Quem já acompanha os quadrinhos da Marvel sabe que existe um Multiverso por lá: diferentes e inúmeras realidades que em alguns momentos, já se cruzaram e proporcionaram algumas histórias marcantes. Agora, tudo indica que o mesmo deve ocorrer em seu universo de filmes e séries.
O motivo são as pistas que a própria Marvel deu ao longo dos últimos meses. E as evidências ficaram ainda mais fortes graças aos recentes anúncios feitos durante o Dia do Investidor da Disney, em que novidades importantes foram divulgadas.
E afinal de contas, o que são essas pistas? Como que o Multiverso pode chegar no Universo Cinematográfico Marvel (UCM)?
Entenda tudo abaixo.
O que é o Multiverso Marvel?
Sim, como dissemos, quem é um bom conhecedor dos quadrinhos da Marvel sabe o que é o Multiverso, o que pode não ser o caso de um público mais casual. Então, vamos explicá-lo rapidamente.
O Multiverso se trata de uma coleção de universos alternativos que compartilham uma hierarquia universal. Ele é uma divisão do ainda maior Omniverso, que é a coleção de todos os universos alternativos.
Boa parte desses universos alternativos surgiram por conta de divergências que ocorreram em outras realidades, a partir de uma ou até mesmo várias ramificações que apareceram em um único universo. Muitos deles são resultado de viagens feitas no tempo.
O universo considerado o principal dentro dos quadrinhos da editora, que costuma ser comparado com os demais, é a Terra-616.
A realidade paralela mais conhecida depois da Terra-616 é a Terra-1610, que foi introduzida pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em Ultimate Homem-Aranha, lançado pela editora em 2000. Este é o famoso e popular Universo Ultimate das HQs.
Homem-Aranha: Longe de Casa até deu a entender que já nos apresentaria o conceito dentro do Universo Cinematográfico Marvel, mas tudo não passava de conversa do vilão Mysterio. Só que isso vai mudar em breve
Todas as pistas da chegada do Multiverso Marvel aos seus filmes e séries
O título de Doutor Estranho 2
A primeira pista sobre a chegada do Multiverso ao Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi dada durante a Comic-Con de 2019, ocasião em que a Marvel revelou boa parte dos seus projetos para a Fase 4 da franquia.
Entre eles, estava o novo filme do Doutor Estranho. Seu nome, em inglês, é “Doctor Strange in The Multiverse of Madness“, que podemos traduzir como “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.”
Ou seja: o próprio título do próximo filme do Mago Supremo já havia entregado a chegada do Multiverso na franquia. Já foi um alento pra todos nós, após Homem-Aranha: Longe de Casa ter jogado um banho de água fria na cabeça dos fãs.
Os vários rumores de Homem-Aranha 3
Um dos próximos filmes do UCM é Homem-Aranha 3, que já está sendo gravado e estreia no final de 2021. Se você acompanhou todas as notícias dos últimos dias, notou que o filme também deu várias pistas da chegada do Multiverso.
Oficialmente, o filme confirmou tanto a presença de Doutor Estranho (considere a informação dita acima) e do vilão Electro (que será vivido novamente por Jamie Foxx).
A simples confirmação do vilão já deixou muito gente alerta. Só que mal sabíamos o que ainda estava por vir.
Muitos rumores garantem que Tobey Maguire e Andrew Garfield, os outros intérpretes do herói nos cinemas, voltarão a viver suas versões do Homem-Aranha. Kirsten Dunst e Emma Stone, que viveram Mary Jane Watson e Gwen Stacy, respectivamente, também estariam de volta.
Há alguns dias, outro rumor também garantiu o retorno de Alfred Molina no papel do vilão Doutor Octopus. Willem Dafoe e Thomas Hayden Church também estariam em negociações para viver novamente o Duende Verde e o Homem de Areia, respectivamente.
Deu pra perceber que o novo filme está misturando personagens dos outros filmes do Homem-Aranha? Pois é, parece que um Aranhaverso cinematográfico está perto de acontecer e também ajuda a reforçar essa possibilidade de um Multiverso no UCM.
A presença de America Chavez/Miss America em Doutor Estranho 2
Voltando a falar a respeito de Doutor Estranho 2, no Dia do Investidor da Disney, a Marvel confirmou a presença da personagem America Chavez/Miss America no filme.
E por que a presença dela no filme é mais uma pista da chegada do Multiverso?
O motivo é simples: entre seus principais poderes, está sua capacidade de fazer viagens interdimensionais. Em outras palavras: ela é capaz de viajar por dimensões.
Some isso ao fato de que Doutor Estranho 2 também irá abordar o conceito por conta do título. Pelo visto, o Mago Supremo deverá se encontrar com America Chavez durante essa loucura interdimensional, não é verdade?
A presença de Kang, o Conquistador em Homem-Formiga 3
Há alguns meses, um rumor afirmou que o ator Jonathan Majors foi contratado pela Marvel para viver o vilão Kang, o Conquistador no próximo filme do Homem-Formiga.
E, de fato, a especulação estava correta: o novo longa de Scott Lang foi confirmado no Dia do Investidor e terá, de fato, a presença do ator na pele desse famoso vilão dos quadrinhos.
Um de seus principais poderes nos quadrinhos é sua capacidade de viajar pelo tempo. Sim, não é exatamente uma viagem interdimensional como no caso de America Chavez, mas como dissemos anteriormente, muitas realidades do Multiverso surgiram justamente por conta de intervenções temporais, algo que Kang fez com frequência.
Além disso, o título oficial do filme (“Ant-Man and the Wasp: Quantumania“) dá a entender que o filme se passa no famoso Reino Quântico, usado para a viagem no tempo de Vingadores: Ultimato.
Quem sabe, Kang não pode fazer uma bagunça temporal e também interdimensional no filme, não é mesmo? E de quebrar, pode permitir uma aparição do Rapaz de Ferro, um dos fundadores dos Jovens Vingadores.
A própria série do Loki
Por fim, já sabemos há algum tempo que o Loki terá sua própria série no Disney+, que ganhou seu primeiro trailer no Dia do Investidor.
O clipe também deu mais uma pista sobre a chegada do Multiverso, talvez a mais importante de todas.
Como notamos, ele foi detido por conta da interferência temporal que causou durante a viagem no tempo de Vingadores: Ultimato. Quem o prendeu foi uma organização conhecida pelo nome de Time Variance Authority (TVA, a sigla estava presente em seu uniforme de presidiário).
Nos quadrinhos da Marvel, o grupo é responsável justamente por monitor possíveis alterações e interferências ocorridas nas realidades que compõem o Multiverso da Marvel. Não precisamos nos alongar muito mais, não é mesmo?
Considerando todas essas pistas, já podemos praticamente confirmar um Multiverso nos filmes e séries da Marvel, não é mesmo? A franquia, com certeza, ficará ainda maior e mais popular do que ela já é pelos próximos anos.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no Universo Cinematográfico Marvel, não deixe de acompanhar o canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Mais sobre o Multiverso Marvel no canal do Ei Nerd!:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!