O que a Marvel pode aprender com o filme da Mulher-Maravilha?

Em 2004, a Warner Bros. fez uma adaptação para os cinemas da Mulher-Gato, com Halle Berry interpretando a protagonista. A Fox e a Marvel lançaram, no ano seguinte, Elektra, estrelado por Jennifer Garner. Os dois filmes foram um fracasso, financeiramente e criticamente. Era uma prova de que filmes de super-heroínas não eram nem um pouco rentáveis. Mas o jogo mudou com Mulher-Maravilha.

wonderwomanlições

Sim, a mudança pode ser apenas temporária, mas é quase certeza que deve se tornar permanente. Ainda não é possível saber o impacto do filme, mas as razões por trás de seu sucesso são claras: é um bom filme de ação, dirigido por uma diretora competente, e estrelado por uma atriz, Gal Gadot, que fez bom uso do heroísmo, carisma e coração na sua interpretação da heroína. E tudo isso teve o suporte de um ótimo roteiro, que fez uma bela homenagem à princesa amazona, enquanto que também abordou alguns problemas contemporâneos. Como resultado, o filme teve a aprovação do público e da crítica.

O sucesso de Mulher-Maravilha, certamente, irá impactar o futuro dos filmes do Universo Estendido da DC (UEDC), mas também pode influenciar os demais filmes de super-heróis em Hollywood. E quem pode aprender com o longa é a talentosa equipe por trás dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), a maior rival da DC.

Afinal, o que a Marvel pode aprender com o filme da Mulher-Maravilha?

A Viúva Negra

wonderwomanliçõesviuvanegra

Se há algo que a Marvel pode considerar depois disso é fazer um filme solo da Viúva Negra. A atriz Scarlett Johansson já provou ser capaz de estrelar um filme de ação, e sua personagem se tornou uma jogadora importante dos filmes do UCM desde que foi introduzida, em Homem de Ferro 2. É uma pena ver que a Marvel nunca correu atrás de um filme da espiã, que abordaria uma temática que seria interessante e nova nos filmes do estúdio, que costumam seguir uma fórmula, bem como fazer concorrência a Mulher-Maravilha.

Veja também:  Novo vilão? Uma análise das cenas pós-créditos de Shazam!

Se há algo que ajudou Mulher-Maravilha a se destacar, e é um ponto forte da DC em relação a Marvel, é que a Warner Bros. permite uma autonomia maior aos seus diretores e equipes criativas, enquanto que a Disney/Marvel não permite tal nível de liberdade. Por exemplo, O Homem de Aço e Batman vs Superman são filmes de Zack Snyder, Esquadrão Suicida é de David Ayer e Mulher-Maravilha, de Patty Jenkins. Já os responsáveis pela direção dos longas da Marvel precisa seguir uma fórmula, e há pouco espaço para trabalhar a criatividade e imaginação.

Homem-Formiga e a Vespa

wonderwomanliçõesvespa

O primeiro filme de “risco” da Marvel foi Homem-Formiga, lançado em 2015, mas que foi um sucesso. Tanto que em 2018, a sequência, Homem-Formiga e a Vespa, chegará aos cinemas. A atriz Evangeline Lilly foi introduzida como Hope Van Dyne no longa, e os fãs foram a loucura ao ver uma rápida aparição do traje da Vespa. E a inclusão da personagem, ao lado do Homem-Formiga foi um ótimo negócio para o UCM.

Hope Van Dyne mostrou ser uma mulher capaz e boa de briga, que era membro da empresa de seu pai, treinou Scott Lang, e teve um papel importante na hora de derrotar o vilão, Darren Cross. Em outras palavras, Hope é poderosa, e irá herdar uma avançada tecnologia para poder lutar. A Mulher-Maravilha de Gal Gadot pode ser essencial para mostrar a Marvel que os fãs desejam ver mulheres fortes e empoderadas vestidas como super-heroínas. E Hope van Dyne seria uma boa escolha.

Outro ponto interessante do enredo de Mulher-Maravilha era o relacionamento de Diana com sua mãe, a Rainha Hipólita, que é bom, mas não houve resolução ao conflito das duas (que pode ser solucionado na sequência). Homem-Formiga e a Vespa poderia abordar algo semelhante, pois Hope irá herdar o uniforme de sua mãe, Janet van Dyne, que se sacrificou para desarmar um míssil soviético. Adicionaria certo drama para a sequência.

Veja também:  Por que a abertura de Game of Thrones mudou na 8ª temporada

Capitã Marvel

guerrainfinitabrielarson

Esse talvez seja o primeiro filme a se considerar para entender o efeito que Mulher-Maravilha terá nos demais filmes estrelados por heroínas. É claro que comparações entre os dois filmes serão inevitáveis, mas não há motivo para colocar Gal Gadot contra Brie Larson, ou a diretora Petty Jenkins contra Anna Boden. Mas é praticamente certeza que Capitã Marvel está prestando atenção a Mulher-Maravilha, como forma de analisar o que o UEDC fez para o título ter se tornado rentável.

Carol Danvers pode não ter a mesma história da Mulher-Maravilha nos quadrinhos, mas ela é considerada a principal heroína da Marvel. Ela também possui um pano de fundo social, pois surgiu em uma época na qual as mulheres aumentaram sua consciência e lutaram por sua identidade. É seguro dizer que a Capitã Marvel é um símbolo dos direitos e do empoderamento feminino, e Brie Larson é a escolha perfeita para esse papel.

Não é possível saber até que ponto Larson poderá estudar a atuação de Gadot, mas com certeza, não será nada muito sério, apesar de toda a rivalidade que cerca o UEDC e o UCM. Os poderes da Mulher-Maravilha e da Capitã Marvel são comparáveis, e suas origens são bem semelhantes, mas suas personalidades são um pouco diferentes.

Na Guerra Civil dos quadrinhos, a Capitã Marvel ficou ao lado de Tony Stark/Homem de Ferro, que era a favor do Ato de Registro de Super-humanos. Já em Guerra Civil II, ela se mostrou favorável à ideia de utilizar precognição para salvar a Terra. Não sabemos onde uma heroína, que luta pelo amor e pela paz, se encaixaria em uma história desse tipo, mas pra dizer a verdade, não sabemos se esses fatos estarão presentes no filme da Capitã Marvel.

Veja também:  Marvel: O que é o Reino Quântico, onde não há tempo e espaço

Além disso, ainda não temos ideia se a Capitã Marvel será introduzida antes de seu filme solo, já que ela foi uma parte importante dos Vingadores nos últimos anos. Da mesma forma que a Mulher-Maravilha foi apresentada de uma maneira em que roubou a cena, no momento mais importante de Batman vs Superman, a Capitã Marvel poderia fazer algo semelhante. Ainda não há confirmação oficial, mas seria ótimo vê-la debutar nas telonas antes de 8 de março de 2019.

Por fim, não leve isso como uma futura disputa entre Mulher-Maravilha e Capitã Marvel. É muito mais interessante e importante ver como que o UEDC, o UCM e Hollywood, no geral, irão produzir novos filmes de qualidade que são estrelados por super-heroínas.

Texto adaptado do artigo de Dave Trumbore, para o site Collider


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Elenco de Game of Thrones respondem dúvidas hilárias de fãs por telefone
Disney doará R$ 20 milhões para reconstrução da Catedral de Notre-Dame
Jason Momoa, o Aquaman, faz a barba pela 1ª vez em 7 anos; veja como ficou
monstro do pântano
Série do Monstro do Pântano no DC Universe ganha teaser e data de estreia
John Constantine já roubou os poderes do Shazam! nas HQs
CCXP: ingressos para a Comic Con 2019 estão à venda; veja os valores
Carnificina aparece com novo visual nos quadrinhos; veja
Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel
One Punch Man: Saitama e Genos têm nomes oficiais de herói revelados
Mangá de My Hero Academia coloca os vilões em uma grande guerra
Novo episódio de One Punch Man tem cena pós-créditos; entenda
Mangá de Boruto: Naruto Next Generations terá luta importante
Overwatch está gratuito em todas as plataformas até a próxima semana
Shao Kahn é apresentado em novo trailer de Mortal Kombat 11; assista
Assassin’s Creed: Unity ajudará a reconstruir Catedral de Notre-Dame
8K, SSD e mais: Sony revela vários detalhes sobre o PlayStation 5
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Game of Thrones: 10 perguntas que o 1° episódio da 8ª temporada deixou
Professor Hulk: conheça a origem e os principais poderes dele
Game of Thrones: entenda a montaria de Jon Snow em um dragão
Galaxy Fold: tela de celular dobrável da Samsung falha em primeiros testes
whatsapp
Nova atualização do WhatsApp poderá bloquear capturas de tela nas conversas
whatsapp
Na Índia, WhatsApp lança ferramenta de checagem de notícias dentro do app
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming