A trilogia Matrix se tornou uma das mais importantes e marcantes no gênero de filmes de ficção científica. Seus três filmes foram lançados entre os anos de 1999 e 2003 e ajudaram a impulsionar a carreira de Keanu Reeves, que interpretou o protagonista Neo. No entanto, você sabia que por pouco, Will Smith quase deu vida ao herói?
O mesmo vale para os demais personagens da trilogia: Carrie Anne-Moss, Laurence Fishburne e Hugo Weaving não foram as primeiras escolhas para interpretarem Trinity, Morpheus e o Agente Smith, respectivamente.
Abaixo, confira quais atores quase apareceram na trilogia Matrix. As informações são do site Screen Rant.
Neo
Como já afirmamos no início do texto, Will Smith chegou a receber o convite para interpretar Neo em Matrix. Ele viu sua carreira como ator decolar no final dos anos 1990, mesmo época em que o primeiro filme entrou em produção.
No entanto, Smith recusou o convite para estrelar As Loucas Aventuras de James West, que foi um fracasso. O ator já deu justificativas para a recusa, pois achou o projeto muito ambicioso e pensou que os efeitos especiais não seriam bons, especialmente após as Irmãs Wachowski (irmãos, na época) explicarem o que seria o bullet-time.
A primeira escolha das diretoras foi Johnny Depp, mas o nome dele só foi cogitado pela Warner Bros., produtora de Matrix, após Brad Pitt e Val Kilmer recusarem o convite.
Nicolas Cage também foi outro nome considerado, mas também disse “não, obrigado” após descobrir que o primeiro filme seria gravado na Austrália, o que o faria ficar longe da família por um tempo.
Trinity
Carrie Anne-Moss foi a escolhida para interpretar Trinity, o interesse amoroso de Neo da trilogia. Ela era relativamente desconhecida, pois a maior parte de seus trabalhos anteriores foram na televisão.
Por conta disso, as Irmãs Wachowski ofereceram o papel para Janet Jackson, mas ela recusou o convite por estar em meio a uma turnê, já que ela também é cantora.
Também houve um momento em que as duas diretoras e a Warner Bros. cogitaram escalar Sandra Bullock tanto para ser uma versão feminina de Neo quanto a própria Trinity.
Morpheus
Um dos líderes da resistência humana em Matrix era Morpheus. Laurence Fishburne foi quem deu vida a ele e disse que não achou o roteiro confuso, mas admitiu que considerou o filme era uma aposta arriscada. Assim como Keanu Reeves e Carrie Anne-Moss, ele quase não interpretou o personagem mais marcante de sua carreira.
Russel Crowe foi a primeira escolha para o papel, mas abriu mão dele por que já estava bem atarefado (entre 1999 e 2001, estrelou três filmes que renderam indicações ao Oscar). Don Davis, compositor de Matrix, revelou que Samuel L. Jackson e Gary Oldman também foram cogitados.
Alguns rumores afirmam que o veterano Sean Connery recebeu o convite. No entanto, o ator já disse que lhe ofereceram, na realidade, o papel do Arquiteto, que apareceu nas duas sequências do original.
Agente Smith
O Agente Smith se tornou um dos vilões mais conhecidos dos cinemas e deu bastante trabalho para Neo, Trinity e Morpheus na trilogia. Hugo Weaving o interpretou com maestria – e infelizmente, não estará em Matrix 4. Só que ele também não foi a primeira escolha para o papel.
O francês Jean Reno, famoso por aparecer em diversos filmes da ação, foi o nome inicialmente escolhido para viver o Agente Smith. No entanto, assim como Nicolas Cage, recusou a proposta após descobrir que o primeiro filme seria gravado na Austrália.
Seraph
Por fim, também vale mencionar a situação do personagem Seraph, que era um guarda-costas do Oráculo. O motivo é que dois nomes importantes foram cogitados antes da escolha do ator Collin Chou.
A malaia Michelle Yeoh (que apareceu em um filme do James Bond e em O Tigre e o Dragão) foi a primeira escolha, mas rejeitou a oferta por estar com a agenda cheia. Depois, a produção procurou Jet Li, que também recusou o papel e recentemente citou suas razões: ele não queria que seus movimentos de kung fu fossem preservados digitalmente.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!