Até mesmo quem não é muito ligado no universo dos quadrinhos sabe que uma das poucas fraquezas do Superman é a Kryptonita, que consegue anular seus poderes e transformá-lo em uma pessoa comum. Mas você já ouviu falar da Kryptonita Negra, uma das variações da famosa rocha?
O motivo de ela ser relativamente desconhecida do público é que a Kryptonita Negra apareceu pela primeira vez na série de TV Smallville. Na quarta temporada, a rocha foi usada para separar as personalidades de Clark Kent e Kal-El.
No entanto, a Kryptonita Negra também costuma afetar os seres humanos da mesma forma que os kryptonianos: ela é capaz de criar duas personalidades distintas em suas vítimas: uma que é boa e outra que é ruim. Foi justamente o que aconteceu com Lex Luthor na oitava temporada de Smallville.
Mas, claro, a Kryptonita Negra foi mais tarde adaptada para os quadrinhos da DC, e com algumas diferenças. Na série All-Star Superman, por exemplo, a rocha faz com que uma pessoa ruim se torne má temporariamente (e vice-versa). Por conta dela, o herói se tornou um vilão por algum tempo. Outros efeitos negativos são a queda das habilidades do Homem de Aço e de sua acuidade mental.
Já na série de animação Justice League Action, ela realmente separou as personalidades boas e ruins do Superman. Como consequência, a versão boazinha do herói usou um traje branco, enquanto que a ruim utilizava uniforme preto.
A aparição mais recente da Kryptonita Negra ocorreu na série da Supergirl, que faz parte do Arrowverso, em que Lex Luthor a procurava para tratar os problemas de saúde dele e do filho.
Para quem não conhece muito sobre o universo da DC nos quadrinhos, saiba que a Kryptonita Negra é apenas uma das variações do Kryptonita. Além da verde, a mais famosa, também existe a vermelha (de consequências que variam de vítima para vítima), o dourada (que remove os poderes de um kryptoniano para sempre, mas sem lhe causar maiores problemas), a azul (que funciona da mesma forma que a verde, mas com os Bizarros), e a branca (que mata plantas), entre várias outras.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!