O Mistério do Relógio na Parede: um filme de terror feito para crianças

O que faz Eli Roth, o homem por trás de filmes de terror sangrentos como Cabana do Inferno, O Albergue e Canibais, dirigindo o filme para crianças O Mistério do Relógio na Parede? “Sempre quis fazer uma produção como esta, terror para crianças”, disse o diretor em entrevista exclusiva ao Estado, em Los Angeles. “Quando eu era pequeno, amava tudo o que dava medo. Não tinha nada melhor do que gritar no cinema com meus amigos”, recorda.

Roth se lembra de assistir a filmes aterrorizantes como “Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio”, de Sam Raimi, em VHS. No cinema, como toda criança que cresceu nos anos 1980, reinavam os filmes da Amblin, produtora que tem Steven Spielberg entre seus fundadores e que misturava aventura, drama, comédia e terror – clássicos como E.T. – O Extraterrestre, Gremlins, Os Goonies e De Volta para o Futuro.

“Sinto falta daqueles filmes da Amblin, queria muito fazer um filme do selo”, afirmou. Quando a oportunidade surgiu, não tinha como dizer não. “Trabalhar com Steven Spielberg é uma experiência única”, garantiu Roth, descrevendo-a como “melhor do que ele esperava”. “Ele estava ocupado com Jogador n.º 1, mas conversamos antes da filmagem, e depois ele viu o primeiro corte. Recebi um telefonema, imagine, em que ele me disse que tinha amado, que dava medo, que tinha emoção, e que era um filme da Amblin de verdade.”

O Mistério do Relógio na Parede é baseado no romance de John Bellairs (1938-1991) e conta a história do órfão Lewis Barnavelt (Owen Vaccaro), que vai morar na casa gótica e assustadora de seu excêntrico tio Jonathan (Jack Black). Lá, ele conhece Florence Zimmerman (Cate Blanchett), amiga e vizinha de Jonathan e igualmente excêntrica. Logo, Lewis vai descobrir que não só Jonathan e Florence têm poderes mágicos, como a casa em si também.

Veja também:  Guerra Infinita: por que os heróis das séries não estiveram no filme?

Em suas paredes, um relógio escondido pelo dono anterior, o poderoso feiticeiro Isaac Izard (Kyle MacLachlan), é uma ameaça. O diretor compara a dupla Jack Black-Cate Blanchett com Spencer Tracy-Katharine Hepburn. “Ele é o Robin Williams desta geração, pode fazer drama ou comédia. Jack ainda vai ganhar um Oscar. Cate tem o Oscar, mas as pessoas não têm ideia de como ela é engraçada. Ela queria mostrar suas habilidades cômicas, e Jack queria mostrar sua força dramática. Então os dois juntos eram perfeitos.”

Roth contou ter se identificado com o menino e os adultos do filme, todos considerados diferentes. “Aquele menino sou eu. A vida inteira ouvi que eu era estranho. Eu era o único que gostava de terror. Não me encontrei até aceitar isso. Suas qualidades únicas são o que tornam você especial, é isso que o filme diz também”, revelou o diretor nascido em Massachusetts, em 1972.

Apesar de ser um filme para crianças, O Mistério do Relógio na Parede também usa a aventura e o terror para tratar de temas adultos.

“O filme se passa em 1955, então precisamos falar de Segunda Guerra Mundial. Foi algo com que eu lidei, mesmo crescendo nos anos 1970 e 1980, num bairro judaico. Para os adultos, o filme é sobre como a tragédia afeta você, e que a única maneira de superar é seguir em frente.”

Sua esperança é que o filme tenha o mesmo papel que Gremlins, Os Goonies e A Morte do Demônio tiveram em sua vida. “Quero que seja um filme que faça com que as crianças gostem de terror. Um filme que os fãs de terror que hoje são pais possam levar seus filhos e apresentá-los ao terror”, acrescentou Roth. “As crianças gostam de sentir medo. E não tem nenhum filme assim nos dias de hoje.”


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

fênix negra
Primeiros 15 minutos de X-Men: Fênix Negra são exibidos na CCXP18; veja detalhes
5 detalhes do trailer de Vingadores: Ultimato que poucos notaram
vingadores thanos
5 dúvidas que ficaram no ar após o primeiro trailer de Vingadores: Ultimato
A Viúva Negra está com a bússola do Capitão América em Vingadores: Ultimato?
HQ de Guerra Infinita contradiz irmãos Russo sobre Thanos e Hulk
Coração de Ferro enfrenta vilões dos filmes da Marvel nos quadrinhos
Quem é Shang-Chi, o grande mestre de kung fu da Marvel
Novidades da Turma da Mônica serão apresentadas na CCXP
Quem venceria uma luta entre Gogeta e Vegetto? Akira Toriyama responde
Saintia Shô: anime das Cavaleiras do Zodíaco chega ao Brasil neste mês
Mangá de My Hero Academia revela o verdadeiro objetivo de Bakugo
Dragon Ball Super: Broly explicará como Freeza se tornou imperador
cs:go
CS:GO se torna totalmente gratuito e ganha novo modo Battle Royale
Mortal Kombat 11 é anunciado e ganha primeiro trailer; assista
God of War vence como melhor jogo de 2018 no The Game Awards; veja todos os vencedores
Para celulares, Ragnarök M: Eternal Love chega ao Brasil em janeiro de 2019
5 detalhes do trailer de Vingadores: Ultimato que poucos notaram
Superman e mais: os destaques do trailer do crossover Elsewords
Capitã Marvel trará a Starforce ao UCM; conheça os membros
Nora traidora? Tudo sobre o final da Parte 1 da 5ª temporada de The Flash
iOS 12
Apple volta a produzir iPhone X após baixas vendas de modelos novos
Galaxy S10 deve ter modelo com tela gigante, 6 câmeras e conexão 5G
facebook
Facebook e Instagram ficam fora do ar em todo o mundo nesta terça-feira
Empresa chinesa lança primeiro smartphone dobrável do mundo