it a coisa capa

It – A Coisa: os principais Easter Eggs e referências do filme

O filme It – A Coisa, adaptação da obra do autor Stephen King, já pode ser considerado um verdadeiro sucesso. O longa já quebrou recordes de bilheteria, arrecadando, até o momento, USS$ 376 milhões, além de ser bem recebido pelo público e crítica.

Quem já conhece a obra de Stephen King, pode ter percebido que existem diversos Easter Eggs dentro do filme, sejam em referência ao livro, cultura pop e os demais trabalhos do popular escritor. Confira alguns deles abaixo:

Boneco de Pennywise

it a coisa 1

Após os membros do Losers’ Club se perderem na casa abandonada, Richie se encontra no pior lugar possível: um quarto cheio de bonecos de palhaço. Mas se você olhar atentamente, verá um em especial: o Pennywise da série de TV, lançada em 1990, que foi interpretado pelo ator Tim Curry.

Mãos de lobisomem

it a coisa 2

No livro e na série de TV, o maior medo de Richie são lobisomens. Então, naturalmente, essa é a forma que a Coisa utiliza para conseguir amedrontá-lo. E apesar de não termos visto um lobisomem uivando no filme, há uma cena rápida em que é possível ver rapidamente a criatura.

Enquanto que o monstro avança em Eddie, Bill, Richie e Beverly na casa abandonada, é possível ver garras de lobisomem saindo das luvas do palhaço. Foi algo breve, mas ainda assim o suficiente para assustar.

Camiseta da Tracker Bros.

it a coisa 3

Quando Eddie, Richie e Bill vão procurar por Georgie nos esgotos, ainda no início do filme, é possível ver que Bill está usando uma camiseta verde com o logo oval de uma empresa.

Se você leu o livro, entenderá esse easter Egg de It – A Coisa. Olhe atentamente e veja que essa logo é da empresa Tracker Bros. Na obra original de Stephen King, essa é uma companhia conhecida na cidade de Derry, e também a fábrica onde o Eddie, já adulto, encontra Pennywise após retornar para a cidade.

Camiseta em referência a Christine

it a coisa 4

Se você é fã dos livros de Stephen King, também entenderá esse Easter Egg. Há uma cena em que Eddie está utilizando uma camiseta com a estampa de um carro bravo. Se achou isso familiar, você provavelmente leu Christine, obra lançada em 1983 pelo autor, que tem como enredo um carro assassino que, aparentemente, possui vida.

Camiseta da Freese’s

it a coisa 5

Mais um Easter Egg de It – A Coisa que é relacionado à vestimentas. Se já não bastassem os dois exemplos citados acima, há um momento em que é possível ver Richie utilizando uma camisa com a logomarca Freese’s. Essa era uma antiga loja de departamentos que funcionou na cidade de Bangor, no estado de Maine, nos Estados Unidos, de 1892 a 1985. Mas qual é o Easter Egg aqui?

Muito simples: além da Freese’s também ser mencionada no livro, a cidade de Bangor é um dos locais em que Stephen King reside. Uma homenagem ao autor da obra original? Pode apostar que sim.

Bicicleta prateada

it a coisa 6

Você pode nem ter prestado atenção às bicicletas que as crianças utilizaram como meio de transporte em It – A Coisa. Mas uma delas, em particular, merece algum destaque: a bicicleta prateada de Bill.

No livro, essa bicicleta é responsável por salvar duas vidas: uma na década de 50, após Bill utilizá-la para salvar Eddie de um ataque de asma, e depois na década de 80, quando o Bill adulto anda em meio ao tráfego de veículos em uma rua movimentada para salvar sua esposa.

O mural da Gangue Bradley

it a coisa 7

Os produtores de It – A Coisa se preocuparam com certos detalhes, como você já pode ter notado. E outro que vale ser citado é o mural em referência a Gangue Bradley.

No livro, a Gangue Bradley era um grupo de foras da lei que foram mortos pelos cidadãos de Derry em 1929, ano que marcou a última aparição de Pennywise antes de ele assombrar os membros do Losers’ Club. Foi uma excelente referência ao material original.

As Luzes da Morte

it a coisa 8

No livro, é explicado que Pennywise é um antigo ser cósmico que surgiu antes da existência e entrou em nosso universo a partir do chamado “Macroverso”. Ele, na verdade, não é um palhaço, só que palhaços são ótimos para assustar e chamar a atenção de crianças, então é mais fácil assumir essa forma. A Coisa, na realidade, é algo chamado de “Deadlights” (Luzes da Morte), que é uma forma de energia arcaica extremamente poderosa. Não há nenhuma menção a ela no filme, mas é rapidamente vista.

Após Pennywise raptar Beverly e leva-la até os esgotos, a garota consegue ver essas luzes no interior da garganta do palhaço, e logo em seguida, entrou em coma e começou a flutuar. Para quem não conhece o livro, foi um momento estranho, mas quem já o leu, entendeu tudo o que aconteceu.

Ainda não sabemos se o lado cósmico de Pennywise será abordado na sequência de It: A Coisa, mas de qualquer forma, foi um Easter Eggs que os fã de carteirinha adoraram ver.

Pais ausentes

it a coisa 9

Conforme visto no início de It – A Coisa, Derry instituiu um toque de recolher após o desaparecimento de Georgie Denbrough, Betty Ripsom e outras crianças. Então, elas precisam estar em casa às 7 da noite. Mas parece que os pais da cidade de Derry não estavam lá muito preocupados com o que estava ocorrendo.

Quando o pai de Bill rasga toda sua investigação na garagem e avisa ao filho que ele precisa superar a morte de Georgie, é uma clara menção ao fato de que muitos pais, no livro, preferiram ignorar e esquecer o passado sombrio da cidade.

A única pessoa que parece compreender os perigos de Derry é o avô de Mike, enquanto que os demais continuavam a fazer de conta que estava tudo bem. De fato, além do Senhor Hanlon e os pais de Bill, as demais figuras paternais do longa apenas causaram mais problemas para seus filhos.

A esquina

it a coisa 10

Outra referência interessante ao material de origem são as localizações da viagem de Georgie, enquanto ele perseguia seu barco de papel. A câmera parece dar atenção às placas das ruas, especialmente quando ele está chegando à esquina das ruas Jackson e Witcham, que é muito citada no livro.

A ordem de saída

it a coisa 11

Quando os membros do Losers’ Club se separaram, Stan foi o primeiro a ir embora e Eddie, o segundo. Se você leu o livro, sabe que essa também é a ordem em que os dois encontram seu destino final quando adultos.

ATENÇÃO: possíveis spoilers da sequência do filme. Stan ficou tão perturbado com o retorno da Coisa que ele acabou se suicidando. Já Eddie retornou a Derry para ajudar a derrotar o inimigo, mas acabou sendo morto antes da Coisa ser derrotada definitivamente. Essas são histórias para o Capítulo Dois, mas os produtores não tiveram medo em dar algumas pistas do que está por vir. Fim dos spoilers.

O livro de Beverly

it a coisa 12

No quarto de Beverly, é possível ver uma cópia do livro A Princesa e o Sapo, que ficou famoso por contar a história da princesa que beija um sapo, quebra um feitiço e ele se transforma em príncipe. Se considerarmos que o coma de Beverly só é quebrado após um beijo de Ben, há um grande significado em ter escolhido essa obra para a cena.

O retorno de Freddy Krueger

it a coisa 13

Tanto a série de 1990 quanto o filme de 2017 respeitaram as épocas em que foram retratados.

Na série de 1990, as crianças vão até o cinema assistir o filme clássico “I Was a Teenage Werewolf” (Eu era um lobisomem adolescente), de 1957, antes de seu encontro com Pennywise na forma da criatura. Já no filme deste ano, é possível ver que o título em destaque, na época, era A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy.

Pode ser apenas uma colocação histórica, pois o longa se passa em 1989 (mesmo ano em que A Hora do Pesadelo 5 foi lançado). Só que também é uma referência ao fato de que o diretor, Andy Muschetti, considerou colocar Freddy Krueger como uma das formas de Pennywise, para incluir elementos da cultura pop.

Muschetti afirmou, posteriormente, que desistiu da ideia após considerar que a participação de Freddy seria uma espécie de “metalinguagem”. Mas de qualquer, forma, ainda fez uma breve homenagem a um dos ícones do horror.

Ano de lançamento

it a coisa 14

Pode ser apenas uma coincidência, mas o ano de lançamento de It – A Coisa já se tornou algo significativo para os fãs. Como a série de TV foi exibida em 1990, o lançamento do longa, em 2017, significa que se passaram exatos 27 anos desde a primeira adaptação da obra, seja nas telonas ou telinhas. É o mesmo período de tempo que Pennywise fica adormecido até acordar de novo.

É bem provável que não tenha sido algo intencional, por conta de todo o processo de produção do filme, que enfrentou alguns problemas. Mas o fato de ser lançado exatos 27 anos após a primeira adaptação ainda possui um grande significado para os fãs.

Fonte: Looper

Deixe seu voto

16 points
Up Down

Votos totais: 18

Up: 17

Porcentagem de upvotos: 94.444444%

Down: 1

Downvotes percentage: 5.555556%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

the walking dead-carl capa
Personagem importante morrerá em The Walking Dead; entenda por quê
x-men fênix negra-capa
6 razões para ficar animado com X-Men: Fênix Negra
vingadores guerra infinita-trailer capa
Vingadores: Guerra Infinita: o Capitão América criou os Vingadores Secretos?
flash- e legends capa
9 perguntas sobre o futuro das temporadas de Flash e Legends of Tomorrow
os novos mutantes trailer
Os Novos Mutantes ‘tem um lado de terror’, revela Alice Braga
will smith
‘Eu deveria morar aqui no Brasil’, diz Will Smith na Comic Con
fernanda montenegro comic con experience ccxp
Comic Con Experience celebra trabalho de Fernanda Montenegro, fã de HQs
a forma da água globo de ouro
Globo de Ouro 2018: A Forma da Água é o destaque; veja indicados
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
(Foto: Jonathan Alcorn/Bloomberg)
Stan Lee revela que Homem-Aranha quase não existiu
deadpool-justiceiro
Deadpool dá um beijo no Justiceiro em nova HQ dos Defensores
ryan reynolds detetive pikachu pokémon
Ryan Reynolds estará em Detetive Pikachu, filme de Pokémon
my hero academia
Primeiro filme do anime My Hero Academia será lançado em 2018
Naruto to Boruto
Boruto vai mostrar semelhanças do personagem principal com Naruto
freeza saiyajins
Criador de Dragon Ball fala sobre a relação entre Freeza e os Saiyajins
The Legend of Zelda Breath of the Wild
Zelda: Breath of the Wild é eleito Jogo do Ano no Game Awards 2017; veja vencedores
mega man 11
Capcom anuncia Mega Man 11 e relançamentos da franquia
darksiders 2 deathinitive playstation 4 ps4 playstation plus ps plus
Veja os jogos gratuitos da PlayStation Plus em dezembro
DmC- Devil May Cry
Vazamentos podem ter revelado detalhes de Devil May Cry 5