O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio é o mais novo filme de uma das franquias cinematográficas mais famosas da história. Esse é o sexto filme da saga criada por James Cameron e conforme abordado anteriormente, se trata de uma sequência direta do segundo filme, ignorando os demais títulos lançados desde então.
Abaixo, você confere uma explicação a respeito do final do longa, que conta com os retornos de Linda Hamilton e Arnold Schwarzenegger como Sarah Connor e o exterminador T-800, bem como as possibilidades em aberto para uma sequência.
Atenção: spoilers do filme abaixo
O final de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
Antes de falarmos a respeito do final do filme, vamos falar de algo chocante que aconteceu em seus primeiros minutos. Três anos após o término do segundo filme, Sarah e John Connor estão descansando em uma praia na Guatemala até um exterminador T-800 surgir e matar o grande líder da resistência humana no futuro,
A morte deixa sua mãe em choque, bem como os fãs de longa data da série, já que John Connor sempre foi seu personagem mais importante, pois era considerado o salvador da humanidade.
Voltando a falar a respeito do final, Dani Ramos (que se torna a nova líder da resistência humana no futuro), Grace (uma humana que foi transformada em ciborgue), Sarah Connor e o T-800 que adotou o nome de “Carl” (que é o mesmo que matou John, mas aprendeu a viver em meio à humanidade) levam o exterminador Rev-9, grande vilão do filme, para uma armadilha em uma usina hidrelétrica.
O plano inicial do grupo é usar um pulso eletromagnético para deter o exterminador, mas o aparelho acaba sendo destruído. Em seguida, uma explosão acaba ferindo mortalmente Grace, que acabou dando sua fonte de poder para Dani.
A jovem utiliza essa fonte para apunhalar o Rev-9, o que o enfraqueceu de vez. Carl se aproveita disso e joga tanto ele quanto o vilão na direção de um grande buraco presente na usina.
Sua últimas palavras no filme foram “Para John”, como uma forma de se redimir com Sarah por ter tirado a vida do seu filho. A explosão subsequente da fonte de energia de Grace acaba destruindo os dois exterminadores.
Nas cenas finais do filme, Dani é vista brincando com uma menina em um parque: a própria Grace, que ainda era uma criança no presente. Em seguida, a jovem entra no jipe de Sarah Connor para começar seu treinamento, pois as duas sabem que esse está longe de ser o fim da ameaça das máquinas. Afinal, ela deve ser o novo alvo delas daqui pra frente.
Há chance de sequência?
Você já deve ter notado que existem uma série de pontas soltas dentro da história de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio que podem ser abordadas para uma sequência.
Por exemplo, o site CBR lembra que por mais que o chip que resultou na criação do Skynet tenha sido destruído anteriormente, em momento algum do filme os heróis pensaram em algo para interromper possíveis avanços da Legião, a Inteligência Artificial que substituiu o Skynet no futuro.
Além disso, é importante lembrar que Dani agora é uma jovem sem família e ela sabe que deve se tornar alvo de novos exterminadores daqui para frente. Assim, esse período de treino ao lado de Sarah será mais que fundamental para ela.
Desta forma, Dani poderá assumir o papel de sua tutora: proteger o planeta da ameaça de novos exterminadores, especialmente a pequena Grace, bem como tentar impedir ou ir adiando o Dia do Julgamento, o evento que deu início a esse conflito entre homens e máquinas. Ainda não se esqueça que a própria Sarah está envelhecendo e precisa preparar uma substituta.
O CBR também lembra que as duas terão de fugir constantemente. Sarah, por exemplo, já é uma fugitiva por conta do que ela fez nos dois primeiros filmes da franquia. Já Dani terá problemas com as autoridades americanas, já que entrou ilegalmente no país enquanto fugia de Rev-9.
Também nos resta saber como fica a jornada da própria Sarah daqui pra frente. Afinal de contas, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio revelou que a protagonista passou os últimos anos de sua vida destruindo vários exterminadores que foram enviados para o passado. E Carl era o responsável por avisá-la da chegada dessas máquinas.
Agora, ela não conta mais com a ajuda do exterminador, o que deve complicar um pouco sua jornada daqui pra frente.
Além disso, o site Cinema Blend levanta a possibilidade de existirem outros modelos T-800, igual Carl, que também podem estar infiltrados na humanidade, sejam eles bons ou hostis. É outro ponto que poderia ser abordado em uma sequência e também abre a oportunidade de um retorno de Arnold Schwarzenegger no futuro.
Apesar de tudo o que falamos acima, é bom lembrar que James Cameron, criador da franquia e produtor de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, afirmou que o filme é o início de uma nova trilogia. Isso talvez explica a presença dessas pontas soltas na história. Agora, basta aguardar um anúncio oficial.