O Mistério do Relógio na Parede: um filme de terror feito para crianças

O que faz Eli Roth, o homem por trás de filmes de terror sangrentos como Cabana do Inferno, O Albergue e Canibais, dirigindo o filme para crianças O Mistério do Relógio na Parede? “Sempre quis fazer uma produção como esta, terror para crianças”, disse o diretor em entrevista exclusiva ao Estado, em Los Angeles. “Quando eu era pequeno, amava tudo o que dava medo. Não tinha nada melhor do que gritar no cinema com meus amigos”, recorda.

Roth se lembra de assistir a filmes aterrorizantes como “Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio”, de Sam Raimi, em VHS. No cinema, como toda criança que cresceu nos anos 1980, reinavam os filmes da Amblin, produtora que tem Steven Spielberg entre seus fundadores e que misturava aventura, drama, comédia e terror – clássicos como E.T. – O Extraterrestre, Gremlins, Os Goonies e De Volta para o Futuro.

“Sinto falta daqueles filmes da Amblin, queria muito fazer um filme do selo”, afirmou. Quando a oportunidade surgiu, não tinha como dizer não. “Trabalhar com Steven Spielberg é uma experiência única”, garantiu Roth, descrevendo-a como “melhor do que ele esperava”. “Ele estava ocupado com Jogador n.º 1, mas conversamos antes da filmagem, e depois ele viu o primeiro corte. Recebi um telefonema, imagine, em que ele me disse que tinha amado, que dava medo, que tinha emoção, e que era um filme da Amblin de verdade.”

O Mistério do Relógio na Parede é baseado no romance de John Bellairs (1938-1991) e conta a história do órfão Lewis Barnavelt (Owen Vaccaro), que vai morar na casa gótica e assustadora de seu excêntrico tio Jonathan (Jack Black). Lá, ele conhece Florence Zimmerman (Cate Blanchett), amiga e vizinha de Jonathan e igualmente excêntrica. Logo, Lewis vai descobrir que não só Jonathan e Florence têm poderes mágicos, como a casa em si também.

Veja também:  Dragon Ball: veja como seria a Semente dos Deuses na vida real

Em suas paredes, um relógio escondido pelo dono anterior, o poderoso feiticeiro Isaac Izard (Kyle MacLachlan), é uma ameaça. O diretor compara a dupla Jack Black-Cate Blanchett com Spencer Tracy-Katharine Hepburn. “Ele é o Robin Williams desta geração, pode fazer drama ou comédia. Jack ainda vai ganhar um Oscar. Cate tem o Oscar, mas as pessoas não têm ideia de como ela é engraçada. Ela queria mostrar suas habilidades cômicas, e Jack queria mostrar sua força dramática. Então os dois juntos eram perfeitos.”

Roth contou ter se identificado com o menino e os adultos do filme, todos considerados diferentes. “Aquele menino sou eu. A vida inteira ouvi que eu era estranho. Eu era o único que gostava de terror. Não me encontrei até aceitar isso. Suas qualidades únicas são o que tornam você especial, é isso que o filme diz também”, revelou o diretor nascido em Massachusetts, em 1972.

Apesar de ser um filme para crianças, O Mistério do Relógio na Parede também usa a aventura e o terror para tratar de temas adultos.

“O filme se passa em 1955, então precisamos falar de Segunda Guerra Mundial. Foi algo com que eu lidei, mesmo crescendo nos anos 1970 e 1980, num bairro judaico. Para os adultos, o filme é sobre como a tragédia afeta você, e que a única maneira de superar é seguir em frente.”

Sua esperança é que o filme tenha o mesmo papel que Gremlins, Os Goonies e A Morte do Demônio tiveram em sua vida. “Quero que seja um filme que faça com que as crianças gostem de terror. Um filme que os fãs de terror que hoje são pais possam levar seus filhos e apresentá-los ao terror”, acrescentou Roth. “As crianças gostam de sentir medo. E não tem nenhum filme assim nos dias de hoje.”


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Diretor de Shazam! ironiza visual do Gênio no live-action de Aladdin
Elenco de O Justiceiro ficou sabendo do cancelamento pelas redes sociais
5 motivos para a Netflix ter cancelado as séries da Marvel
Capitã Marvel começa com homenagem a Stan Lee; veja primeiras reações
Quadrinista desenha mulher que salvou motorista em acidente com Boechat
Marvel libera quadrinhos digitais gratuitos de Pantera Negra
Steve Rogers volta a abandonar o manto do Capitão América nas HQs
HQ do Flash pode causar grandes alterações no multiverso DC
Anjo do Universo 9 pode ser próximo vilão em futuro anime de Dragon Ball
Mob Psycho 100 lança site com dicas espirituais de Reigen
Episódio recente de One Piece mostra Sanji recebendo grande ajuda
Teaser de Dragon Ball Heroes mostra Goku vestido como Sumo Sacerdote
Por que um mouse comum não funciona para jogos?
Cartucho raro de Super Mario é vendido em leilão por US$ 100 mil
fortnite
Carlton, de Um Maluco No Pedaço, perde processo contra Fortnite por dancinha
Nintendo anuncia que vai fazer Super Mario Maker 2 e remake de Zelda
5 motivos para a Netflix ter cancelado as séries da Marvel
Trincheira: quem são os seres que ganharão spin-off de Aquaman
The Walking Dead: tudo sobre o ínicio da 2ª parte da 9ª temporada
Uma análise dos novos trajes dos heróis em Vingadores: Ultimato
Presidente executivo do Twitter volta a falar sobre edição de tuítes
Confira as principais atrações da Campus Party Brasil 12
Google lança 3ª geração do Chromecast no Brasil; veja preço e novidades
whatsapp
WhatsApp protege mensagens do iPhone com digital ou face; veja como ativar