Justiceiro: 15 easter eggs e referências encontradas na série

A tão aguardada série do Justiceiro fez sua estreia na Netflix na última sexta-feira (17), depois de Frank Castle (Jon Bernthal) fazer sua primeira aparição na segunda temporada de Demolidor. Até o momento, a série foi elogiada pelos fãs e crítica, muito por conta de sua aproximação diferente das demais e toda a história e complexidade que envolve a história de um dos anti-heróis mais famosos dos quadrinhos.

Mesmo se tratando de uma série com temática mais adulta, existem diversos easter eggs e referências espalhados pelos 13 episódios da primeira temporada, seja em menção ao Justiceiro dos quadrinhos, outros personagens da Marvel ou elementos da cultura pop e outros filmes famosos.

Confira abaixo 15 easter eggs e referências encontradas na série do Justiceiro:

15) Pete Castiglioni

O Justiceiro-Easter Eggs1

Logo no primeiro episódio, é revelado que Frank Castle está se escondendo e mudou seu nome para Pete Castiglioni, além de ter começado a trabalhar na construção civil como forma de controlar sua raiva.

Pra quem é fã de carteirinha do Justiceiro, sabe que esse é o nome de família do anti-herói (Castle é uma forma americanizada de Castiglioni), conforme revelado em um quadrinho de 1985.

Isso também foi parte importante de outra história do personagem na década de 90, chamada de “The Sicilian Saga”, quando Frank se esconde na região da Sicília, na Itália, após matar o filho de um político corrupto.

14) Moby Dick

Justiceiro-Easter Eggs2

O fato de Frank pegar emprestado o famoso livro Moby Dick de Curtis não chega a ser um acidente, já que a obra conta a história de um homem cego por uma vingança pessoal. E o Capitão Ahab poderia ser muito bem Frank Castle: o estado mental dos dois não está lá essas coisas e eles gostam de caçar e matar.

O conhecimento do Justiceiro sobre literatura clássica, por incrível que pareça, não chega a ser uma surpresa, apesar de sua brutalidade. Quando Billy faz graça com Frank no flashback de Kandahar, é uma referência à história “The Tyger” dos quadrinhos, que foca os primeiros dias do anti-herói, quando ele ia a aulas para discutir e declamar poesias.

13) Agente Laranja

Justiceiro-Easter Eggs3

Apesar de William Rawlins não ser o mesmo personagem, existe um Agente Laranja nos quadrinhos – um agente da S.H.I.E.L.D. vilanesco que atende pelo nome de Roger Goshaw.

Enquanto isso, Rawlins é outro personagem que vem dos quadrinhos e fez seu debute no famoso quadrinho Punisher Max. Ele era um agente da CIA corrupto que queria destruir Frank, usando tudo que tinha a disposição na agência para derrotar o anti-herói. Ele aparenta ter sintomas de estresse pós-traumático e os abusos de poder vistos no decorrer da série podem ter contribuído para que ganhasse o nome de Agente Laranja.

Veja também:  Tom Hiddleston fala sobre possibilidade de Loki estar vivo no UCM

Também é um pouco difícil de ignorar uma clara referência a Game of Thrones no momento em que Rawlins é morto (lembra bastante a morte de Oberyn Martell nas mãos do Montanha), além do próprio Justiceiro ter feito isso nos quadrinhos.

12) Nascido para Matar

Justiceiro-Easter Eggs4

A mensagem antiguerra do Justiceiro (ou, pelo menos, contra os abusos militares) não estaria completa sem uma referência a um dos primeiros filmes a abordar esse assunto: Nascido Para Matar, lançado em 1987 e dirigido por Stanley Kubrick.

Durante o flashback da Operação Cerberus, Billy faz uma pergunta um pouco familiar durante o briefing: “Então, isso significa que Ann-Margret não virá?”

É exatamente uma frase dita em uma das cenas de Nascido para Matar, que também tem a intenção de fazer piada com liderança.

11) Referência à Viúva Negra

Justiceiro-Easter Eggs5

Dentro da série, não existem grande referências ao Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). A torre dos Vingadores chega a aparecer rapidamente em um momento, só que ela está desativada de qualquer forma, mas não deixa de ser uma referência bacana.

Além disso, existe outra referência com relação à Viúva Negra no episódio 6, quando Lewis Wilson mata o veterano impostor O’Connor. Em sua casa, em cima de sua TV, existe uma pilha de fitas VHS, e uma delas possui o nome de “Black Widow” (Viúva Negra em inglês).

Sim, é possível ver que a fita se trata do filme O Mistério da Viúva Negra, de 1987, estrelado por Debra Winger e Theresa Russell, mas no fundo, não deixa de ser uma clara referência a Natasha Romanoff.

10) Retalho

Justiceiro-Easter Eggs6

Assim que Billy Russo apareceu na série, os fãs dos quadrinhos já sabia muito bem o que aconteceria com ele. Na obra original, ele era um assassino conhecido como The Beaut, que acabou sendo desfigurado por Frank e ficou com o rosto cheio de marcas e cicatrizes.

Já a série optou por introduzí-lo como um amigo de Frank que se transforma em um sujeito que se beneficia com lucros obtidos pela guerra, mas também terminou com o rosto desfigurado no episódio final, por cortesia de Frank.

Outra pequena referência é quando Curtis se refere a Billy Russo como “uma homem de riquezas e bom gosto”, em menção a um verso da música “Sympathy for the Devil”, do Rolling Stones.

Veja também:  Por que a mãe do Demolidor virou uma freira? Entenda

9) O escritório de Karen

Justiceiro-Easter Eggs7

Você pode estranhar que não existiam qualquer indícios da invasão de Loki e dos Chitauri em Os Vingadores dentro das séries da Marvel, mas pode mudar de ideia. O motivo é que dentro do escritório de Karen, existem diversos recortes de jornais que retratam a batalha dos Vingadores contra os invasores alienígenas na Big Apple.

Nós conseguimos ver esses recortes no episódio 9, após Lewis enviar uma carta ameaçadora para Karen, que ela manteve guardada em homenagem a Ben Urich, que a ajudou a denunciar os crimes que estavam acontecendo em Nova Iorque e acabou sendo morto por Wilson Fisk/Rei do Crime por conta disso.

8) Referência ao assassino do zodíaco?

Justiceiro-Easter Eggs8

Em um momento, quando Frank é considerado o bombardeiro no lugar de Lewis, descobrimos que ele é suspeito de matar 37 pessoas.

Essa é muito difícil de perceber, então vamos ajudar. 37 é o número de pessoas que o assassino do zodíaco afirma ter matado (apesar de o número oficiail ser de apenas seis). Não sabemos se foi intencional ou não, mas aparentar ser uma referência ao serial killer que assustou o norte da Califórnia no final da década de 60.

7) Referências ao filme de 2004

Justiceiro-Easter Eggs9

Sim, sabemos que esse filme está longe de ser amado pelos fãs do personagem, mas a série faz algumas referências ao longa de 2004, estrelado por Thomas Jane. Além do fato do Frank da série ter pintado a caveira em seu uniforme igual ao Frank do filme, o seriado ainda faz piada com as tristes origens do anti-herói

Existe um momento em que Billy Russo faz um citação a um pier. É exatamente o local em que a família de Castle morreu no filme.

6) Danos testiculares

Justiceiro-Easter Eggs10

No sétimo episódio, conhecemos o Coronel Morty Bennett, que não veio dos quadrinhos. Quando Micro ajuda Frank a procurá-lo, ele descobre que o homem possui alguns desejos sexuais estranhos. Tanto que isso causa um momento hilário, quando o Justiceiro lhe diz para ficar quieto e para isso, usa a famosa mordaça para práticas sadomasoquistas.

Billy Russo diz a Bennett que se não fosse por ele e Rawlins, Castle teria provavelmente ligado os testículos do coronel na bateria de um carro.

Essa ameaça é uma referência ao que Frank Castle fez com o seu inimigo, Barracuda, na série Punisher Max.

5) Os soldados mortos

Justiceiro-Easter Eggs11

A parte mais macabra do enredo do show tem relação com a ideia de usar os corpos de soldados mortos para transportar drogas para dentro dos Estados Unidos, algo que tem origem em uma das histórias do Justiceiro nos quadrinhos.

Veja também:  Autor de Game of Thrones confirma teoria sobre metáfora de aquecimento global

Por exemplo, na história “In Return To Big Nothing”, de 1989, Frank é forçado a lutar contra alguns de seus antigos companheiros de exército, da mesma forma que ocorreu nas suas aparições nas séries da Netflix.

4) Rambo

Justiceiro-Easter Eggs12

O quinto episódio foi quando as coisas começaram a esquentar na série e faz referência a outro personagem famoso por se envolver em guerras.

A batalha na floresta entre a equipe do Agente Laranja e Gunner e Frank é muito parecida com a que é vista no filme Rambo: Programado para Matar (o primeiro da famosa série estrelada por Sylvester Stallone), já que Frank faz uso de uma aproximação semelhante a de John Rambo para acabar com os soldados que estão procurando por ele e Gunner.

3) Justiceiro de roxo

Justiceiro-Easter Eggs13

Quando Frank recebe tratamento do pai de Dinah, ele acaba vestindo uma roupa roxa. Micro diz que a Frank que ele fica bem de roxo, o que é uma clara menção aos primeiros dias do personagem nos quadrinhos.

Quando o Justiceiro apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, na edição #174 de The Amazing Spider-Man (O Espetacular Homem-Aranha), o traje que ele utilizava era roxo ao invés do famoso preto que sempre utilizou.

2) A participação de Stan Lee

Justiceiro-Easter Eggs14

Como não poderia deixar de ser, Stan Lee tinha de fazer uma aparição na série. Diferente dos filmes, os seriados da Netflix optam por uma aproximação mais sutil, que é até um pouco mais difícil de ser notada pelos fãs.

No caso do Justiceiro, Lee aparece em um poster durante a cena que se passa no carrossel, e é preciso prestar muita atenção para conseguir identificar o nome mais importante da história da Marvel.

1) Os Defensores

Justiceiro-Easter Eggs15

Apesar de se passar no mesmo universo, existem pouquíssimas referências ao Defensores em Justiceiro. Muitos podem ficar decepcionados com isso, mas saiba que existe uma pequena e leve menção à equipe.

Há um momento em que é possível ver Mitchell Ellison, editor do New York Bulletin, segurando um jornal com a manchete “Terror nas Ruas”, o que é uma referência aos eventos que ameaçaram destruir Nova Iorque durante Os Defensores.

Não sabemos o que foi retratado na notícia do jornal, mas pode apostar que ninguém irá saber a verdade sobre o que ocorreu dentro da série da equipe.

Fonte: WhatCulture


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
HBO confirma quando estreia última temporada de Game of Thrones; veja teaser
WiFi Ralph terá curta aparição de Stan Lee em cena de perseguição
Estrela de Stan Lee na calçada da fama recebe homenagens dos fãs
Crimes e falência: a conturbada relação entre Stan Lee e o Brasil
Exército, DC e mais: 11 curiosidades da vida de Stan Lee
Por que a morte de Stan Lee marca o fim de uma era
Estrela de Stan Lee na calçada da fama recebe homenagens dos fãs
Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
Filme live-action dos Cavaleiros do Zodíaco tem sinopse revelada; confira
Vila da Folha de Naruto será construída em tamanho natural no Japão
Dragon Ball Super: Broly tem novo trailer divulgado; assista
Enem 2018 teve questão de matemática relacionada ao jogo Minecraft
Dona do League of Legends, Riot Games é acusada de assédio sexual
Microsoft disponibiliza PES 2019 gratuitamente para Xbox One
Player Unknown’s Battlegrounds está disponível de graça para Xbox One
Exército, DC e mais: 11 curiosidades da vida de Stan Lee
The Walking Dead: o que mudou na série após a saída de Rick
As 10 melhores aparições de Stan Lee
7 personagens que poderiam aparecer no filme de Breaking Bad
Novos modelos de iPhone chegam ao Brasil atraindo poucos clientes
Samsung apresenta seu aguardado smartphone com tela dobrável
Apple deve lançar app de streaming para concorrer com Netflix em 2019
Estratégia e câmbio: por que os novos iPhone estão tão caros no Brasil