A Manopla do Infinito é um dos artefatos mais famosos e conhecidos dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). Ela foi usada por Thanos para conseguir usar o poder das Joias do Infinito, o que lhe permitiu matar metade do universo como sempre quis.
Com isso em mente, confira abaixo um guia com a história, origem e os poderes da famosa Manopla do Infinito nos filmes da Marvel.
Origem e história
Durante Vingadores: Guerra Infinita, descobrimos que a Manopla do Infinito foi uma criação dos anões Dwarve, após Thanos ir até o planeta Nivadellir e forçá-los a criar o artefato para ele. Uma vez que a manopla ficou pronta, o vilão acabou exterminando todos os integrantes dessa raça de ferreiros e poupou apenas seu rei, Eitri.
Thanos foi visto com a Manopla do Infinito pela primeira vez na franquia na única cena pós-créditos de Vingadores: Era de Ultron. Após notar que todos os seus aliados falharam em coletar as Joias do Infinito para ele, o vilão coloca o artefato em sua mão esquerda e decide fazer isso por conta própria.
E conforme visto em Guerra Infinita, Thanos conseguiu coletar praticamente por conta própria quase todas as seis Joias do Infinito pelo universo, as colocou na Manopla do Infinito e com um único estalar de dedos, conseguiu o que tanto queria: matar matar do universo e proporcionar o equilíbrio que tanto desejava.
Após o estalo, vimos que a Manopla do Infinito ficou destruída na mão esquerda de Thanos por conta dos poderes das joias. Ainda assim, o vilão conseguiu usar o poder da Joia do Espaço e fugiu até um local ainda desconhecido para, enfim, se aposentar como tanto queria.
Habilidades e fraquezas
Como já estamos cansados de saber, a Manopla do Infinito foi desenvolvida para permitir a Thanos manipular todas as seis Joias do Infinito, tanto que ela conta com seis espaços feitos para acomodar cada uma delas. E sua principal característica é sua durabilidade, já que ela é resistente aos poderes destrutivos delas.
O poder de cada joia pode ser usado de forma individual, como Thanos mostrou várias vezes durante Guerra Infinita. Neste momento, a joia que é usada pelo vilão acaba brilhando, indicando seu uso naquele momento
E com todas as seis dentro do artefato, seu usuário pode fazer o que quiser. No caso do vilão, ele conseguiu eliminar metade da vida no universo.
No entanto, a Manopla do Infinito também tem suas fraquezas: ela não conseguiu resistir ao poder das seis joias no momento do estalo e ficou destruída na mão esquerda de Thanos e ao que tudo indica, não parece ter sido removida pelo antagonista. Apesar disso, ele ainda conseguiu usá-la para fugir.
Além disso, o artefato mostrou não ser capaz de parar o machado Stormbreaker de Thor (outra criação de Eitri), mesmo com as seis joias acopladas nela. Segundo Christopher Markus e Stephen McFeely, roteiristas de Guerra Infinita, como a nova arma do herói também foi criada pelo anão, ela é capaz de anular os poderes da manopla.
Uma pequena curiosidade a respeito do artefato que vale ser citada é que nos quadrinhos, a Manopla do Infinito se trata, na realidade, de uma luva da própria armadura de Thanos que foi apenas modificada para conseguir acomodar cada uma das joias.
A Manopla do Infinito falsa
Por muito tempo, os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel ficaram com uma pulga atrás da orelha. O motivo é que uma segunda Manopla do Infinito, com todas as joias, foi vista em Asgard, no cofre de Odin, pai de Thor. Ela foi feita para ser usada na mão direita (diferente da que Thanos usou) e isso resultou em diversas teorias formuladas pelos fãs.
No entanto, descobrimos toda a verdade em Thor: Ragnarok. De acordo com Hela, a vilã do filme, essa Manopla do Infinito era falsa e chegou a jogá-la para fora do seu pedestal. Provavelmente, ela foi destruída com o restante de Asgard durante o Ragnarok.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!