Filmes banidos ao redor do mundo por razões ridículas

Ao longo das décadas, o cinema e a televisão sempre continuam a mover paradigmas e mudar dogmas da sociedade. Com o aumento das cenas contendo violência e sensualidade, o cinema moderno é por sua vez considerado o mais chocante de todos.

E com isso algumas culturas resolvem banir filmes por motivos diversos. Há décadas, certos países têm padrões peculiares quando se trata de violência ou algum tema sugestivo. No entanto, com o passar dos anos, a sociedade em geral mudou, e nos acostumamos e passamos a entender as sequências de ação mais polêmicas. Mas, mesmo que as coisas pareçam ter evoluído, certos países ainda continuam intransigentes. Chegando até mesmo a barrar blockbusters infantis.

Por isso nós do Ei Nerd resolvemos compilar uma pequena lista com cinco casos de banimento controverso de grandes filmes no cinema.

GHOSTBUSTERS (2016) – CHINA

GHOSTBUSTERS
No ano passado, o diretor Paul Feig fez um reboot de Ghostbusters, uma clássica franquia dos anos 80. Mas tendo como diferencial, o elenco principal seria completamente feminino. Surpreendentemente, um país não gostou nem um pouco da ideia, a China, que proibiu o filme de ser exibido nos cinemas locais.

Segundo o The Hollywood Reporter, as diretrizes de censura do país proíbem estritamente filmes que “promovem cultos ou superstições”. Estrelado por Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones, a reinicialização da Sony caiu nesta categoria e, portanto, não foi exibida no segundo maior mercado cinematográfico do mundo.

MILK (2008) – SAMOA

MILK
Com o diretor Gus Van Sant no comando, Milk foi um filme baseado na vida de Harvey Milk, que foi originalmente lançado em 2008.

Estrelando Sean Penn no papel principal, Harvey Milk ficou conhecido por ser o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia. O filme explora o trabalho do Milk como ativista dos direitos dos homossexuais e com a política, incluindo as consequências de seu assassinato.

Veja também:  Como seria o final original de Liga da Justiça, segundo Zack Snyder

Em março de 2009, o Conselho de Censura em Samoa proibiu que o filme fosse distribuído, sem explicação explícita. Um mês depois, o Censor principal Leiataua Niuapu declarou que o filme era considerado “inadequado e contraditório às crenças cristãs e à cultura samoana”.

O filme em si, está tentando promover os direitos dos homossexuais. O que é muito contrário ao modo de vida em Samoa.

PIRATAS DO CARIBE (2006) – CHINA

PIRATAS DO CARIBE
Mais de uma década atrás, a Disney lançou o Primeiro Piratas do Caribe em 2003. O filme foi extremamente bem recebido, e a sequência parecia seguir o exemplo. No entanto, na China, as autoridades do cinema tinham outras coisas em mente.

De acordo com The Guardian, os censores na China decidiram proibir os Piratas do Caribe por causa da “representação do canibalismo humano”. O China Film Bureau era avesso às “almas das mortas” apresentadas no filme, incluindo Davy Jones e sua equipe de marinheiros sobrenaturais.

Depois de selecionar o filme, uma das autoridades considerou que as cenas do filme que mostravam o canibalismo eram impróprias para o público jovem. Muitas das cenas foram fundamentais para o enredo do filme, então elas não conseguiriam ser cortadas.

POWER RANGERS (2017) – MALÁSIA

POWER RANGERS
No início deste ano, as resenhar confirmaram que o reboot de Power Rangers, incluiria a primeira atriz principal assumidamente LGBT em uma franquia de super-heróis – a Ranger Amarela. Com o Trini interpretada pela atriz Becky G, muitos aplaudiram a diversidade encontrada no filme Power Rangers, porém isso também fez com que alguns censores de filmes fossem cautelosos.

Em preparação para o lançamento do filme, o Conselho de Censura de Cinema da Malásia estava fortemente considerando proibir o filme completamente. Nazri Aziz, Ministro do Turismo e Cultura da Malásia, ficou totalmente desapontado. “Estou realmente deprimido com o que está acontecendo com o nosso conselho de censura. Nunca designamos o conselho de censura para ser nosso tutor moral”.

Veja também:  Netflix renova animação de Castlevania para terceira temporada

Após um apelo para rever a decisão do Conselho de Censura de Filme, o desejo de Aziz foi concedido e o filme recebeu luz verde.

Esta não é a primeira vez que a Malásia teve um problema com o Power Rangers. Em 1995, o programa de televisão Mighty Morphin Power Rangers foi censurado pela Malásia, que achava que a palavra “Morphin” estava muito intimamente ligada à palavra “morfina”.

BELA E A FERA (2017) – KUWAIT

BELA E A FERA
O live action de A Bela e a Fera pode ter quebrado recordes de bilheteria este ano, mas não foi fácil coloca-lo em todas as áreas do mundo.

De acordo com a BBC News, o filme foi retirado dos cinemas no Kuwait devido à introdução de um personagem gay no filme. O filme provocou uma controvérsia semelhante na Malásia, fazendo com que os censores apelassem para a Disney por uma versão editada do filme, e também no Alabama, onde um drive-in se recusou a exibir o filme inteiramente.

Em fevereiro, o diretor Bill Condon anunciou que o personagem LeFou (interpretado pelo ator Josh Gad) seria gay. Apesar da controvérsia, marcou um grande passo em frente em um momento em que a representação importa, já que Lefou é conhecido por ser o primeiro personagem abertamente gay retratado em um filme da Disney.

Fonte: Screenrant


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Quais Pokémons apareceram no 1º trailer de Detetive Pikachu?
Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
HBO confirma quando estreia última temporada de Game of Thrones; veja teaser
WiFi Ralph terá curta aparição de Stan Lee em cena de perseguição
Crimes e falência: a conturbada relação entre Stan Lee e o Brasil
Exército, DC e mais: 11 curiosidades da vida de Stan Lee
Por que a morte de Stan Lee marca o fim de uma era
Estrela de Stan Lee na calçada da fama recebe homenagens dos fãs
Quais Pokémons apareceram no 1º trailer de Detetive Pikachu?
Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
Filme live-action dos Cavaleiros do Zodíaco tem sinopse revelada; confira
Vila da Folha de Naruto será construída em tamanho natural no Japão
Enem 2018 teve questão de matemática relacionada ao jogo Minecraft
Dona do League of Legends, Riot Games é acusada de assédio sexual
Microsoft disponibiliza PES 2019 gratuitamente para Xbox One
Player Unknown’s Battlegrounds está disponível de graça para Xbox One
Quais Pokémons apareceram no 1º trailer de Detetive Pikachu?
Exército, DC e mais: 11 curiosidades da vida de Stan Lee
The Walking Dead: o que mudou na série após a saída de Rick
As 10 melhores aparições de Stan Lee
Novos modelos de iPhone chegam ao Brasil atraindo poucos clientes
Samsung apresenta seu aguardado smartphone com tela dobrável
Apple deve lançar app de streaming para concorrer com Netflix em 2019
Estratégia e câmbio: por que os novos iPhone estão tão caros no Brasil