O que é o evento Flashpoint e como ele pode impactar os filmes da DC

Durante o seu painel na Comic-Con, realizada nesse final de semana, a Warner Bros. revelou os próximos filmes do Universo Estendido da DC (UEDC). A maior parte deles nós já tinhamos conhecimento, como Batman, Esquadrão Suicida 2, Shazam, Mulher-Maravilha 2, Tropa dos Lanternas Verdes e Batgirl. Só que um deles foi uma verdadeira surpresa: Flashpoint (ou Ponto de Ignição, como ficou conhecido no Brasil).

Já sabemos que o Flash será devidamente introduzido em Liga da Justiça, interpretado pelo ator Ezra Miller. Ele também terá seu filme solo no UEDC. Só que o título está passando por sérios problemas de produção, como mudanças de roteiristas e de roteiro e vários diretores que já abandonaram a barca. No momento, Robert Zemeckis é o favorito para assumir a direção.

Renomear o filme do herói foi algo inteligente, já que o nome é o mesmo de uma significante história dos quadrinhos e oferece algumas pistas para a direção que o filme terá (e possivelmente, também deve afetar o UEDC de alguma forma). Como já vimos na série de TV do herói, Flashpoint/Ponto de Ignição é um evento que mostra as consequências das mudanças em linhas do tempo.

O que é o Flashpoint?

flashpoint1

Flaspoint/Ponto de Ignição é um quadrinho lançado em 2011 por Geoff Johns e ilustrado por Andy Kubert, Alex Sinclar e Sandra Hope, além de ser um evento que teve implicações na principal linha do tempo da DC.

Aqui, Barry Allen acorda em um mundo que ele não reconhece. Ele não possui poderes, a Liga da Justiça não existe e seus companheiros não são parecidos com aqueles que ele se lembra. Sua mãe está viva, mas seu pai não, apesar de nunca ter sido preso.

Veja também:  12 Histórias Mais Insanas do Homem-Aranha

Por conta de tantas mudanças, Barry vai a procura do Batman, para descobrir que essa versão do herói  não é Bruce Wayne, mas sim seu pai, Thomas, que após o assassinato do filho (que morreu no lugar de seus pais) se tornou um vigilante. Juntos, eles recriam o acidente que deu a Barry seus poderes, e na segunda tentativa, funciona. Convencido de que seu arqui-inimigo, Eobard Thawne, o Flash Reverso, causou todas essas mudanças, os dois vão a sua procura.

Durante toda a série, o Flash e o Batman – ao lado do Cyborg, que é o maior herói dessa realidade – resgatam Kal-El da prisão, que foi preso pelo governo desde que foi descoberto ainda criança e foi impedido de absorver a luz do sol para se tornar o Superman; se encontram no fogo cruzado da guerra entre as amazonas da Mulher-Maravilha e os atlantianos do Aquaman; e eventualmente encontram Thawne, que diz que ele não causou os eventos e que tudo foi culpa do próprio Barry.

Da mesma forma que foi retratada na série de TV, Thawne revela a Barry que ele viajou no tempo para prevenir que sua mãe fossa morta. Ele conseguiu tal feito ao fazer uso da Força de Aceleração, que fez Barry se tornar tão poderoso que modificou a realidade e alterou as histórias dos demais personagens. E também transformou Thawne em um paradoxo vivo, o que significa que ele não precisa mais de Barry por perto para garantir sua existência. Para fazer com que tudo volte ao normal, o herói precisa retornar ao passado e deixar que sua mãe seja morta por Thawne.

Após consertar tudo e retornar para casa, Barry mantém suas memórias da linha do tempo alternativa, mas nem percebeu que a linha do tempo correta ainda possui pequenas diferenças com relação a original. Dessas menores, mas significantes mudanças, surgiu os Novos 52, que deu início a série Rebirth da DC.

Veja também:  Site lista 15 razões para os filmes da Marvel serem piores que os da DC

Como Flashpoint pode impactar o UEDC?

flashpoint2

Essa é a principal questão, não é mesmo? Como que a versão do UEDC de Flashpoint pode afetar sua continuidade? Como aconteceu nos quadrinhos, o filme pode explorar um universo completamente distinto, com versões drasticamente diferentes dos heróis da DC, novos heróis ou personagens diferentes assumindo esses papéis.

Por exemplo, Flashpoint poderia introduzir a versão do Batman encarnada por Thomas Wayne. O ator Jeffrey Dean Morgan (o Negan de The Walking Dead) que apareceu brevemente em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, já é um grande fã da ideia. Além disso, quando Flashpoint for lançado, nós já teremos um bom número de filmes do UEDC, o que significa que a dinâmica a relação entre seus personagens já deve estar estabelecida e pronta para ser subvertida.

Mesmo que a Warner não esteja interessada a adaptar estritamente o quadrinho de Flashpoint, ainda há muito o que fazer com um filme que oferece a chance de mudar a fórmula já estabelecida da franquia. Assumindo que Flashpoint está sendo adaptado como um título no qual as ações de Barry mudam inadvertidamente a realidade, o longa poderia ser uma espécie de filme “transformativo” do UEDC. É a oportunidade da Warner de aproveitar o que funciona e corrigir aquilo que não deu certo.

Há quem acredite que esse universo cinematográfico já teve uma pequena correção, mas um ponto de enredo que pode facilmente explicar qualquer mudança que um estúdio deseja fazer é aquele utilizado por X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, que funcionou como uma espécie de “reset” ou “reboot” para a franquia de mutantes.

De qualquer forma, a magnitude do anúncio de Flashpoint e seu potencial para alterar radicalmente (ou, pelo menos, dar um sacudida) naquilo que a Warner estabeleceu para o UEDC é enorme. Já foi plantada uma semente que pode criar várias possibilidades, e pode indicar uma nova direção para esse universo cinematográfico ou apenas uma aventura diferente em que o estúdio pode brincar com as expectativas dos personagens e a imaginação dos fãs.

Veja também:  Crossover entre as séries da CW terá 3 horas de duração

Da mesma forma que ocorreu nos quadrinhos, Flashpoint pode ser o primeiro passo para o próprio renascimento (a tradução literal de Rebirth) do UEDC.

Fonte: ScreenRant


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Crítica: visuais, enredo e elenco fazem de Pantera Negra um ótimo filme
Pantera Negra: conheça os Cães de Guerra e a Dora Milaje
Os melhores momentos do Androide 17 em Dragon Ball Super
Com muitos mistérios, veja os melhores momentos do 1º trailer de Venom
Sword Art Online terá série em live-action produzida pela Netflix
Presidentes da Sony e Marvel quase se agrediram durante negociações
Brinquedo revela armadura de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita
Vilão de Pantera Negra foi inspirado no filme Cidade de Deus
Amazon e Saraiva dão descontos de até 80% em livros e mais
Quem é a Fantasma, vilã de Homem-Formiga e a Vespa
Escritor fala sobre críticas à revista do Batman e Mulher-Maravilha
Batman voltará a usar uniforme com emblema amarelo nos quadrinhos
Sword Art Online terá série em live-action produzida pela Netflix
Após morte de dubladora, Bulma ganha nova voz em Dragon Ball Super
Em currículo, jovem cita ‘assistir Naruto’ como uma de suas habilidades
Último episódio de Dragon Ball Super pode ter revelado o desejo de Jiren
Idosos brasileiros aprendem a programar games para exercitar a mente
controle das pernas
Chinês joga por 20 horas seguidas em lan house, passa mal e perde controle das pernas
A profissão desse cara é jogar ‘Clash Royale’, game exclusivo para celulares
Injustice 2 ganha trailer do gameplay com as Tartarugas Ninja; confira