Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel

O novo trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa fez uma revelação impactante: que o Mystério veio da Terra, mas de outro universo, o que já fez muita gente especular que a partir de agora, o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) também deve contar com o seu próprio Multiverso, igual aos quadrinhos. Mas afinal, o que é ele?

Se você não acompanha os quadrinhos da Marvel e quer saber mais a respeito deste Multiverso que também deve se tornar parte dos filmes, entenda mais a respeito dele abaixo.

Afinal, o que é o Multiverso?

Como o nome já deixa implícito, o Multiverso se trata de uma coleção de universos alternativos que compartilham uma hierarquia universal. Ele é uma divisão do ainda maior Omniverso, que é a coleção de todos os universos alternativos.

Boa parte desses universos alternativos surgiram por conta de divergências que ocorreram em outras realidades, a partir de uma ou até mesmo várias ramificações que apareceram em um único universo. Muitos deles são resultado de viagens feitas no tempo.

E dentro dos quadrinhos da Marvel, existe uma infinidade desses universos alternativos, segundo o que já foi dito por diversos personagens, como a Eternidade e o Homem-Molecular.

Dentro das HQs da Marvel, quando o universo foi criado, existia apenas uma versão, que ganhou o nome de Primeiro Firmamento. No entanto, sua criação resultou em uma guerra entre os Aspirantes e os Celestiais, seus criadores.

Por conta disso, o Primeiro Firmamento foi fragmentado em várias peças, que deram origem a inúmeros universos paralelos que acabaram abordados nos quadrinhos da Marvel.

Como dito acima, muitas dessas realidades paralelas apareceram por conta de muitas viagens no tempo feitas por diversos personagens da Marvel. E como isso é algo recorrente dentro dos quadrinhos da editora, novos universos são constantemente criados por conta dessa interferência temporal.

E como muitos de nós já sabemos, esses universos alternativos do Multiverso já se encontraram em diversas oportunidades. Por exemplo, quando o Wolverine voltou várias vezes no tempo para impedir a criação do vilão Ultron, isso resultou na quebra da continuidade tempo-espaço.

Isso gerou o chamado “caos multiversal”, em que vários personagens das mais diversas realidades foram levados para outros universos justamente por conta dessa quebra na continuidade causada por nosso amigo Logan.

E quais são os principais universos dentro do Multiverso da Marvel?

Oficialmente, a Marvel chama os universos do seu Multiverso de Terra-número (sendo esse um número que vai de 001 a 28744923048932). O universo considerado o principal dentro dos quadrinhos da editora, que costuma ser comparado com os demais, é a Terra-616, que já passou por oito encarnações diferentes graças ao processo chamado de “renovação multiversal.”

A sétima renovação é considerada a principal de todas. A Terra é praticamente a mesma do mundo real, apenas com a inclusão de países como Wakanda e Genosha, e é protegida pelos Vingadores, X-Men e o Quarteto Fantástico É aqui que se encontram as versões que nós conhecemos dos heróis e vilões da Marvel e onde se passa a maior parte das HQs da empresa.

A realidade paralela mais conhecida depois da Terra-616 é a Terra-1610, que foi introduzida pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em Ultimate Homem-Aranha, lançado pela editora em 2000. Este é o famoso e popular Universo Ultimate das HQs, que é uma recriação da continuidade principal com alguns toques modernos.

Mas, claro, ele foi criado para ser semelhante ao original, mas não exatamente igual. Uma diferença que podemos citar é que o Homem-Aranha deste universo acabou morrendo nas mãos do Duende Verde. No entanto, Peter Parker acabou substituído pelo jovem Miles Morales, o protagonista da animação Homem-Aranha no Aranhaverso.

Essa realidade deixou de existir há alguns anos nos quadrinhos da Marvel, após ser destruída durante um evento de incursão com a Terra-616.

Confira abaixo outros universos paralelos de destaque dentro do Multiverso oficial nos quadrinhos da Marvel.

Terra-811: aqui, os mutantes vivem em campos de concentração, após serem aprisionados pelos robôs Sentinelas, que governam os EUA. Essa história serviu de inspiração para o filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Terra-928: também conhecido como Universo 2099, esse universo se encontra no ano de 2099. É aqui que reside, por exemplo, Miguel O’Hara, o popular Homem-Aranha 2099.

Terra-1815: nesta realidade, o Professor X se tornou um assassino e Magneto é considerado um herói. Aqui, foi abordada a chama Operação: Tolerância Zero, que visava apreender todos os mutantes existentes no planeta.

Terra-2149: uma realidade em que o Sentinela espalhou, sem querer, um vírus que transformou boa parte dos heróis da Marvel em zumbis.

Terra-9997: também conhecida como Terra X, essa é uma realidade em que todos os habitantes do planeta se transformaram em mutantes graças à Névoa Terrígena.

Terra-90214: também chamado do Universo Noir. Nesta realidade, boa parte dos heróis da Marvel surgiram ainda nas décadas de 20 e 30, e juntaram suas forças para enfrentar o crime organizado da época. É aqui que mora o Homem-Aranha Noir, que vimos em Homem-Aranha no Aranhaverso.

Terra-93060: lar dos personagens do chamado Ultraverso da editora Malibu Comics, que já interagiram com os Vingadores.

Terra-148611: criada por Jim Shooter nos anos 80, esse é um universo com traços mais realistas. No entanto, um acontecimento chamado de “Evento Branco” deu superpoderes a algumas pessoas.

Universos não oficiais

Também existem alguns universos paralelos que apesar de terem aparecido nos quadrinhos da Marvel e até receberam nomes, não ganharam a denominação “Terra-número”, o que faz deles universos não oficiais dentro desse Multiverso.

Um exemplo é o chamado Mojoverso, universo de onde vem o herói Longshot. E para a surpresa de muitos, o Multiverso da DC também é considerado um universo não oficial da Marvel, por conta da HQ em que os Vingadores e a Liga da Justiça apareceram juntos.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

Veja também:  Como Vingadores: Ultimato pode afetar Guardiões da Galáxia 3

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil