A lista de inimigos do Homem-Aranha é grande e variada, e um deles sempre foi uma pedra em seu sapato mesmo sem ter algum tipo de superpoder: J. Jonah Jameson. O dono do Clarim Diário sempre foi conhecido por detestar o herói e usar seu jornal para tentar acabar com a reputação do amigo da vizinhança.
Nos cinemas, as duas versões de J. Jonah Jameson, também chamado de JJJ, foram vividas pelo ator J.K Simmons: uma na trilogia de Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire e a outra no Universo Cinematográfico Marvel (UCM).
Se você sempre quis conhecer melhor o chefe do Clarim Diário, confira abaixo um resumo de sua história.
Breve história de J. Jonah Jameson
Origens
John Jonah Jameson era filho de Betty Jameson e foi criado com seu tio e padrinho David, um condecorado veterano do exército americano que abusou de JJJ na infância. Por conta disso, o personagem tinha o costume de dizer que “ninguém é um herói todo dia da semana” e “até mesmo os heróis de verdade não são heróis o tempo todo.”
Quando adolescente, os principais interesses de J. Jonah Jameson eram boxe e fotografia. Um dia, durante o ensino médio, decidiu enfrentar três estudantes que tinham o costume de praticar bullying contra ele, o que impressionou a colega Joan, que anos depois, se tornou sua esposa.
J. Jonah Jameson iniciou sua carreira de jornalista como repórter do Clarim Diário. Durante a faculdade, iniciou sua famosa rivalidade com o colega Barney Bushkin, que anos depois, se tornou chefe do Daily Globe, grande rival do Clarim Diário.
Após algum tempo, JJJ conseguiu se tornar o dono do Clarim Diário por conta dos ganhos que teve ao longo dos anos e a herança de sua família. Ele ajudou a revitalizar o jornal e mudou sua sede para um edifício em Manhattan, que até se tornou conhecido como o Edifíco Clarim Diário.
Algum tempo mais tarde, Joan morreu de causas não reveladas. Ela e JJJ tiveram apenas um filho, John, que se tornou astronauta da Nasa.
Por muito tempo, J. Jonah Jameson usou seu jornal para apoiar grupos minoritários e o movimento de direitor civis dos Estados Unidos e enfrentar o crime organizado de Nova York. Tanto que o Rei do Crime chegou a ordenar sua execução e JJJ quase foi morto em uma ocasião. Mesmo assim, não se intimidou e continuou com sua cruzada contra criminosos.
Homem-Aranha
Assim que o Homem-Aranha surgiu, JJJ logo se tornou conhecido por seus ataques contra o herói, a partir de artigos de opinião e editoriais publicados pelo Clarim Diário, justamente com o intuito de manchar a reputação do herói.
Essa “birra” de JJJ contra o herói ficou ainda mais evidente no dia em que o Homem-Aranha salvou John, seu filho, de um acidente com um módulo espacial. Ao invés de agradecê-lo, usou seu jornal para afirmar que o herói foi o responsável pelo incidente e fez isso para se promover.
Pouco tempo mais tarde, JJJ contratou um jovem Peter Parker para ser o fotógrafo de seu jornal, sem saber que ele e o Homem-Aranha eram a mesma pessoa.
J. Jonah Jameson já chegou a admitir que detesta o Homem-Aranha por ser um herói que se sacrifica pelos demais, coisa que ele nunca fez (outras explicações para sua “birra” já foram retratadas ao longo dos anos). Ainda assim, continuou em sua jornada para tentar incriminar e acabar com a reputação do amigo da vizinhança, o que já até incluiu recompensas para desmascará-lo.
Apesar de seu ódio do Homem-Aranha, Jameson já deixou claro que tolera heróis que trabalham ao lado do governo, como é o caso do Capitão América, por exemplo, deixando claro que também não gosta do amigo da vizinhança por atuar mais como um vigilante.
O personagem também parece apoiar os mutantes Marvel, pois já usou o Clarim Diário para atacar um candidato à presidência dos Estados Unidos chamado Graydon Creed, que tinha uma agenda antimutante.
Com o passar do tempo, Jameson se envolveu em algumas histórias de destaque. Por exemplo, ele teve envolvimento na criação do vilão Escorpião (o que fez abandonar o posto de editor-chefe do Clarim Diário, após ser chantageado pelo Duende Macabro) e de robôs para derrotar o Homem-Aranha; se casou com Marla Madison e adotou Mattie Franklin, uma das versões da Mulher-Aranha, e chegou a morrer em um acidente de carro, mas tudo não passava de uma armação de Mysterio.
Homem-Aranha desmascarado
Durante a famosa história da Guerra Civil, J. Jonah Jameson pediu para seus empregados apoiarem o Ato de Registro de Super-humanos, justamente por conta da postura que o Clarim Diário sempre teve em relação ao Homem-Aranha.
O herói foi persuadido a se desmascarar e revelou para todo o planeta que ele e Peter Parker eram a mesma pessoa. Jameson ficou em choque com ao descobrir que um dos seus empregados era o Homem-Aranha e desmaiou.
A revelação fez JJJ se sentir traído e humilhado, já que ele sempre teve uma ligação próxima com Peter e comprava todas as fotos que ele tirava, mesmo aquelas que não gostava. Apesar de ver seu empregado apoiando o ato de registro, quis processá-lo por fraude e queria que ele lhe devolvesse todo o dinheiro que pagou pelas fotos.
No entanto, isso não era possível, já que o governo deu anistia a Peter por seus atos anteriores como herói e por ter assinado o ato. Jameson também descobriu que seu filho estava casado com a Mulher-Hulk, o que o deixou ainda mais irado.
Quando Homem-Aranha passou para o lado liderado pelo Capitão América, Jameson ofereceu uma recompensa para quem capturasse Peter e ainda coagiu uma antiga namorada dele a escrever um falso testamento sobre ele.
No final da história, Jameson demitiu seu leal escudeiro, Robbie Robertson, que, enfim, o questionou sobre o tratamento deu ao Homem-Aranha ao longo dos anos. No entanto, Peter o convenceu a contratá-lo novamente.
Demais aparições
Em suas aparições seguintes nos quadrinhos da Marvel, JJJ sofreu dois ataques cardíacos, sendo que um foi causado pela venda do Clarim Diário sem o seu conhecimento.
Outra história de destaque em que apareceu foi na época em que ele conseguiu ser eleito prefeito de Nova York. Nesta época, chegou a trabalhar com o Homem-Aranha Superior (o Doutor Octopus que tomou o controle do corpo de Peter) e algum tempo mais tarde, teve de renunciar ao cargo.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!