Dragon Ball apresentou aos seus fãs as mais diversas espécies alienígenas. Uma das mais conhecidas e populares são os namekuseijins, que tem integrantes famosos como Piccolo e Dende. E afinal de contas, quem são eles?
Os namekuseijins tiveram uma grande importância dentro da história da franquia, com direito a um arco que se passa do planeta natal deles, e possuem algumas características únicas e bem conhecidas entre os fãs.
Se você sempre quis conhecer melhor quem são os namekuseijins, confira abaixo um guia completo a respeito desses alienígenas.
Namekuseijins: história, aparência, poderes e habilidades
A história da raça
O primeiro namekuseijin de destaque na história de Dragon Ball foi Piccolo Daimaoh, que foi o primeiro grande vilão da aventura. Por conta disso, eles foram inicialmente vistos como uma espécie hostil pelos fãs da franquia.
Em um passado distante, os namekuseijins tinham o costume de fazer trocas e negócios com outras raças, mas um cataclisma em namekusei, planeta natal deles, quase fez a espécie entrar em extinção.
Um dos poucos sobreviventes, o Namekuseijin Sem Nome, foi enviado para a Terra. Ele é, na teoria, uma espécie de “pai” de Kami-sama e Piccolo Daimaoh.
Como o vilão trouxe inúmeros problemas para a Terra, especialmente após o nascimento dos seus filhos, a espécie era temida pelos habitantes da Terra e eles eram vistos como demônios.
Os namekuseijins foram os protagonistas de sua própria saga em Dragon Ball. Seus poucos habitantes (em torno de apenas 100) foram atacados Freeza e seu exército, bem como Vegeta.
Como namekusei foi destruída durante a luta de Goku com Freeza, os sobreviventes da espécie tiveram de se mudar temporariamente para a Terra, onde tiveram de passar um ano antes de irem para Nova Namekusei, planeta muito parecido com o original, que foi localizado pelo Senhor Kaioh.
Recentemente, no mangá de Dragon Ball Super, Nova Namekuseijin foi invadida pelo vilão Moro, que drenou a energia do local e dos namekuseijins e foram poucos os sobreviventes. No entanto, Vegeta conseguiu recuperar essa energia roubada pelo antagonista e a devolveu para a espécie.
Aparência e características
Os namekuseijins podem ser considerados uma mistura de seres humanos com lesmas, já que possuem um corpo humanoide, antenas, pele verde e manchas rosas (que são amarelas no mangá) espalhadas pelos seus corpos. Outro motivo para acreditar nisso é que a palavra namekuji significa “lesma” em japonês.
A maioria dos namekuseijins possui a mesma altura de um humano comum, mas há aqueles que fogem dessa regra, como Kami-sama e Piccolo Daimaoh, que são mais altos. No mangá, eles possuem quatro dedos em cada mão, enquanto que têm cinco no anime. A cor do sangue pode variar entre vermelho e roxo.
Sabe-se também que eles possuem uma audição que vai além do limite humano. Piccolo já chegou a dizer que pode ouvir tudo que acontece no universo, por exemplo.
Os namekuseijins precisam apenas de água para sobreviver. Ainda assim, em algumas ocasiões, alguns deles já foram vistos se alimentando, apesar de indícios de que nesse tipo de situação, fazem isso mais por prazer do que necessidade.
Segundo o próprio Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, os namekuseijins são hermafroditas que possuem um visual masculino.
Por mais que hermafroditas sejam capazes de se reproduzirem sexualmente, os integrantes da raça só foram vistos se reproduzindo de maneira assexuada. Normalmente, costumam cuspir um ovo de suas bocas com seus descendentes.
Apesar deste método de reprodução, os bebês não são uma cópia exata de seu pai, que aparentemente, parece ter um controle sobre os traços de seu descendente.
Outra famosa característica da espécie é a capacidade dos pais se ligarem telepaticamente com seus filhos a partir de qualquer lugar.
Os namekuseijins tambem são conhecidos por terem um tempo prolongado de vida. Por exemplo, o Grande Patriarca morreu de causas naturais quando já tinha seus 500 anos de idade. Já Kami-sama tinha em torno de 300 até se fundir com Piccolo.
A espécie também aparenta ter uma maior resistência ao frio. Um exemplo disso veio do Namekuseijin Sem Nome, que passou décadas vivendo na região de Yunzabit, conhecida por ser muito fria.
Os namekuseijins também são conhecidos por serem ótimos guerreiros. Vegeta já chegou a afirmar que eles costumam ter grandes poderes de luta.
Seus integrantes também seguem uma filosofia na qual são divididos em duas classes: o Clã do Dragão e os Guerreiros.
O Clã do Dragão se trata dos namekuseijins que possuem habilidades mágicas. São conhecidos por sua capacidade de criar objetos, o que inclui até mesmo as Esferas do Dragão. 86% dos integrantes da raça pertencem a esse grupo e entre eles, estão Kami-sama e Dende.
Já os Guerreiros, como seu nome deixa implícito, são ótimos combatentes e possuem grandes poderes de luta. Eles são incapazes de usar as mesmas habilidades mágicas do Clã do Dragão. Apenas 14% dos membros da raça fazem parte deste grupo e seu integrante mais famoso é Nail.
No caso de Piccolo, ele pode ser considerado um “mestiço”, já que ele se fundiu tanto com Kami-sama quanto com Nail.
Ainda existe o chamado Clã do Demônio. Eles se tratam dos filhos de Piccolo Daimaoh e possuem características que pouco lembram as que citamos acima. Acredita-se que isso foi uma consequência de toda a maldade existente dentro da mente do vilão.
Habilidades e poderes dos Namekuseijins
- Audição aprimorada: como já dissemos, a audição dos membros da raça é muito mais aprimorada que a de um ser humano.
- Pele endurecida: como a pele da espécie é mais grossa, eles conseguem resistir a temperaturas baixíssimas sem grandes problemas.
- Regeneração de membros: uma das características mais famosas dos namekuseijins. Eles podem regenerar quase que instantaneamente qualquer membro ou parte do corpo que foi danificado. No entanto, o processo parece ser um pouco doloroso e é preciso que o cérebro ainda esteja intacto e que o integrante tenha energia suficiente para o processo. Caso contrário, ele pode morrer por conta do ferimento.
- Flexibilidade: os namekuseijins também podem esticar consideravelmente seus braços e pernas sem grandes problemas.
- Materialização de objetos: os membros do Clã do Dragão podem criar objetos com seus poderes. No entanto, não se sabe se esse poder já existe dentro de um namekuseijin ou se é repassado entre seus membros.
- Fusão: os integrantes da raça também podem se fundir entre eles. Normalmente, um costuma absorver o corpo e memórias do outro.
- Capacidade de cura: alguns deles, como Dende, também possuem a habilidade de curar outros seres vivos em questão de segundos.
- Telepatia e telecinese
- “Gigantificação”: Piccolo também já mostrou que se quiser, pode ficar gigante para enfrentar seus inimigos.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!