A franquia Dragon Ball possui uma série de transformações, sendo a mais famosa delas o Super Saiyajin. Mas outra que também se tornou muito popular foi o Instinto Superior, que deu as caras em Dragon Ball Super e fez Goku ficar ainda mais poderoso.
Se você sempre quis entender mais coisas a respeito dessa transformação, confira abaixo uma explicação a respeito do Instinto Superior.
O que é o Instinto Superior?
O Instinto Superior (que se chama, em japonês, Migatte no Gokui) não se trata, exatamente, de uma transformação, mas sim de um estado mental muito raro e difícil de se alcançar, o que inclui até mesmo os deuses de Dragon Ball.
Aquele que consegue despertar esse estado mental ganha a habilidade de reagir a qualquer ameaça sem a necessidade de tomar ciência dela e se defender. Em outras palavras, seu usuário se defende golpes de seus oponentes de uma maneira “automática”, pois o corpo reage sem a necessidade de o lutador ter de pensar em algum tipo de defesa
De qualquer forma, o anjo Whis já deixou claro que a técnica não é 100% perfeita e seu usuário ainda está suscetível a alguns tipos de perigo.
Para alcançar o Instinto Superior, o usuário precisa estar com a mente “vazia” de pensamentos e abandonar qualquer tipo de distração que impeça seu corpo de conseguir essa reação natural para desviar de golpes “automaticamente”. No anime de Dragon Ball Super, Whis ainda afirma que é preciso quebrar uma espécie de “concha autolimitadora” para que o forma seja despertada por completo.
Ainda segundo o anjo, realizar qualquer tipo de ataque quando se usa o Instinto Superior é difícil. O motivo é que praticamente qualquer lutador pensa antes de atacar, o que diminui seu tempo de execução e pode se tornar um problema neste estado.
Whis também afirmou que por conta dessas questões, Vegeta não seria capaz de despertar a técnica, por conta do seu estilo de luta. O próprio saiyajin já admitiu que, provavelmente, ele não conseguirá usar o Instinto Superior.
O anime também deixou claro que a técnica pode ser um grande perigo para mortais que não passarem pelo treinamento com um deus ou um dos anjos. O motivo é que, igual ao uso exagerado do Kaioken, o usuário não pode usar o Instinto Superior por mais do que alguns minutos, já que ele faz o corpo do usuário ir muito além de seus limites.
E quem já usou o Instinto Superior?
O primeiro personagem de Dragon Ball Super que usou o Instinto Superior foi Whis, que utilizou a técnica enquanto treinava Goku e Vegeta. No mangá, Beerus também conseguiu utilizá-la.
Mas, claro, o Instinto Superior se tornou conhecido pra valer após Goku o despertar durante sua luta contra Jiren no Torneio do Poder de Dragon Ball Super, após um golpe poderoso do integrante da Tropa do Orgulho. Já no mangá, ele despertou a técnica de uma maneira diferente, depois de escutar algumas palavras do Mestre Kame e sem sofrer essa ataque do seu oponente.
Também vale lembrar que mangá deu a entender que existe mais alguém, além dos personagens citados acima, que é capaz de usar a forma. Em breve, teremos uma resposta
Formas do Instinto Superior
Instinto Superior incompleto
Quando Goku despertou o Instinto Superior, descobrimos que, ao menos para o protagonista da série, ela é dividida em duas formas, que vamos chamar de “incompleta” e “completa.”
Na forma incompleta, o cabelo de Goku fica mais um pouco mais espetado, seus olhos ganham uma coloração prateada, sua aura que mistura as cores prata, azul e roxa e continua ao seu redor mesmo quando não está concentrando energia. Sua voz também fica com um tom mais sério, da mesma forma que no Super Saiyajin 3.
No mangá, Goku também aparentou ficar um pouco mais magro que o normal, da mesma forma que o Deus Super Saiyajin.
Mesmo neste forma, Goku já mostrou ser capaz desviar de ataques de forma inconsciente e foi assim que ele derrotou Kefla (a fusão de Caulifla e Kale), ao usar um kamehameha para desviar de um ataque da guerreira e em seguida, jogá-la para fora da arena de combate.
Além disso, acredita-se que ela já é mais poderosa que o kaioken elevado 20 vezes na forma do Super Saiyajin Azul.
Instinto Superior Completo
Essa é a forma “completa” do Instinto Superior, que Goku despertou em sua segunda luta contra Jiren no Torneio do Poder. Ela possui as mesmas características da anterior, com a diferença de que o cabelo do protagonista ficou completamente prateado.
Neste estado, Goku fica ainda mais poderoso que na forma anterior, ao ponto do próprio Beerus admitir que o saiyajin se tornou mais forte do que ele, um Deus da Destruição.
Com a técnica aperfeiçoada, Goku conseguiu, pela primeira vez, levar vantagem em seu duelo contra Jiren. No entanto, quando estava perto de derrotá-lo, descobriu uma de suas fraquezas: por causar um estresse muito grande e várias dores em seu corpo, o protagonista não conseguiu manter a transformação e acabou voltando ao normal.
Por conta disso, teve de, ironicamente, se aliar a Freeza para poder derrotar Jiren de uma vez por todas.
Por fim, vale lembrar que Goku voltar a despertar o Instinto Superior completo no anime promocional Dragon Ball Heroes, quando lutou contra Kamioren.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!