Fãs de Homem-Aranha já podem prestar suas condolências, porque chegaram ao fim, pelo menos até o momento, as chances do Amigão da Vizinhança aparecer no Universo Cinematográfico Marvel (UCM).
Em entrevista à Variety, o CEO da Sony Pictures, Tony Vinciquerra, garantiu que o fim do acordo é oficial. “No momento, as portas estão fechadas”, afirmou ele, que elogiou os resultados da parceria para os filmes do Cabeça de Teia.
“Tivemos uma grande jornada (com Kevin Feige) nos filmes do Homem-Aranha. Tentamos ver se havia uma maneira de fazer isso funcionar”, explicou Vinciquerra.
“O pessoal da Marvel é incrível, temos um respeito imenso por eles, mas por outro lado também temos pessoas incríveis no nosso time. Kevin não fez todo o trabalho”, completou.
Agora, a Sony planeja montar seu próprio universo cinematográfico baseado no Amigão da Vizinhança. “Homem-Aranha estava bem antes dos filmes atuais, mas ficou melhor depois deles, e agora temos o nosso próprio universo. Ele vai se sair muito bem como um personagem individual”, disse Vinciquerra. “Acho que somos capazes de fazer o que temos que fazer aqui”.
Vinciquerra ainda informou que, além da sequência de Venom, a Sony tem planos de desenvolver “cinco ou seis” produções televisivas inspiradas em personagens relacionados ao Homem-Aranha.
Apesar de tudo isso, o CEO da Sony mencionou que “a vida é muito longa” ao cogitar voltar a abrir as portas para a Disney no futuro. A esperança é a última que morre.
Homem-Aranha: Sony vs. Marvel
A Marvel Studios, representada pela figura do CEO Kevin Feige, não produzirá nenhum filme do Homem-Aranha futuramente – o que indica a saída do personagem do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O motivo alegado é a impossibilidade da Disney, que possui os direitos da editora, e a Sony, que detém a autorização para retratar alguns personagens nos cinemas, em firmar um novo acordo.
A apuração indicou que a grande discórdia está em termos de cofinanciamento: a Disney quer 50% de participação, enquanto a Sony quer manter os termos recentes, que estipulam 5% para a Casa do Mickey Mouse. Fontes apontam que Kevin Feige e Marvel Studios estão “praticamente excluídos” do envolvimento com o universo do Homem-Aranha nos cinemas.
O texto diz que outros dois filmes do Homem-Aranha estão sendo desenvolvidos com o diretor Jon Watts e o ator Tom Holland, que interpreta o herói na atual versão cinematográfica. As produções seguirão consideradas, mas não terão o envolvimento de Kevin Feige.
Embora a Disney tenha adquirido a Fox – e os direitos de todos os personagens da Marvel que estavam com a empresa –, Kevin Feige gostaria de seguir trabalhando com o Homem-Aranha, um dos personagens mais populares (senão o mais) da editora. A Sony, por sua vez, parece ignorar que Feige esteve a frente da construção do imponente UCM, ao qual o Cabeça de Teia foi inserido nos últimos anos. Não à toa, ele é o produtor dos filmes de maior bilheteria da história do cinema (Vingadores: Ultimato) e da trajetória da Sony (Homem-Aranha: Longe de Casa).
A Sony se manifestou através de um comunicado lamentando o fim do acordo, mas culpando a agenda de Kevin Feige como o principal motivo para retirar o persongem do UCM. A justificativa do estúdio é que Feige agora estaria envolvido com as novas aquisições da Disney, se referindo às antigas propriedades da Fox que devem ser incorporadas, como o Quarteto Fantástico e os X-Men.
Conforme destacado anteriormente, o planejamento da Sony continua sem Kevin Feige e Marvel Studios. Além dos filmes do Homem-Aranha, a sequência de Venom segue em produção, além do longa de Morbius com Jared Leto), Kraven O Caçador e Silver & Black.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!