Por conta da pandemia do coronavírus, os estúdios tiveram de repensar suas estratégias para os principais filmes de 2020, já que as salas de cinemas tiveram de ser fechadas. E quais foram elas?
Alguns poucos filmes ainda conseguiram estrear nos cinemas antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o início da pandemia. Já vários outros títulos não tiveram a mesma sorte e os estúdios tiveram de tomar a decisão de adiá-los, exibi-los mesmo assim ou lançá-los no streaming.
Vale lembrar que ainda apareceu uma quarta alternativa pra lá de inovadora e interessante.
Assim, relembre abaixo qual foi o destino dos principais filmes de 2020.
Os principais filmes de 2020 que conseguiram estrear nos cinemas
Sonic: O Filme
O longa do ouriço mais famoso dos videogames deu muita sorte: estreou poucos dias antes de a OMS declarar o início da pandemia.
Sonic: O Filme foi bem recebido pelos fãs e críticas e se tornou a quinta maior bilheteria de 2020 e o longa inspirado em videogames mais rentável da história. Tanto que uma sequência já foi confirmada e deve estrear em 2022.
Aves de Rapina
Assim como Sonic, Aves de Rapina teve a sorte de estrear nos cinemas dias antes de a OMS declarar o início da pandemia.
O filme que tinha a Arlequina como grande estrela retratou a personagem juntando forças com a Canário Negro, Caçadora, Renee Montoya e Cassandra Cain para derrotar o vilão Máscara Negra.
Aves de Rapina até teve uma recepção positiva, mas não conseguiu bons números de bilheteria.
Bad Boys Para Sempre
Bad Boys Para Sempre é o terceiro e último filme da franquia de mesmo nome, estrelada por Will Smith e Martin Lawrence.
Na história, os parceiros Mike e Marcus precisam juntar forças uma última vez para vencer o líder de um cartel de drogas de Miami.
O filme estreou no final de janeiro e foi bem recebido pelos fãs e críticos.
Tenet
Agora, vamos para os exemplos de filmes que estrearam nos cinemas mesmo no meio da pandemia. Esse é o caso de Tenet.
O novo filme do renomado diretor Christopher Nolan foi, digamos, o primeiro longa de destaque a estrear nos cinemas após a reabertura gradual das salas ao redor do mundo.
Mesmo com esse contratempo, Tenet ainda conseguiu arrecadar pouco mais de US$ 356 milhões em bilheteria. No entanto, não foi o suficiente para cobrir seus custos e, no fundo, causou prejuízos.
Ao menos, o novo filme de Christopher Nolan foi bastante elogiado, apesar de algumas críticas para sua mixagem de som e a história complexa.
Os Novos Mutantes
O caso de Os Novos Mutantes se tornou único nos cinemas: o filme foi adiado várias vezes por questões como refilmagens (que nunca aconteceram) e a compra da Fox pela Disney.
Quando, enfim, estava prestes a estrear nos cinemas, veio a pandemia e forçou um novo adiamento (o quarto no total). A Disney, então, optou por lançá-lo após a reabertura gradual das salas ao redor do mundo, mais ou menos na mesma época de Tenet.
No entanto, diferente do item anterior, Os Novos Mutantes não foi bem recebido pela crítica. Por consequência, se já não bastasse a questão da pandemia, muita gente desanimou em ir ao cinema e o longa arrecadou míseros US$ 47.2 milhões em bilheteria.
Um fim pra lá de melancólico e triste para a franquia X-Men nos cinemas, não é mesmo?
Os principais filmes de 2020 que foram adiados
Viúva Negra
O tão aguardado e pedido longa solo da Viúva Negra era um dos principais filmes de 2020, mas também não passou ileso e a Marvel já foi forçada a adiá-lo duas vezes dos cinemas.
Segundo um rumor divulgado recentemente, tudo indica que a Disney, dona da Marvel, não possui planos de mover o filme para o Disney+ e ainda quer vê-lo nos cinemas a qualquer custo.
Desta forma, o filme solo de Natasha Romanoff continua com estreia prevista nos cinemas para 7 de maio de 2021.
Os Eternos
O outro filme da Marvel que também tinha estreia prevista para 2020 era Os Eternos, uma das apostas da empresa para a Fase 4 do seu universo cinematográfico.
Assim como Viúva Negra, o filme da equipe foi adiado duas vezes: primeiro, para fevereiro de 2021. Depois, apenas para novembro do ano que vem, praticamente um ano após a data de estreia original.
Velozes e Furiosos 9
O nono filme de uma das franquias mais populares dos cinemas também não escapou ileso do fechamento dos cinemas.
Velozes e Furiosos 9 tinha estreia prevista para maio, mas foi inicialmente adiado para 2 de abril de 2021. Depois, a Universal optou por adiá-lo em mais algumas semanas: ficou para 28 de maio do ano que vem.
O motivo do segundo adiamento foi uma maneira de evitar uma competição direta com Sem Tempo para Morrer, novo filme do 007 (já falaremos mais sobre ele), que estreia justamente em 2 de abril.
Ou seja: os fãs terão de esperar um ano a mais para conferir a nova aventura de Dom Toretto e sua família, que terá o retorno do personagem Han.
007: Sem Tempo para Morrer
Por falar no novo filme do 007, não poderíamos nos esquecer dele, não é mesmo?
007: Sem Tempo para Morrer será o quinto e último filme de Daniel Craig no papel de James Bond e era um dos mais aguardados do ano. No entanto, a pandemia já forçou seu adiamento duas vezes.
Se tudo der certo, o filme estreia nos cinemas em 2 de abril do próximo ano.
Um Lugar Silencioso – Parte 2
Um Lugar Silencioso fez um sucesso tão grande que ganhou uma sequência. Parte 2 também era um dos principais filmes de 2020, mas foi outro que não teve outra escolha e não ser adiar sua estreia nos cinemas.
Assim como outros exemplos da lista, o longa já foi adiado duas vezes. Se tudo der certo dessa vez, os fãs poderão ver a nova jornada da família Abbott nesse mundo pós-apocalíptico em 23 de abril de 2021.
Os principais filmes de 2020 que foram para o streaming
Mulan
Como sabemos, a Disney entrou na onda de produzir versões live-action dos seus principais filmes animados. Mulan era o próximo lançamento da lista e tinha estreia marcada para março deste ano. Justamente e época em que a pandemia foi declarada.
O longa foi inicialmente adiado para agosto, mas no início do mês em questão, a Disney tomou a decisão de lançá-lo diretamente no Disney+.
No Estados Unidos, os assinantes do serviço de streaming da companhia ainda tiveram de pagar 30 dólares para assisti-lo em primeira mão, uma estratégia que no final das contas, foi lucrativa para a empresa.
Mulan ainda estreou nos cinemas em países que não possuem o Disney+, como foi o caso da China.
Soul
O segundo lançamento da Pixar nos cinemas para 2020 era Soul, filme protagonizado por um professor de música que sofre um acidente que separa sua alma de seu corpo e tenta retornar antes que seja tarde.
Soul também teve sua estreia adiada nos cinemas, mas em outubro, a Disney também optou por lançá-lo diretamente para o Disney+. Diferente de Mulan, assinantes não terão de pagar uma taxa extra para conferi-lo.
A animação estará disponível no Disney+ em 25 de dezembro. Se você já é assinante da plataforma, não deixe de assisti-lo, se considerarmos sua excelente avaliação no Rotten Tomatoes.
Os filmes de 2020 lançados nos cinemas e streaming ao mesmo tempo
Mulher-Maravilha 1984
Por fim, também tivemos dois filmes de 2020 que optaram por uma estratégia diferente: o lançamento simultâneo nos cinemas e streaming.
O primeiro exemplo é o de Mulher-Maravilha 1984, apontado como principal lançamento deste ano perdido para a indústria dos cinemas.
O novo filme solo da heroína da DC deveria ter estreado nos cinemas em junho. Depois, foi adiado duas vezes dos cinemas até a Warner Bros. tomar a decisão de lançá-lo, no mesmo dia, nos cinemas que estiverem abertos e também no serviço de streaming HBO Max, o que ocorrerá em 25 de dezembro.
Bill & Ted: Encare a Música
A franquia Bill & Ted ficou um bom tempo dormente até ganhar seu terceiro filme, que tinha estreia marcada para 21 de agosto deste ano.
Mesmo com todos os problemas causados pela pandemia, Bill & Ted: Encare a Música só foi originalmente adiado em uma semana.
Depois, a distribuidora United Artists Releasing também optou por esse lançamento simultâneo nos cinemas e serviços de Video on Demand (como Apple TV, iTunes e Google Play) em 28 de agosto.
Esse foi o destino dos principais filmes de 2020. No caso daqueles que foram apenas adiados, vale lembrar que ainda não temos ideia de quando que a pandemia pode estar devidamente controlada e permitir a reabertura total dos cinemas.
Assim, essa novela ainda pode se estender por sabe-se lá quanto tempo.
Para ficar por dentro de tudo que acontece na indústria cinematográfica, não deixe de acompanhar e de se inscrever no canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Mais sobre os filmes de 2020 no canal do Ei Nerd!:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!