O mundo do futebol está de luto com a morte de Diego Maradona, que faleceu na quarta-feira (25). Por conta do enorme legado que deixou e sua fama em todo o planeta, o craque também foi a estrela de filmes, séries e videogames.
Nas telonas, Diego Maradona já foi a estrela de uma cinebiografia intitulada “Maradona, la mano di Dios”, produção ítalo-argentina lançada em 2007 que retrata sua vida da infância até o infarto que sofreu nos anos 2000. No longa, o craque foi interpretado pelo ator italiano Marco Leonardi.
O diretor Asif Kapadia, que dirigiu os documentários do piloto brasileiro Ayrton Senna e da cantora Amy Winehouse (que chegou a ganhar um Oscar), também lançou um documentário sobre a vida do jogador.
Intitulado apenas “Diego Maradona”, o documentário foi lançado em 2019 e foi produzido a partir de 500 horas de imagens inéditas do craque, com foco para o período em que ele atuou pelo Napoli, nos anos 1980 e 1990.
Outros longas de destaque são os documentários “Amando a Maradona”, “Maradona por Kusturica” e “O Campeão Impossível”, bem como o filme argentino “O Caminho de San Diego.”
O craque também foi a estrela de sua própria série documental. No caso, “Maradona no México”, lançada ano passado pela Netflix. A produção retrata a época em que El Pibe de Oro foi técnico da equipe do Dorados de Sinaloa, que disputa a segunda divisão mexicana.
Vale lembrar que o Amazon Prime Video também está produzindo uma série baseada na vida do craque. Chamada “El Sueño Bonito”, a produção retratará três períodos diferentes da vida do jogador e deve estrear em 2021.
Maradona em videogames
Por fim, Maradona também apareceu em vários videogames com o passar dos anos.
Ainda em 1986, o jogador até emprestou seu nome para “Peter Shilton’s Handball Maradona”, lançado para Commodore 64, Amstrad e outros consoles da época.
O título era uma clara menção ao famoso gol de “La Mano de Dios”, marcado pelo jogador de Copa de 1986, durante a famosa partida contra a Inglaterra.
Inclusive, o próprio goleiro inglês Peter Shilton, que também emprestou seu nome para o game, foi quem tomou o famoso gol irregular do craque.
El Pibe de Oro também foi a estrela de “Diego Maradona World Football Manager”, lançado em 1992 para o console Amiga.
Já no clássico International Superstar Soccer, da Konami, Maradona, lógico, não ficou de fora. No game, ele era representado pelo jogador Redonda da Argentina.
E nem seria preciso te lembrar que o craque também apareceu nos rivais Fifa e Pro Evolution Soccer.
No recente Fifa 21, por exemplo, ele apareceu como Ídolo do modo Ultimate Team. O craque também está presente como técnico da equipe argentina do Gimnasia y Esgrima, que ele treinava até seu falecimento.
Já em PES 2021, Maradona aparece no modo myClub, onde, claro, é um dos grandes destaques.
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!