A primeira trilogia de filmes do Homem-Aranha, dirigida por Sam Raimi, é até hoje muito adorada pelos fãs do herói. Homem-Aranha 2 é considerado por muitos o melhor destes três títulos. Mas você sabia que o vilão Doutor Octopus, por pouco, não acabou namorando Mary Jane no longa? Entenda mais sobre essa curiosa história abaixo.
Ciente de que o primeiro filme da trilogia se tornaria um sucesso, a Sony, que ainda tem os direitos do herói nos cinemas (agora, em parceria com a Marvel Studios), contratou Alfred Gough e Miles Millar, criadores da série Smallville, para escreverem a história da sequência.
E assim que a Sony deu luz verde para Homem-Aranha 2, Gough e Millar ganharam a companhia de David Koepp, roteirista do primeiro filme, e começaram os trabalhos. Inicialmente, o filme teria três vilões: Doutor Octopus, Lagarto e a Gata Negra.
Mas pouco tempo depois, o premiado escritor Michael Chabon foi contratado para reescrever a história de Homem-Aranha 2 e ele logo transformou apenas o Doutor Octopus no vilão. Nesta primeira versão de Chabon, Peter Parker só deixaria de morar com Harry Osborn no meio do filme, após notar que a obsessão do amigo com o Homem-Aranha só piorava.
No entanto, a grande mudança promovida por Chabon ocorreu no Doutor Octopus. O escritor apresentou uma versão jovem de Otto Octavius, que teria a mesma idade de Peter Parker e se tornaria um interesse amoroso de Mary Jane, que também começaria a se interessar por ele.
Além disso, o cientista só ganharia seus famosos braços mecânicos na parte final do filme e os usaria pela primeira vez em um encontro com Mary Jane, o que a assustou profundamente.
Outra grande mudança promovida por Chabon é que Octavius seria um dos responsáveis pela criação das aranhas que deram a Peter Parker seus poderes, e ainda criou um chip para inibir essas habilidades.
Peter, que estava cansado de ser o Homem-Aranha, decidiu usar um desses chips e essa seria, de início, a explicação da perda de seus poderes. Mais tarde, decidiu remover o chip para voltar a viver o herói.
Sam Raimi e o roteirista Alvin Sargent viram esta versão do roteiro e promoveram algumas mudanças. Eles ainda aproveitaram muita coisa criada por Chabon, mas optaram por mudar bastante o Doutor Octopus e o transformaram em um cientista mais velho que seria mentor de Peter Parker.
Apesar disso, muita coisa criada por Chabon foi aproveitada para a versão final do filme, como a famosa cena do trem, Octavius afundando com a bola de energia criada pela fusão do trítio e Harry descobrindo os equipamentos do Duende Verde do seu pai dos momentos finais de Homem-Aranha 2.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!