Muita gente ainda está em choque com a notícia de que o Homem-Aranha não será mais parte do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), por conta da quebra do acordo entre Marvel/Disney e Sony, que tem os direitos do herói nos cinemas. Enquanto os fãs ainda tentam digerir isso, vários questionamentos já surgiram sobre o futuro do herói.
Com isso em mente, confira abaixo 10 perguntas sem resposta sobre a saída do Homem-Aranha do UCM.
A Sony fará um reboot ou uma continuação do Homem-Aranha?
Desde que a bomba foi jogada no colo do público, a seguinte pergunta já está na mente de muita gente: afinal, será que a Sony irá fazer um novo reboot do Homem-Aranha ou encontrará uma forma de continuar com a história do herói no UCM?
Sim, ainda é muito cedo para precisar o que deve acontecer com o personagem a partir de agora (afinal, a notícia foi divulgada na última terça-feira). Mas a primeira opção ainda é a melhor. Vale lembrar que a Sony já está desenvolvendo um universo de personagens relacionados ao herói. A ideia do reboot (apesar de se tratar do terceiro reinício do Cabeça de Teia nos cinemas) permite que ele seja introduzido nesse novo universo.
Já tentar fazer uma continuação de Longe de Casa será bem complicada, pois todas as ligações com o UCM teriam de ser cortadas, o que pode resultar em um filme confuso e cheio de inconsistências.
Tom Holland ainda continua no papel?
O Homem-Aranha do ator Tom Holland pode não ser tão querido assim por algumas pessoas, mas já nos acostumamos a vê-lo interpretando o amigo da vizinhança. Só que o anúncio da quebra do acordo já nos faz imaginar se ele ainda continua no papel.
Mantê-lo ainda é a opção mais fácil para a vida da Sony. No entanto, essa questão também depende de duas coisas: se um novo filme será um reboot ou uma continuação e se Holland ainda está disposto a continuar no papel.
Agora, se você não gosta do Homem-Aranha do jovem ator, com certeza já está torcendo para que um novo nome seja escolhido.
O que acontecerá com Ned, MJ e os demais personagens?
Com o anúncio da quebra do acordo, não é só a permanência de Tom Holland que fica em cheque: e como fica a vida dos demais personagens relacionados ao herói?
Por exemplo, um personagem que roubou a cena nos dois filmes solo do herói no UCM foi Ned, o grande amigo de Peter Parker. Quem também se destacou foi MJ, que acabou se tornando namorada do herói no final de Longe de Casa. Sem contar outros nomes, como Flash Thompson e a Tia May.
E agora, como que ficam a vida dessas figuras? Será que elas serão integradas na Sony ou deixarão de existir? Essa é uma dúvida que deve persistir por algum tempo.
As cenas pós-créditos de Longe de Casa serão ignoradas ou resolvidas?
O anúncio também já fez muita gente perguntar o seguinte: afinal, será que as cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa serão resolvidas um dia? Ou elas serão completamente ignoradas pela Marvel?
Todos vimos que o herói teve sua identidade revelada para o mundo graças ao vilão Mysterio e J. Jonah Jameson, uma grata surpresa da primeira cena-pós-créditos, e sua reação já deu a entender que isso pode lhe trazer problemas. Mas agora, fica a dúvida se ela pode ser resolvida de alguma forma sem a presença do herói na franquia.
Já a segunda cena pós-créditos, por ter mais relação com o UCM como um todo, não será um grande problema e pode ser solucionada com maior facilidade.
E como fica a história do Universo Marvel sem o Homem-Aranha?
O UCM, como um todo, também deve ser afetado por conta da decisão. Por exemplo, não é besteira imaginar que a Marvel planejava transformar o Homem-Aranha em um dos principais personagens da franquia, já que o Homem de Ferro morreu e o Capitão América é um senhor de idade.
E agora, como fica essa questão? A história do UCM, que é planejada com cuidado e com antecedência pela Marvel, pode ter de passar por pequenas mudanças sem a figura do herói, o que pode se tornar uma pequena dor de cabeça.
Mas no fundo, a franquia ainda é capaz de sobreviver sem o herói e vice-versa. Vamos ver como que isso pode se desenrolar.
A Marvel já pensa em um “substituto?”
Ainda com relação ao item anterior, a ausência do Homem-Aranha, com certeza, será muito sentida. E será que a Marvel já não teria uma carta guardada na manga, como um “substituto”, caso novas negociações falhem?
Usamos as aspas na palavra por um motivo: como os personagens relacionados ao herói estão com Sony, pode esquecer uma aparição de Miles Morales ou da Spider-Gwen no lugar de Peter Parker, por exemplo. Assim, esse substituto teria de ser simbólico.
E opções existem, como o Nova de Sam Alexander, o Rapaz de Ferro ou a Coração de Ferro (que também seriam “substitutos” do Homem de Ferro), Noh-Varr/Marvel Boy, Miss America, entre outros heróis adolescentes (em especial os que fazem parte dos Jovens Vingadores nos quadrinhos).
Sim, eles não são populares como o amigo da vizinhança, mas poderiam assumir seu lugar por também serem jovens.
Quando que a Marvel vai se pronunciar?
Essa bomba foi jogada no colo dos fãs e da imprensa na tarde de terça-feira (20) e a Sony logo se pronunciou a respeito do assunto e deu sua versão da história. Mas dois dias já se passaram e nada de a Marvel comentar a quebra do acordo.
E qual seria o motivo desta demora? Será que ela ainda está pensando no que falar? A repercussão da notícia foi tão grande que ela está esperando a poeira baixar? Ou existe alguma coisa que a impede de se pronunciar, pelo menos agora?
Só esperamos que ela não ignore o assunto. Afinal, isso seria um desrespeito dos grandes com os fãs, que fizeram o UCM se tornar a franquia cinematográfica mais rentável da história do cinema.
Ainda há a esperança de um novo acordo?
Apesar da revolta e chateação de muitos fãs, ainda há esperança. Algumas informações divulgadas desde o anúncio afirmam que existem maneiras de o acordo ser retomado por Marvel/Disney e Sony. Que inclusive, já declarou que tem, sim, interesse em continuar com ele.
Conforme abordado pelo Ei Nerd, as duas empresas têm a perder com a quebra do acordo, principalmente a Marvel, que fica sem a presença de seu herói mais popular no seu poderoso universo cinematográfico. E se levarmos em conta a repercussão da notícia, as duas partes podem retomar as conversas por conta da reação dos fãs. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos desta história.