00

O Ateísmo É Uma Doença Mental?



Um homem na Nigéria está sendo mantido num hospital psiquiátrico a pedido de sua família – por não acreditar em Deus.

Em Kano, no norte da Nigéria, um engenheiro químico chamado Mubarak Bala está internado num hospital psiquiátrico, forçado por sua família. Ele começou a questionar as histórias de sua educação muçulmana há alguns anos. Mas as declarações de que ele não acreditava na história de Adão e Eva e não acreditava mais em Deus – Allah – foram suficientes pra ser espancado, sedado e internado pela família, ser declarado insano – supostamente pela própria proteção. Seu único crime mental foi não acreditar nas histórias fantásticas de sua infância.

Cerca de 6 bilhões de pessoas neste planeta – entre 80 a 90% – acreditam num ser supremo, espírito ou divindade de algum tipo. Alguns ocupam seu cotidiano de acordo com os princípios de sua fé, seja através de orações em certas horas do dia, ir à igreja aos domingos, não comer ou beber certos alimentos, seguir a algum ritual pra mostrar ao seu Deus que eles o amam e são fiéis a Ele. Pra outros é uma crença mais geral em “algo” ou uma noção de consolação da vida após a morte, algum significado pra sua existência ou esperança de ver os seus entes queridos após a morte.

01

Em algumas partes da Ásia Oriental, o ateísmo é a visão de mundo predominante, mas, nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, o percentual dos que não têm uma crença em deuses está em casa de um dígito. Pra uma enorme quantidade de pessoas, 90% dos 6 bilhões, a sugestão de que eles estão errados em suas crenças é impensável. Muitos vão argumentar que isso está errado e que todos vão pro inferno, se não se arrependerem e seguirem o único Deus verdadeiro, e alguns outros vão simplesmente dizer que vamos pro céu ou pro inferno que acreditamos merecer.

Existe algo no cérebro humano que impulsiona essa necessidade de acreditar? Existe alguma parte da psique humana que não pode funcionar se não acreditarmos num poder maior lá fora olhando por nós? Se houver, então o que ocorre com os 10% que não acreditam num Deus ou deuses? Nós vamos lidar com eles em um minuto, mas em primeiro lugar, respondendo à pergunta, sim, o cérebro, ao que parece, é programado pra acreditar.

Estudos têm demonstrado que as áreas específicas do cérebro “acendem” quando os indivíduos estão meditando ou quando se pensa em seu Deus e seu relacionamento com ele. Alguns afirmam que há um benefício evolutivo adquirido pela crença num Deus, mas outros sugerem que acreditar no que os adultos nos dizem durante a infância é resultado do processo evolutivo. Estudos têm demonstrado que a forma como pensamos pode moldar o cérebro, tanto quanto o cérebro molda a forma como pensamos. Um projeto de pesquisa recente chegou a sugerir que os crentes e não crentes, na verdade, usam diferentes partes de seu cérebro e processam informações de maneiras sutilmente diferentes.

02

Acreditar em Deus e na vida após a morte é um pensamento reconfortante. Muitos estudos psicológicos e sociais têm mostrado que as pessoas de fé tendem, estatisticamente, a ser mais felizes, têm menos doenças e recuperam-se mais rapidamente de doenças. Entretanto não se pode subestimar o poder da medicina moderna e é óbvio que a oração não deve substituí-la. O ponto é que a crença num plano divino e num propósito podem evitar a depressão e o sentimento de preocupação.

Então, o que dizer pros 10% de pessoas as quais não acreditam em qualquer tipo de Deus ou espiritualidade? Aqueles que chegaram à conclusão de que quando morrer, você simplesmente deixará de existir e não há nenhum plano, nenhum propósito ou significado pra vida, a não ser se você decidir. Estes têm cérebros que realmente funcionam de forma diferente, com processos e pontos de vista do pensamento distintos. Eles pensam ser mais esclarecidos e, até certo ponto, mais inteligentes do que aqueles que optaram por acreditar no que – em sua visão – são contos de fadas. Isso seria uma doença mental? O ateísmo poderia ser visto como uma anomalia do cérebro? É sem dúvida uma população estatisticamente pequena pra ser vista como diferente da norma. Ou seria um passo evolutivo, ultrapassando a necessidade de acreditar em um Deus, substituir essa necessidade e passar a acreditar uns nos outros e em nossas capacidades humanas?

E quanto Mubarak?

03

Alertando pra situação através do Twitter, muitos de seus seguidores tentaram sensibilizar pro caso, utilizando #FreeMubarak e a União Internacional Ética e Humanista conseguiu arranjar um advogado pra vê-lo. Sua perplexidade inicial, compreensível por causa da situação, foi rapidamente transformada em medo de sofrer permanentemente as sequelas deixadas pela medicação que estava sendo forçado a tomar ou preso até que ele “retorne” à fé de seu pai.

Sua vida pode estar em perigo porque, em certas partes do mundo, ser ateu é visto como ser perigoso ou desequilibrado. Em sua cidade, os extremistas do Boko Haram têm sequestrado pessoas e habitantes de vilarejos pra serem assassinadas numa tentativa de impor a lei islâmica. Isto não se limita à fé muçulmana, as pesquisas na América mostram que os eleitores seriam menos propensos a votar num ateu do que num viciado em drogas.

A conta no Twitter de Mubarak tem estado em silêncio por dias e muitos temem por sua condição. Ele foi drogado e tratado por insanidade, apesar do primeiro médico no qual sua família o levou tê-lo declarado apto e mentalmente saudável.

04

A capacidade de acreditar no fantástico torna mais fácil acreditar no inacreditável. Em algumas das experiências religiosas descritas em três grandes religiões, os trechos em que as pessoas “falavam” com Deus seriam vistos hoje como problemas psicológicos como a esquizofrenia, alucinações ou transtorno bipolar. A história de Abraão é claramente um exemplo específico de um problema de saúde mental e ainda é louvado como verdadeiro exemplo de Deus falando com um patriarca. Outros seriam substituídos por nada mais plausível que Dragões, Unicórnios ou Duendes. Pense nisso, se um de seus amigos viesse até você hoje e dissesse que ele falou com Deus na forma de uma cobra falante, você acreditaria ou o levaria até um psiquiatra?

Parece que, como muitas outras coisas na vida, um pouco de religião é uma coisa boa, mas isso não quer dizer que aqueles que se abstêm dela sejam de qualquer forma inferiores ou mentalmente deficientes. Ser ateu não é mais doença mental do que ser religioso, mas parece que, pra muitas pessoas ao redor do mundo, seria insanidade admitir isso.

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 1

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

flashpointcapa
O que é o evento Flashpoint e como ele pode impactar os filmes da DC
throragnarokcapa
Os melhores momentos do novo trailer de Thor: Ragnarok
ligadajustiçacapa
Os melhores momentos do segundo trailer de Liga da Justiça
narutocensuracapa
15 ocasiões em que o mangá e o anime de Naruto sofreram censura
Regravação do filme Liga da Justiça
Regravações de Liga da Justiça causam problemas para os atores
Capitã Marvel Segredo Filme Novo Skrull
Saiba porque o filme da Capitã Marvel será único dentro do UCM
flashpointcapa
O que é o evento Flashpoint e como ele pode impactar os filmes da DC
throragnarokcapa
Os melhores momentos do novo trailer de Thor: Ragnarok
flashpointcapa
O que é o evento Flashpoint e como ele pode impactar os filmes da DC
Logan Versus Deadpool
Deadpool e Logan finalmente se enfrentam, mas fora das telas
deadpool-justiceiro
Quadrinho de Deadpool faz piada com cena de Batman vs. Superman
aranhavilõesintro
15 vilões que já derrotaram o Homem-Aranha de forma humilhante
Keijo
O sonho se tornou realidade: “Keijo!!!!!!!!” agora é um esporte real
narutocensuracapa
15 ocasiões em que o mangá e o anime de Naruto sofreram censura
One Piece Filme Atores Holywood
Mangá de One Piece ganha um show de TV live-action de Hollywood
Goku Nova Transformação Dados
Saiba os detalhes sobre transformação de Goku em Dragon Ball Super
Nintendo 64 classic
Nintendo pode ter planos de lançar um ‘classic edition’ do Nintendo 64
Mega Man novo Filme
Filme de Mega Man já está em produção com diretores de Catfish
Rocket League Mundial Copa do Mundo
Pela primeira vez o jogo Rocket League terá uma Copa do Mundo
Atari Console
Atari anuncia nova versão do seu console com mais detalhes