Mjolnir: a história e os poderes do famoso martelo do Thor

Thor é um dos personagens mais queridos e conhecidos do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), ao lado do Capitão América e o Homem de Ferro.  Ele ficou famoso por lutar, por muito tempo, com o auxílio de seu martelo, o Mjolnir, que acabou destruído em Thor: Ragnarok.

Entenda mais abaixo a história, origem e poderes do querido e adorado Mjolnir de Thor

Origem e história do Mjolnir

O Mjolnir surgiu após Odin, pai de Thor, solicitar aos anões de Nivadellir que o criassem a partir do poderoso metal Uru. De início, quem utilizou o martelo foi Hela, que ajudou Odin a conquistar os Nove Reinos. No entanto, ele tomou a arma da filha após aprisioná-la em Hel.

Muito tempo depois, o Mjolnir foi repassado para Thor após ele ser coroado Rei de Asgard. No entanto, o herói, nessa época, era bastante arrogante e prepotente. Como forma de punição, Odin exilou o filho na Terra e deixou o martelo em uma área deserta no Novo México nos EUA.

Veja também:  Easter egg do primeiro filme do Thor é descoberto 8 anos depois; veja

Thor tentou recuperar o Mjolnir, mas como estava sem os seus poderes, removidos por Odin, não era mais digno de levantá-lo. No entanto, o herói mudou para melhor ao conhecer Jane Foster e Erik Selvig. E após morrer nas mãos do Destroyer, O Deus do Trovão voltou a ser digno de usar o martelo, foi ressuscitado, recuperou seus poderes e derrotou o poderoso inimigo.

Desde então, o Mjolnir foi usado por Thor em diversas batalhas, como na de Nova York, Sokovia e quando o vilão Malekith tentou se apoderar da Joia da Realidade em Thor: O Mundo Sombrio.

No entanto, como já sabemos, o Mjolnir encontrou seu fim em Thor: Ragnarok. Pouco após a morte de Odin, Hela foi libertada e se encontrou com Thor e Loki na Noruega. O Deus do Trovão tentou atacar sua irmã, que parou o martelo com as próprias mãos e o destruiu como se não fosse nada.

Por conta disso, Thor precisou construir uma nova arma para enfrentar Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. Por isso, foi até Nivadellir e com a ajuda de Eitri, Rocket e Groot, conseguiu forjar o machado Stormbreaker.

Poderes do Mjolnir

Como já sabemos, o Mjolnir foi muito utilizado por Thor principalmente para ataques físicos, seja de curto ou longo alcance. E é tão forte e poderoso que apenas o escudo do Capitão América conseguiu resistir a um golpe dele. Além disso, o Deus do Trovão também tinha o costume de utilizá-lo para manipular eletricidade. No entanto, em Ragnarok, descobrimos que esse poder já estava dentro dele esse tempo todo.

E o Mjolnir também possui outros poderes que valem ser citados. Confira abaixo:

Convocação: Uma das habilidades mais úteis e práticas do Mjolnir é que Thor era capaz de chamá-lo como se estivesse vivo, independente do local em que se encontrava. No primeiro filme do herói, por exemplo, o Mjolnir foi até Thor e viajou vários quilômetros em questão de segundos. Sem contar o fato de que o Deus do Trovão pode arremessá-lo para ataques sem se preocupar em pegá-lo no chão, já que ele volta para suas mãos justamente por conta desse poder.

Capacidade de voo: Thor também era capaz de usar o Mjolnir para conseguir voar grandes distâncias. Para isso, o herói precisava girá-lo diversas vezes por sua alça e arremessá-lo no ar.

Veja também:  Chris Hemsworth, o Thor, dá boas vindas ao Deadpool no Universo Marvel

Não se sabe exatamente qual velocidade que o Mjolnir consegue alcançar durante o voo, mas Thor foi capaz de voar em meio a um tornado de nível 5, o maior e mais destrutivo de todos. No entanto, o único problema dessa habilidade é que o martelo só consegue viajar em uma única direção contínua.

Manipulação de densidade: como sabemos, o Mjolnir só poderia ser empunhado por pessoas consideradas dignas. Por conta disso, a arma também é capaz de manipular sua densidade para impedir que qualquer pessoa ou ser pudesse pegá-lo.

Nem mesmo o Hulk foi capaz de segurar o Mjolnir. A única pessoa até o momento que conseguiu pegar o Mjolnir foi o Visão em Vingadores: Era de Ultron, enquanto que o Capitão América conseguiu, ao menos, mexê-lo um pouco.

Geração de armadura: uma habilidade incomum do Mjolnir é também fazer com que seu usuário fique protegido por uma armadura asgardiana. Thor já mostrou essa habilidade algumas vezes durante os filmes da franquia, ao ter suas roupas comuns transformadas em seu uniforme de batalha com a ajuda do martelo.

Ressurreição: Por fim, o Mjolnir também parece ter o poder de ressuscitar pessoas, já que ele foi capaz de reviver Thor após o ataque do Destroyer.

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil