Qualquer fã de Dragon Ball sabe que um dos vilões e inimigos mais formidáveis que Goku e os Guerreiros Z já enfrentaram é Freeza, que já aprontou muita coisa no decorrer da história.
O proclamado “Imperador do Universo” já se envolveu em um acontecimento pra lá de importante na história, que foi a extinção do saiyajins, foi o grande antagonista de um arco inteiro de Dragon Ball Z e mais tarde, voltou a fazer suas aparições, como no Torneio do Poder de Dragon Ball.
Ele também ficou marcado por sua famosa luta contra Goku em Namekusei, que é inesquecível para os fãs da franquia. Há até quem diga que esse foi o melhor combate de Dragon Ball.
Confira abaixo um guia para você saber tudo a respeito desse famoso antagonista da franquia.
Freeza: as principais informações de um dos vilões mais famosos de Dragon Ball
Criação
Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, já afirmou que criou Freeza a partir da visão que tinha de monstros quando era criança.
Segundo a famosa enciclopédia Daizenshuu, o mangaká também desenvolveu o vilão baseado em especuladores imobiliários, que ele considerava o “pior tipo de pessoa.”
Em entrevista para a Shonen Jump, a revista que publicou o mangá de Dragon Ball no Japão, Toriyama revelou que a forma final de Freeza foi criada para ser propositalmente menor e menos ameaçadora.
Segundo o mangaká, a ideia era ir ao oposto do que muitos pensam, em que um vilão fica mais assustador e maior conforme fica mais poderoso.
Até hoje, Akira Toriyama não deu um nome para a raça de Freeza. Por conta disso, ela é chamada apenas de “Raça do Freeza” pelos fãs.
Na espécie, seus membros possuem nomes que remetem coisas frias e geladas.
Aparência e personalidade
O visual de Freeza variou com o decorrer de Dragon Ball, já que assim como os saiyajins, ele também contava com uma série de transformações.
Nós o conhecemos em sua primeira forma, na qual ele usava a famosa armadura de seu exército, o antagonista apresentava chifres e seu corpo praticamente não tinha a característica coloração branca e roxa.
Já em sua forma final, Freeza tem um visual menos “amedrontador” e mais simples: seu corpo é completamente branco, com algumas partes roxas, além de ter uma longa cauda.
Vegeta afirmou que a última forma de Freeza se trata de sua verdadeira e que as anteriores eram uma maneira de o vilão conservar seu poder. O próprio antagonista confirmou a informação enquanto enfrentava Goku.
A respeito de sua personalidade, Freeza já demonstrou ter várias qualidades inerentes a um antagonista: é frio, impiedoso, cruel, sádico, sarcástico, orgulhoso, arrogante, psicopata e dominador, por exemplo.
Podemos dizer que a principal característica de Freeza era seu ego enorme, pois tinha a convicção de que era, por muito tempo, o guerreiro mais poderoso do universo. Tanto que queria conquistá-lo de qualquer forma, também demonstrando ter um desejo enorme por poder.
Ironicamente, apesar desses traços típicos de um vilão, Freeza também já demonstrou ter um comportamento normalmente calmo, civilizado e até mesmo refinado em várias situações.
História de Freeza
Freeza é filho do Rei Cold e os dois eram os integrantes mais poderosos de sua raça. O pai do vilão notou seu potencial ainda jovem e logo repassou o comando para ele.
Freeza logo firmou uma aliança com os saiyajins para que eles se tornassem membros de seu poderoso exército. Sob seu comando, essa força conseguiu conquistar e controlar em torno de 70% do Universo 7.
Com o passar do tempo, Freeza notou que os saiyajins eram muito poderosos e nem todos eram completamente leais a ele. Além disso, passou a ter receio deles após escutar a respeito do Super Saiyajin, que na época, era considerado apenas uma lenda.
Com uma autorização de Beerus, o Deus da Destruição do Universo 7, Freeza executou seu plano de exterminar os saiyajins. Bardock, pai de Goku, até tentou impedi-lo, mas não conseguiu.
Freeza foi devidamente introduzido na história de Dragon Ball na saga de Namekusei, 25 anos após ter exterminado quase todos os integrantes do saiyajins.
O vilão decidiu ir até Namekusei com o intuito de reunir as Esferas do Dragão do planeta e desejar a imortalidade.
Na mesma época, Bulma, Gohan e Kuririn, bem como Vegeta (que ainda era considerado um vilão na época), também viajaram ao planeta para usar as Esferas do Dragão de Namekusei.
Por conta disso, todos entraram em atrito com Freeza e suas forças no decorrer do arco.
Vegeta, ao descobrir a verdade a respeito do genocídio dos saiyajins, decidiu confrontar Freeza, mas foi morto por ele. Antes de partir, implorou para Goku derrotá-lo.
Em seguida, testemunhamos a luta entre Goku e Freeza, uma das mais marcantes e demoradas de Dragon Ball. Como sabemos, após ver a morte de Kuririn, foi aqui que Goku despertou o Super Saiyajin pela primeira vez.
No final das contas, sabemos que Goku até derrotou Freeza, mas não o matou. O vilão ainda conseguiu sobreviver à explosão de Namekusei e teve seu corpo reconstruído com partes cibernéticas.
Mais tarde, ele e o Rei Cold vieram para a Terra para conquistá-la e se vingar de Goku. No entanto, o vilão e seu pai foram mortos pelo Trunks do Futuro.
Freeza, que desenvolveu um obsessão em derrotar Goku, passou a treinar no inferno, coisa que não tinha o costume de fazer por conta do seu ego. Desta forma, conseguiu despertar sua forma dourada, a mais poderosa de todas.
Ele foi ressuscitado e pôde enfrentar Goku mais uma vez como tanto queria. Por um momento, ele até pensou que tivesse vencido, mas Whis usou uma técnica para reverter o tempo, o que permitiu a vitória do protagonista.
Todos esses acontecimentos foram retratados no filme Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza.
Na saga do Torneio do Poder de Dragon Ball Super, Freeza foi escolhido como um dos combatentes do Universo 7. Em um momento pra lá de surpreendente e inusitado, o vilão aceitou juntar forças com Goku para derrotar Jiren.
Os dois se sacrificaram e conseguiram jogar o guerreiro do Universo 11 para foram do ringue, o que permitiu a vitória do Androide 17.
Por conta do seu bom comportamento durante o torneio, Whis ressuscitou Freeza mais uma vez.
Em Dragon Ball GT, Freeza formou uma parceria com Cell para que os dois derrotassem Goku, o que aconteceu durante a saga do Super 17.
Os poderes de Freeza
Nem seria preciso te lembrar do quão poderoso Freeza já mostrou ser no decorrer de Dragon Ball, já que deu muito trabalho para Goku e companhia.
Segundo a Daizenshuu, em sua forma verdadeira em Namekusei, o poder de luta de Freeza estava na casa de 120 milhões, em sua forma com 100% de poder.
Já no site do filme Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza, é dito que o vilão estava “infinitamente mais forte” que em Namekusei.
Segundo uma atração de Dragon Ball nos parque da Universal que ficam no Japão, o poder de luta mais recente de Freeza é de 5.3 bilhões.
A técnica mais famosa de Freeza é o seu “Death Beam” (“Raio da Morte”), um poderoso raio de energia que ele dispara da ponta do dedo indicador.
Outras técnicas que valem a menção são a “Death Ball” (“Bola da Morte”), “Death Cannon” (“Canhão da Morte”) e o “Death Saucer” (“Disco da Morte”), aquele ataque o desmembrou pouco antes de ser derrotado por Goku em Namekusei.
Essas são as principais informações que você precisava saber a respeito de Freeza. Como ele é um vilão popular entre os fãs e já foi “resgatado” várias vezes por Akira Toriyama, pode ter certeza que ele ainda deve aprontar das suas por algum tempo.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo de Dragon Ball, se inscreva no canal do EiNerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!