Desde o início dos protestos em decorrência da morte de George Floyd nos Estados Unidos, alguns internautas cobraram um posicionamento da Disney, dona da Marvel, a respeito do uso da caveira do Justiceiro por forças policiais. A empresa se manifestou durante o último final de semana.
Um porta voz da Marvel afirmou, para o site io9, que a editora já está “levando a sério” qualquer uso não licenciado da imagem da caveira por policiais e reforçou a posição da empresa em apoio ao movimento contra o racismo.
Para reforçar o posicionamento da empresa, o porta voz citou uma recente edição da HQ do próprio Justiceiro.
Na história, Frank Castle se depara com dois policiais que colaram o símbolo da caveira em uma viatura. O anti-herói a removeu e em seguida, a rasgou. A justificativa que deu é que ele e a polícia possuem valores distintos.
O próprio Justiceiro afirmou que eles deveriam seguir o exemplo do Capitão América e não o dele, por conta do juramento que fizeram em seguir e proteger as leis.
Quem parece ter se sensibilizado com a questão foi a polícia da cidade de Detroit, que afirmou não irá mais aceitar o uso do símbolo da caveira por parte de seus membros.
“Qualquer expressão desse personagem fictício não reflete os valores do Departamento de Polícia de Detroit, tampouco seu uso será tolerado. Levamos essa questão muito a sério e estamos tomando ações imediatas para resolvê-la”, afirmou um porta voz da polícia.
Sobre o Justiceiro
O Justiceiro é um dos anti-heróis mais conhecidos e populares das histórias da Marvel. Seu nome real é Frank Castle, um ex-soldado do exército americano que viu sua família ser morta por criminosos. A partir desse dia, se tornou um vigilante e jurou combater qualquer tipo de crime.
O personagem possui métodos brutais e sanguinários para enfrentar criminosos e não pensa duas vezes antes e matar, sequestrar, ameaçar e torturar os seus alvos.
Apesar dessa natureza violenta e sombria, O Justiceiro se tornou um dos personagens mais populares e conhecidos dos quadrinhos da Marvel e já participou de várias histórias protagonizadas por outros heróis da editora. Por exemplo, ele foi introduzido em uma HQ do Homem-Aranha lançada nos anos 1970. Seu famoso emblema de caveira também se tornou muito conhecido na cultura pop.
Os atores Dolph Lundgren, Thomas Jane, Ray Stevenson e Jon Bernthal já interpretaram o Justiceiro, sendo os três primeiros em filmes e o último na série exibida na Netflix. Ele também já apareceu em animações e videogames da Marvel.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!