Guerra Civil: relembre o confronto que dividiu os Vingadores

Um dos eventos mais importantes e impactantes de todo o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) foi a famosa Guerra Civil dos Vingadores, o evento que dividiu a equipe em duas e cada facção foi liderada pelo Capitão América e o Homem de Ferro. Seus desdobramentos continuam afetando esse universo e ainda devem ter alguma implicação para Vingadores: Ultimato.

Caso você não se lembre muito bem da Guerra Civil dos Vingadores, relembre abaixo seus acontecimentos e tudo que motivo a divisão da equipe, que foram retratados em Capitão América: Guerra Civil.

O início da Guerra Civil

Após os acontecimentos da Batalha de Sokovia em Vingadores: Era de Ultron, a opinião pública ficou dividida a respeito da equipe. E isso só piorou após os eventos da operação ocorrida em Lagos, na Nigéria. Uma explosão causada pelo vilão Ossos Cruzados deixou 26 pessoas mortas (muitas delas, cidadãos de Wakanda em missão humanitária) e causou 14 milhões de dólares em danos.

Por conta disso, a ONU aprovou os Acordos de Sokovia, que determinou a criação de um grupo que supervisionaria todas as ações dos Vingadores pelo planeta.

No entanto, esse documento acabou causando uma divisão dentro da equipe. De um lado, o Capitão América, que não queria qualquer interferência de governos e ainda acreditava em suas crenças. E do outro, o Homem de Ferro, que sentiu culpa por conta dos acontecimentos em Sokovia e apoiou essa supervisão.

Veja também:  Como X-Men: Fênix Negra e Capitão América: Guerra Civil estão ligados?

A divisão teve início após uma bomba explodir no local em que os acordos seriam ratificados e vitimou o Rei T’Chaka de Wakanda. Imagens mostraram que Bucky Barnes, o Soldado Invernal, foi o responsável pelo ataque.

Ao descobrir que o amigo estava na mira das autoridades, Steve Rogers e Sam Wilson se rebelaram e tentaram o salvar. Eles foram perseguidos pelo Pantera Negra, filho de T’Chaka, e foram detidos. No entanto, palavras ditas pelo agente Helmut Zemo ativaram a lavagem cerebral na mente de Barnes, que voltou a ser o Soldado Invernal, o que permitiu a fuga de todos.

O Homem de Ferro, então, recebeu a tarefa de deter os demais colegas, que estavam prestes a fugir para a Sibéria em um Quinjet que estava no aeroporto de Leipzig, na Alemanha.

O confronto

O Homem de Ferro recebeu a ordem de deter seus companheiros. Assim, evacuou o aeroporto em que estavam e tentou, sem sucesso, conversar com o Capitão América.

Desta forma, em uma das cenas mais famosas e impactantes de toda a franquia, os heróis, que até pouco tempo atrás, estavam do mesmo lado, acabaram se enfrentando. De um lado, estavam o Capitão América, Falcão, Feiticeira Escarlate, Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e o Soldado Invernal. Do outro, o Homem de Ferro, Pantera Negra, Viúva Negra, Homem-Aranha, Visão e o Máquina de Combate.

No final do embate, podemos destacar os seguintes acontecimentos: o Capitão América e o Soldado Invernal conseguiram fugir para a Sibéria com a ajuda da Viúva Negra, que acabou traindo a equipe do Homem de Ferro ao impedir o Pantera Negra de alcançar os dois; o Máquina de Combate acabou atingido por um disparo do Visão e ficou seriamente ferido; e por fim, os demais integrantes da facção do Capitão América acabaram detidos e foram levados até a prisão Raft, enquanto que o Homem-Aranha retornou para Nova York e a Viúva Negra precisou se esconder.

Duelo na Sibéria

Na parte final da Guerra Civil dos Vingadores, Tony Stark seguiu Steve Rogers e Bucky Barnes até a Sibéria, que foram até uma instalação da Hydra, e todos optaram por uma trégua para investigar o local, após o bilionário descobrir que Bucky não foi o responsável pela explosão que matou T’Chaka.

No entanto, tudo mudou após Helmut Zemo mostrar um vídeo em que Bucky, sob efeito da lavagem cerebral da Hydra, assassinou os pais de Tony Stark e fez o fato parecer um acidente de trânsito.

Veja também:  Novo teaser de Vingadores: Ultimato indica despedida do Capitão América

O Homem de Ferro, então, acabou enfrentando o Capitão América e Bucky, que acabou incapacitado pelo bilionário. No entanto, Steve conseguiu desativar o Reator Arc no peito de Tony e fugiu com o amigo, deixando para trás seu escudo.

Por fim, descobrimos que todo esse plano que resultou na Guerra Civil dos Vingadores foi obra de Helmut Zemo, após sua família morrer na Batalha de Sokovia. Mas antes de se suicidar, foi interrompido pelo Pantera Negra e acabou detido por conta de suas ações.

No final das contas, o Homem de Ferro precisou reorganizar e liderar o que restou dos Vingadores, além de ajudar na recuperação do Máquina de Combate. Já o Capitão América libertou quem estava preso no Raft e buscou asilo em Wakanda, onde mais tarde, começou a atuar em missões secretas.

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil