Vingadores: Ultimato pode ter se tornado o filme com a maior bilheteria do cinema e deve permanecer no posto por um bom tempo. No entanto, desde o último domingo (9), terá de conviver com uma marca negativa: se tornou o primeiro a ter essa honra que não ganhou um único Oscar.
Na cerimônia do Oscar 2020, realizada no último domingo (9), Vingadores Ultimato foi indicado apenas na categoria de melhores efeitos especiais, mas perdeu para 1917.
Os demais filmes que já ocuparam o posto de melhor bilheteria da história, ao menos, conseguiram conquistar algum Oscar e também receberam várias inddicações. Confira abaixo os prêmios conquistados pelos demais ocupantes desse honroso posto, do mais recente ao mais antigo. O levantamento foi feito pelo site ComicBook.
Avatar
O filme que foi ultrapassado por Vingadores: Ultimato não conseguiu vencer na principal categoria do Oscar, a de melhor filme. O diretor James Cameron perdeu o prêmio para sua ex-mulher, Kathryn Bigelow.
No entanto, Avatar não saiu de mãos vazias e venceu em cinco categorias: melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhor trilha sonora original, melhor edição e melhor diretor.
Titanic
Também dirigido por James Cameron, Titanic ocupou o posto de maior bilheteria do cinema por 12 anos. O longa recebeu 14 indicações, recorde que divide com A Malvada e La La Land.
Titanic ganhou 11 Oscars, recorde que também divide com Ben-Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. No caso, venceu nas categorias melhor filme, melhor diretor, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor figurino, melhor edição, melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhores efeitos especiais, melhor trilha sonora e melhor canção original.
Jurassic Park
Antes de James Cameron, era Steven Spielberg que tinha a honra de ter dirigido um filme com a maior bilheteria de todos os tempos. No caso, o clássico Jurassic Park.
O longa recebeu apenas três indicações, mas venceu em todas: melhor edição de som, melhor mixagem de som e melhores efeitos especiais. Na cerimônia de 1993, Steven Spielberg venceu os Oscars de melhor filme e diretor, mas por conta do seu trabalho em A Lista de Schindler.
E.T: O Extraterrestre
O segundo filme de Steven Spielberg que ocupou o posto de maior bilheteria dos cinemas. No total, E.T: O Extraterrestre foi indicado a nove categorias do Oscar.
O filme do simpático extraterrestre venceu em quatro delas: melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhores efeitos especiais e melhor trilha sonora original.
Star Wars Episódio IV
O primeiro filme de uma das sagas mais conhecidas do cinema se tornou um enorme sucesso e também teve a honra de ocupar esse posto. Vale lembrar que na época do lançamento, o longa era apenas chamado Star Wars.
O longa foi indicado a dez categorias no Oscar e venceu seis: melhor direção de arte, melhor figurino, melhor mixagem de som, melhor edição, melhores efeitos especiais e melhor trilha sonora original.
Tubarão
O primeiro filme de Steven Spielberg que se tornou a maior bilheteria dos cinemas foi Tubarão. O longa ajudou a criar os chamados Blockbusters de Verão e fez a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, prestar mais atenção nos filmes lançados no meio do ano (época do verão nos EUA).
Tubarão recebeu apenas quatro indicações, mas venceu três delas: melhor mixagem de som, melhor edição e melhor trilha sonora original. Perdeu apenas o prêmio de melhor filme, que ficou para o clássico Um Estranho no Ninho.
O Poderoso Chefão
A famosa franquia de Francis Ford Coppola também pode se orgulhar desse honra de maior bilheteria do cinema. No caso, seu primeiro filme, O Poderoso Chefão.
O clássico foi indicado a 11 Oscars e venceu apenas três. Ao menos, entre eles, está a categoria de melhor filme. O Poderoso Chefão também venceu por melhor roteiro adaptado e melhor ator para Marlon Brando.
A Noviça Rebelde
Esse clássico dos anos 1960 conseguiu a proeza de destronar …E o Vento Levou (já falaremos mais sobre ele).
A Noviça Rebelde recebeu dez indicações ao Oscar e venceu cinco: melhor filme, melhor diretor, melhor mixagem de som, melhor edição e melhor trilha sonora original.
…E o Vento Levou
Lançado em 1939, …E o Vento Levou se tornou um sucesso tão grande na época que ocupou o posto de maior bilheteria dos cinemas por 37 anos até ser ultrapassado por A Noviça Rebelde.
O clássico foi indicado a 13 categorias e venceu em oito delas: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia (no caso, de cor, pois havia a distinção com longas lançados em preto e branco na época), melhor direção de arte e melhor edição.
Se considerarmos os ajustes da inflação, …E o Vento Levou ainda ocupa o posto de maior bilheteria do cinema.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!