As Joias do Infinito são um aspecto muito importante dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), não é mesmo? Todos já vimos que elas são muito poderosas e são poucos que conseguem manipulá-las sem sofrer grandes consequências.
Caso você não entenda tão bem assim do assunto, confira abaixo um guia a respeito das Joias do Infinito nos filmes da Marvel, o que inclui suas origens, poderes e donos.
Origens das Joias do Infinito
As origens da Joias do Infinito foram exploradas no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia. De acordo com as palavras do Colecionador, antes mesmo da criação do universo, existiam seis singularidades. Após o surgimento do universo, esses seres deram origem às seis Joias do Infinito, graças às Entidades Cósmicas. E cada joia refletia um aspecto diferente do universo: espaço, mente, realidade, poder, alma e tempo.
Em um passado muito distante, as Joias do Infinito chegaram a ser usadas pelos Celestiais como forma de julgar mundos e suas populações. Muitas civilizações acabaram dizimadas por esses seres.
No entanto, as Joias do Infinito eram poderosas demais até mesmo para os Celetiais, que com o passar do tempo, acabaram sendo destruídos por elas.
Os poderes e os donos das Joias do Infinito
Joia do Espaço
Unidade de contenção original: Tesseract
Donos: Odin, Caveira Vermelha, Howard Stark, Mar-Vell, Goose, S.H.I.E.L.D., Heimdall, Hela, Loki e Thanos.
Vamos começar pela primeira Joia do Infinito retratada no UCM. A Joia do Espaço ficava no interior do Tesseract, um cubo que permite qualquer pessoa manipular a joia sem sofrer grandes consequências.
O grande poder da joia é permitir ao seu usuário acesso qualquer lugar do universo, se ela for usada corretamente. Além disso, ela já foi utilizada para desenvolver armas e as mais variadas tecnologias, conforme visto em Capitão América: O Primeiro Vingadores, os Vingadores e Capitã Marvel. Sem sombra de dúvidas, foi a joia mais abordada nos filmes da franquia.
Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos conseguiu esmagar o Tesseract, pegar a joia em seu interior e colocá-lo na Manopla do Infinito.
Joia da Mente
Unidade de contenção original: Cetro de Loki
Donos: Thanos (antes de 2012 e atual dono), Loki, S.H.I.E.L.D., Hydra, Vingadores, Ultron e Visão.
A Joia da Mente estava originalmente dentro do Cetro que Loki recebeu de Thanos para invadir Nova York no primeiro filme dos Vingadores. Seu principal poder é dar ao seu usuário grandes habilidades mentais, como o poder de subjulgar outras mentes (como foi o que aconteceu com o Gavião Arqueiro e Erik Selvig), melhorar a inteligência e projetar a consciência de seu dono em um plano maior de existência.
Foi a Joia da Mente que deu a Wanda e Pietro Maximoff seus poderes, após experimentos realizados pelo Hydra com o Cetro em Vingadores: Era de Ultron. O vilão do segundo filme da equipe queria usar o poder da joia para fortalecer seu novo corpo. Ele foi parado pela equipe, e com a ajuda de Thor, nasceu o Visão.
O herói, infelizmente, acabou morrendo após Thanos remover a joia de sua testa e completar a Manopla do Infinito.
Joia da Realidade
Unidade de contenção original: Éter
Donos: Malekith, Bor, Jane Foster, Colecionador e Thanos
A Joia da Realidade é a mais bizarra de todas. Afinal, sua unidade de contenção original, o Éter, se trata de um estranho líquido vermelho e viscoso que funciona como o simbionte que permite Eddie Brock se transformar no Venom. Ou seja, ela meio que precisa de um “hospedeiro”. Seu principal poder é manipular a realidade, o que dá ao seu usuário grande força, durabilidade e influência a tudo que está em sua volta.
A Joia da Realidade era o grande desejo do vilão Malekith, que queria usá-la para dominar os Nove Reinos, mas foi parado por Thor e Jane Foster. Ela foi entregue para o Colecionador por ser muito perigosa. No entanto, Thanos foi até Luganenhum, residência do personagem, e a pegou em Guerra Infinita.
Joia do Poder
Unidade de contenção original: Orbe
Donos: O Celestial Eson, Guardiões da Galáxia, Ronan, Tropa Nova e Thanos
A Joia do Poder dá ao seu usuário a habilidade de manipular uma enorme quantidade de energia que pode ser usada para destruir um planeta inteiro. Thanos pediu a Ronan, o Acusador, que a pegasse para ele, em troca da destruição de Xandar. No entanto, ela foi pega antes pelo Senhor das Estrelas dentro de sua unidade de contenção, a Orbe.
Sabemos que ainda assim, Ronan conseguiu pegá-la e decidiu destruir Xandar, e depois, Thanos. Os Guardiões conseguiram pegá-la de volta e a usaram para matar o vilão.
Ao notarem que ela era muito poderosa, os Guardiões optaram por deixar a joia aos cuidados da Tropa Nova. No entanto, ela acabou dizimada por Thanos antes dos eventos de Guerra Infinita, se tornando a primeira joia conquistada pelo vilão.
Joia do Tempo
Unidade de contenção original: Olho de Agamotto
Donos: Agamotto, Cagliostro, Anciã, Doutor Estranho e Thanos
A Joia do Tempo ficava dentro do Olho de Agamotto, um colar criado por Agamotto, o primeiro Mago Supremo da história e ficou guardada por muito tempo em um pedestal em Kamar-Taj. Seu principal poder é dar ao seu usuário a habilidade de manipular o tempo a seu favor, seja revertendo ações antigas ou usá-la para ver o que irá acontecer no futuro.
O Doutor Estranho pegou o Olho de Agamotto e com a ajuda da Joia, derrotou Kaecillius e Dormammu em seu filme solo. Em Vingadores: Guerra Infinita, mostrou que aprendeu a controlar os poderes dela por completo.
Na parte final do filme, vimos que o Doutor Estranho deu a Joia do Tempo para Thanos como forma de poupar a vida de Tony Stark.
Joia da Alma
Unidade de contenção original: Santuário no planeta Vormir
Donos: Caveira Vermelha (no fundo, apenas guardião) e Thanos
A Joia da Alma foi a última a ser abordada no UCM e pouco se sabe sobre ela. De acordo com textos antigos de Wong, ela é mais perigosa de todas as Joias do Infinito. Gamora sabia a localização dela, mas só a revelou quando Thanos começou a torturar sua irmã Nebulosa.
Gamora e Thanos foram até o planeta, que tinha como guardião o Caveira Vermelha. Ele explicou que para colocar as mais na joia, o vilão teria de sacrificar a vida de alguma pessoa amada como moeda de troca. Thanos, então, jogou Gamora de um enorme penhasco, matando a Guardiã. Mas ao acordar, já estava com a Joia da Alma em mãos.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!