O que a Marvel pode aprender com o filme da Mulher-Maravilha?

Em 2004, a Warner Bros. fez uma adaptação para os cinemas da Mulher-Gato, com Halle Berry interpretando a protagonista. A Fox e a Marvel lançaram, no ano seguinte, Elektra, estrelado por Jennifer Garner. Os dois filmes foram um fracasso, financeiramente e criticamente. Era uma prova de que filmes de super-heroínas não eram nem um pouco rentáveis. Mas o jogo mudou com Mulher-Maravilha.

wonderwomanlições

Sim, a mudança pode ser apenas temporária, mas é quase certeza que deve se tornar permanente. Ainda não é possível saber o impacto do filme, mas as razões por trás de seu sucesso são claras: é um bom filme de ação, dirigido por uma diretora competente, e estrelado por uma atriz, Gal Gadot, que fez bom uso do heroísmo, carisma e coração na sua interpretação da heroína. E tudo isso teve o suporte de um ótimo roteiro, que fez uma bela homenagem à princesa amazona, enquanto que também abordou alguns problemas contemporâneos. Como resultado, o filme teve a aprovação do público e da crítica.

O sucesso de Mulher-Maravilha, certamente, irá impactar o futuro dos filmes do Universo Estendido da DC (UEDC), mas também pode influenciar os demais filmes de super-heróis em Hollywood. E quem pode aprender com o longa é a talentosa equipe por trás dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), a maior rival da DC.

Afinal, o que a Marvel pode aprender com o filme da Mulher-Maravilha?

A Viúva Negra

wonderwomanliçõesviuvanegra

Se há algo que a Marvel pode considerar depois disso é fazer um filme solo da Viúva Negra. A atriz Scarlett Johansson já provou ser capaz de estrelar um filme de ação, e sua personagem se tornou uma jogadora importante dos filmes do UCM desde que foi introduzida, em Homem de Ferro 2. É uma pena ver que a Marvel nunca correu atrás de um filme da espiã, que abordaria uma temática que seria interessante e nova nos filmes do estúdio, que costumam seguir uma fórmula, bem como fazer concorrência a Mulher-Maravilha.

Veja também:  Quinta temporada de The Flash tem novo vilão revelado

Se há algo que ajudou Mulher-Maravilha a se destacar, e é um ponto forte da DC em relação a Marvel, é que a Warner Bros. permite uma autonomia maior aos seus diretores e equipes criativas, enquanto que a Disney/Marvel não permite tal nível de liberdade. Por exemplo, O Homem de Aço e Batman vs Superman são filmes de Zack Snyder, Esquadrão Suicida é de David Ayer e Mulher-Maravilha, de Patty Jenkins. Já os responsáveis pela direção dos longas da Marvel precisa seguir uma fórmula, e há pouco espaço para trabalhar a criatividade e imaginação.

Homem-Formiga e a Vespa

wonderwomanliçõesvespa

O primeiro filme de “risco” da Marvel foi Homem-Formiga, lançado em 2015, mas que foi um sucesso. Tanto que em 2018, a sequência, Homem-Formiga e a Vespa, chegará aos cinemas. A atriz Evangeline Lilly foi introduzida como Hope Van Dyne no longa, e os fãs foram a loucura ao ver uma rápida aparição do traje da Vespa. E a inclusão da personagem, ao lado do Homem-Formiga foi um ótimo negócio para o UCM.

Hope Van Dyne mostrou ser uma mulher capaz e boa de briga, que era membro da empresa de seu pai, treinou Scott Lang, e teve um papel importante na hora de derrotar o vilão, Darren Cross. Em outras palavras, Hope é poderosa, e irá herdar uma avançada tecnologia para poder lutar. A Mulher-Maravilha de Gal Gadot pode ser essencial para mostrar a Marvel que os fãs desejam ver mulheres fortes e empoderadas vestidas como super-heroínas. E Hope van Dyne seria uma boa escolha.

Outro ponto interessante do enredo de Mulher-Maravilha era o relacionamento de Diana com sua mãe, a Rainha Hipólita, que é bom, mas não houve resolução ao conflito das duas (que pode ser solucionado na sequência). Homem-Formiga e a Vespa poderia abordar algo semelhante, pois Hope irá herdar o uniforme de sua mãe, Janet van Dyne, que se sacrificou para desarmar um míssil soviético. Adicionaria certo drama para a sequência.

Veja também:  Traje, Skrulls, Fury e mais: o que já se sabe sobre Capitã Marvel

Capitã Marvel

guerrainfinitabrielarson

Esse talvez seja o primeiro filme a se considerar para entender o efeito que Mulher-Maravilha terá nos demais filmes estrelados por heroínas. É claro que comparações entre os dois filmes serão inevitáveis, mas não há motivo para colocar Gal Gadot contra Brie Larson, ou a diretora Petty Jenkins contra Anna Boden. Mas é praticamente certeza que Capitã Marvel está prestando atenção a Mulher-Maravilha, como forma de analisar o que o UEDC fez para o título ter se tornado rentável.

Carol Danvers pode não ter a mesma história da Mulher-Maravilha nos quadrinhos, mas ela é considerada a principal heroína da Marvel. Ela também possui um pano de fundo social, pois surgiu em uma época na qual as mulheres aumentaram sua consciência e lutaram por sua identidade. É seguro dizer que a Capitã Marvel é um símbolo dos direitos e do empoderamento feminino, e Brie Larson é a escolha perfeita para esse papel.

Não é possível saber até que ponto Larson poderá estudar a atuação de Gadot, mas com certeza, não será nada muito sério, apesar de toda a rivalidade que cerca o UEDC e o UCM. Os poderes da Mulher-Maravilha e da Capitã Marvel são comparáveis, e suas origens são bem semelhantes, mas suas personalidades são um pouco diferentes.

Na Guerra Civil dos quadrinhos, a Capitã Marvel ficou ao lado de Tony Stark/Homem de Ferro, que era a favor do Ato de Registro de Super-humanos. Já em Guerra Civil II, ela se mostrou favorável à ideia de utilizar precognição para salvar a Terra. Não sabemos onde uma heroína, que luta pelo amor e pela paz, se encaixaria em uma história desse tipo, mas pra dizer a verdade, não sabemos se esses fatos estarão presentes no filme da Capitã Marvel.

Veja também:  O detalhe de Homem-Aranha: De Volta ao Lar que (quase) ninguém notou

Além disso, ainda não temos ideia se a Capitã Marvel será introduzida antes de seu filme solo, já que ela foi uma parte importante dos Vingadores nos últimos anos. Da mesma forma que a Mulher-Maravilha foi apresentada de uma maneira em que roubou a cena, no momento mais importante de Batman vs Superman, a Capitã Marvel poderia fazer algo semelhante. Ainda não há confirmação oficial, mas seria ótimo vê-la debutar nas telonas antes de 8 de março de 2019.

Por fim, não leve isso como uma futura disputa entre Mulher-Maravilha e Capitã Marvel. É muito mais interessante e importante ver como que o UEDC, o UCM e Hollywood, no geral, irão produzir novos filmes de qualidade que são estrelados por super-heroínas.

Texto adaptado do artigo de Dave Trumbore, para o site Collider

Deixe seu voto

3 points
Up Down

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Loki, Feiticeira Escarlate e mais? Tudo sobre as futuras séries da Marvel
Quais personagens antigos voltam em Capitã Marvel (e como eles voltam)
10 detalhes que você pode ter deixado passar no primeiro trailer de Capitã Marvel
Capitã Marvel: tudo sobre sua origem, poderes e mudanças no filme
Loki, Feiticeira Escarlate e mais? Tudo sobre as futuras séries da Marvel
Com Emily Bluny, O Retorno de Mary Poppins mistura elementos de animação
Por que os simbiontes vieram à Terra no filme do Venom?
Ênio e Beto são casal gay, diz roteirista de Vila Sésamo
Batman aparece sem roupas pela primeira vez nos quadrinhos
Neymar lança série de quadrinhos em que aparece como herói
Turma da Mônica ganha game para PlayStation 4 e Nintendo Switch
Serviço de streaming DC Universe ganha data de lançamento; confira
Dragon Ball Super: Broly deve ter luta em outra dimensão com efeitos CGI
Anime de Boruto mostra a hipocrisia de Naruto como Hokage; entenda
Boruto vai até o esconderijo de Orochimaru e descobre clones de Mitsuki
Dragon Ball Super: Broly ganha novo pôster com os Saiyajins do filme
Games Gwent e spin-off de The Witcher ganham data de lançamento
Devil May Cry 5 tem novo trailer, personagem inédito e informações; veja
Sony anuncia console PlayStation Classic com 20 jogos na memória
fortnite
Fortnite é considerado justificativa em mais de 200 casos de divórcio em 2018