heroína é conhecida por ser uma feiticeira muito poderosa, que é capaz até mesmo de alterar a realidade.
Ela é mais uma personagem dos quadrinhos que já teve suas origens modificadas algumas vezes, o que já causou algumas confusões entre os fãs.
Breve história da Feiticeira Escarlate
Origens
Wanda Maximoff e seu irmão gêmeo, Pietro, foram sequestrados da Sérvia e levados até a Montanha Wundagore, no Leste Europeu, que era uma base do Alto Evolucionário.
Por anos, Wanda e Pietro acreditaram que eram filhos de Django e Marya Maximoff. Até onde se sabe, o Alto Evolucionário sequestrou os dois ainda bebês e realizou alguns experimentos neles.
Por não ter gostado dos resultados, o personagem fez Wanda e Pietro retornarem para a Montanha Wundagore disfarçados como mutantes.
Apenas na adolescência que os dois irmãos descobriram que tinham superpoderes. Eles tiveram de fugir da vila em que viviam após ela ser atacada.
Um dia, Wanda colocou fogo acidentalmente em uma vila e foi atacada pelos moradores. Um deles a chamou de Feiticeira Escarlate, nome que ela adotou mais tarde.
O vilão Magneto apareceu e a resgatou dos aldeões. Por conta disso ,Wanda disse que estava em dívida com Magneto e que o ajudaria está conseguir pagá-la.
Por conta disso, Wanda e Pietro (que se tornou o Mercúrio) se tornaram integrantes da Irmandade de Mutantes do vilão e chegaram a enfrentar os X-Men em algumas ocasiões.
No entanto, a Feiticeira Escarlate nunca concordou com os planos de Magneto em matar o X-Men.
Ela abandonou de vez o grupo do vilão no dia em que seu irmão foi capturado pelos X-Men e se revoltou ao descobrir que Magneto dispararia uma arma na equipe e estava disposto a sacrificar Pietro.
Curiosamente, nesta mesma ocasião, Namor apareceu para ajudar a Feiticeira Escarlate contra os X-Men e se apaixonou por ela.
Vingadora
Wanda e Pietro decidiram abandonar os dias em que atuaram como vilões para trás.
Não demorou muito para a Feiticeira Escarlate se tornar integrante dos Vingadores, após o Capitão América ter sido obrigado a reformular a equipe quando os integrantes originais pediram um tempo.
Nesta época, ela e Pietro passaram a acreditar que o Magneto era, de fato, pai deles, o que no fundo, não era verdade.
Igual aconteceu nos filmes da Marvel, a Feiticeira Escarlate se apaixonou pelo Visão, que também havia se tornado integrante da equipe há pouco tempo.
No entanto, eles mal sabiam que estavam sendo manipulados pelo personagem Immortus, que queria evitar que Wanda tivesse filhos por acreditar que eles poderiam modificar o universo.
Ainda assim, Wanda usou seus poderes para dar à luz os gêmeos Tommy e Billy, que se tornariam os jovens heróis Célere e Wiccano.
Os dois meninos nasceram, na realidade, por conta de uma manipulação do demônio Mephisto, que os absorveu e os eliminou da existência pouco tempo depois. Agatha Harkness, espécie de mentora da heroína, criou um feitiço para fazê-la esquecer seus filhos e diminuir sua dor.
Dinastia M
Wanda voltou a atuar como vingadora, mas tudo mudou quando a Vespa lembrou, acidentalmente, dos filhos que a colega teve, o que a fez começar a perder o controle.
Um dia, Wanda (que havia acabado de ganhar os poderes de modificar a realidade) teve um colapso mental e, aparentemente, matou Agatha Harkness e alguns de seus colegas de equipe.
O Doutor Estranho teve de intervir e usou o Olho de Agamotto em Wanda, o que a fez entrar em um estado de coma. Magneto apareceu e levou sua filha para Genosha, o paraíso dos mutantes, para ver se o Professor X poderia ajudá-la.
Após descobrir que Charles Xavier estava considerando matar sua irmã, Mercúrio a convenceu a fazer algo para evitar o pior.
Foi neste momento que começou a Dinastia M: a Feiticeira Escarlate modificou a realidade e fez os mutantes se tornarem a espécie dominantes da Terra.
Seus filhos também voltaram a viver. Wanda chegou a criar um cópia humana para os criar em segredo.
Quase nenhum personagem sabia dessas diferenças, com a exceção da jovem Layla Miller e de Wolverine (ele, que havia se tornado diretor da S.H.I.E.L.D., na verdade, apenas sentia que algo não estava certo).
Layla e Wolverine ganharam a ajuda do Gavião Arqueiro e Manto e foram até Genosha para atacar Magneto, pois acreditaram que ele foi o responsável por essas mudanças.
Magneto não gostou de saber que essas mudanças, no fundo, foram causadas por Pietro e o matou.
Wanda conseguiu reviver o irmão e logo disse “sem mais mutantes”: ela modificou a realidade novamente e tudo voltou ao normal. A única exceção é que a maior parte dos mutantes perderam seus poderes.
Esse dia passou a ser chamado de “Dia-M“, o pior da história dos mutantes.
A Cruzada das Crianças
Após fazer a realidade voltar ao normal, Wanda desapareceu. Ela foi encontrada pelos Vingadores e os Jovens Vingadores na Latvéria. Ela estava casada com o Doutor Destino e tinha perdido suas memórias.
No decorrer dessa HQ, Wanda consegue recuperar suas memórias.
Além disso, tudo que aconteceu em Dinastia M foi culpa do Doutor Destino. Ele tentou ajudar a Feiticeira Escarlate a ressuscitar Célere e Wiccano ao canalizar a chamada Força de Vida na heroína, mas ela era poderosa demais e fez Wanda perder o controle.
A Feiticeira Escarlate achou melhor ficar um tempo longe dos Vingadores. Mais tarde, aceitou retornar e ao confrontar a Força Fênix, na HQ Avengers vs X-Men, ela e Hope Summers, filha do Ciclope, conseguiram restaurar os poderes do mutantes.
Poderes e habilidades da Feiticeira Escarlate
Um fato curioso dos poderes e habilidades da Feiticeira Escarlate é que quando ela foi criada, eles não eram muito bem definidos.
Eles eram apenas descritos como “Poderes Hex“, que poderia causar eventos aleatórios e improváveis e Wanda não sabia controlá-los. No entanto, com o passar do tempo, a heroína conseguiu dominá-los.
Com esses poderes, Wanda pode causar fenômenos como:
- Combustão ou derretimento espontâneo
- Desestabilização molecular
- Colocar fogo em objetos inflamáveis
- Explodir objetos
- Criar campos de força
- Parar momentaneamente projéteis
- Modificar matéria
- Criar ou fazer desaparecer vários tipos de energia.
Seus outros poderes e habilidades incluem:
- Manipulação da realidade
- Teletransporte
- Capacidade de voo
- Ótima combatente e estrategista
- Poliglota
Justamente por conta dos colapsos mentais que já teve, muitos fãs acreditam que Wanda pode ter algum problema mental, o que seria sua única grande fraqueza.
O site da Marvel, em inglês, contém mais detalhes a respeito da Feiticeira Escarlate.
Agora que você sabe tudo a respeito da heroína, não deixe de aproveitar a oportunidade e dê um pulo na loja do Ei Nerd, que conta com variados produtos relacionados a heróis e vilões da Marvel.
Mais sobre a Feiticeira Escarlate no canal do Ei Nerd:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!