As fusões estão entre os aspectos mais legais e queridos pelos fãs da franquia Dragon Ball. Afinal, a partir delas surge um novo guerreiro muito poderoso. Uma das mais famosas é Gogeta, que é a fusão de Goku e Vegeta pelo método da Dança Metamoru, aprendida pelo protagonista no planeta Metamor.
Gogeta fez poucas aparições na franquia e praticamente ficaram restritas a filmes, mas elas se tornaram marcantes e ajudaram a popularizar o personagem entre os fãs da série, além de ser considerado um dos seus guerreiros mais poderosos.
Com isso em mente, confira abaixo as origens e poderes de Gogeta.
História, personalidade e aparência de Gogeta
A primeira aparição de Gogeta ocorreu no filme Dragon Ball Z: Batalha nos Dois Mundos. Na ocasião, Goku não conseguiu derrotar o vilão Janemba em sua forma mais poderosa. Então, precisou ensinar rapidamente a Dança Metamoru para Vegeta e a primeira tentativa não deu certo.
Com a ajuda de Paikuhan, Goku e Vegeta fizeram a dança uma segunda vez e funcionou: os dois se transformaram em Gogeta pela primeira vez pra valer. Com a fusão, os dois personagens conseguiram derrotar Janemba de uma vez por todas.
Gogeta deu as caras novamente em Dragon Ball GT. Mesmo na transformação de Super Saiyajin 4, Goku e Vegeta não conseguiram derrotar o vilão Omega Shenron. Desta forma, tiveram de se fundir novamente, e com um poder tão grande, conseguiram dominar o inimigo durante o combate.
No entanto, justamente por ser muito poderosa, a fusão, que tem duração de meia hora, permaneceu por apenas 10 minutos. No final das contas, Goku conseguiu derrotar Omega Shenron com sua famosa Genki Dama.
Gogeta voltou a aparecer no filme Dragon Ball Super: Broly. Como de costume, Goku e Vegeta fizeram a fusão em uma tentativa desesperada de derrotar o Broly. Com a transformação do Super Saiyajin Azul, a fusão quase derrotou o lendário guerreiro, mas ele foi salvo da morte graças a um pedido feito por Cheelai.
Como o filme teve o envolvimento de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, podemos considerar que essa foi a primeira aparição oficial de Gogeta na franquia Tanto que assim que a fusão foi feita, o guerreiro precisou pensar em um novo nome diferente de Vegito, sua contraparte criada a partir do método dos Brincos de Potara.
Sua aparição mais recente ocorreu no anime promocional Dragon Ball Heroes. Pra variar, Goku e Vegeta fizeram a fusão para derrotarem o vilão Hearts, que ficou extremamente poderoso por conta do poder da Semente do Universo.
Falando a respeito de sua personalidade, Gogeta lembra bastante Vegito: não sabemos se as personalidades deles são dominadas por um dos saiyajins ou se trata de uma personalidade única e distinta.
Além disso, as duas fusões têm o hábito de ficar provocando e ridicularizando seus oponentes, além de serem bem arrogantes. A diferença é que Vegito faz isso constantemente, enquanto que Gogeta é mais focado no combate, fala apenas em algumas ocasiões e pode lutar pra valer se notar que seu inimigo é realmente uma ameaça séria.
Apesar do que foi dito acima, Gogeta já mostrou ter a benevolência de Goku. Afinal, não foi atrás de Broly para derrotá-lo e impediu Freeza de destruir a nave de Cheelai e Lemo.
Já a respeito de sua aparência, como é de costume na Dança Metamoru, a fusão usa as mesmas roupas dessa raça. No caso de Gogeta, um colete preto e laranja (amarelo, no caso de Dragon Ball Super: Broly), cinto azul e calças brancas.
O porte físico do guerreiro lembra mais o de Goku, mas seu rosto e cabelos são mais parecidos com os de Vegeta.
Caso a dança não seja feita corretamente, surge Veku, um guerreiro nada poderoso que pode aparecer em duas versões: uma que é bem gorda (e causou problemas para Goku e Vegeta enfrentarem Janemba) e outra que é esquelética.
Poderes do personagem
Por ser a fusão entre Goku e Vegeta, Gogeta usa técnicas dos dois saiyajins, como o Kamehameha, Teletransporte, Big Bang Attack, Galick Gun e o Final Flash, por exemplo. Ainda assim, a fusão possui alguns poderes próprios. Entre eles, podemos citar:
Stardust Breaker: Gogeta cria uma esfera de energia com as cores do arco-íris. Na primeira vez que usou a técnica, a amassou com as mãos e jogou seus resíduos na direção de Janemba, derrotando o vilão de uma vez por todas. Em sua segunda versão, ele apenas jogou a esfera na direção do inimigo.
Ultimate Impact: Gogeta vai em direção ao seu oponente, lhe dá um chute na barriga e o joga para cima. Em seguida, o ataca com vários socos e chutes ao mesmo tempo e lhe dá uma cotovelada no rosto. Por fim, se teleporta para cima do inimigo e aplica um chute na direção do chão.
Punisher Shield: Gogeta usa o braço para criar uma barreira azul como forma protegê-lo de rajadas de energia. Em seguida, o guerreiro se teletransporta até as costas do oponente e lhe aplica um chute.