O que PlayStation 4 Pro significa para a indústria de jogos?

A Sony anunciou oficialmente o PlayStation 4 Pro e sua contraparte menor, o PlayStation 4 Slim. Apesar do anúncio ter sido recebido com aplausos, ele também conseguiu atrair alguma sombra dos concorrentes e detratores. No entanto, o lançamento do próximo PlayStation 4 deve ser emocionante pros jogadores e pros viciados em entretenimento e, embora isso esteja longe do início de uma nova geração de consoles, esta atualização deve marcar o próximo capítulo da geração atual e desencadear algumas mudanças pra Sony e seus fãs. Vamos dar uma olhada no que o PlayStation 4 Pro pode significar pra Sony e pra toda a indústria de jogos.

A Sony vai substituir o PS4 “gordo” pelo PS4 Slim

playstation-4-slim

Quando uma empresa lança algo novo, os clientes querem substituir seu material antigo pelo novo brinquedo brilhante. Além de revelar o PlayStation 4 Pro, a Sony também revelou o PlayStation 4 Slim, uma versão atualizada do console com um formato menor. De acordo com a Kotaku, o modelo de Slim irá substituir os PlayStation 4 “fat” mais antigos em setembro de 2016. Embora este PlayStation 4 mais magro não tenha o poder do PlayStation 4 Pro, ele estará disponível a um preço ligeiramente inferior – US$ 299,00 – e também irá receber uma atualização de firmware e suporte HDR.

Os desenvolvedores vão criar jogos para o PlayStation 4 com 4K e HDR em mente

uncharted-4

O PlayStation 4 Pro não é um console novo, é uma atualização do PlayStation 4 atual. Com isso dito, não espere muitos títulos exclusivos, pois o PS4 Pro e o padrão vão existir no mesmo ecossistema. O que você vai ver, no entanto, são alterações dos jogos que você já possui e títulos atualmente em desenvolvimento com os recursos do Pro em mente. De acordo com o US PlayStation Blog, os desenvolvedores serão capazes de adicionar as melhorias do PS4 Pro nos jogos já lançados através de uma atualização por download, assim você não precisa se preocupar em comprar o mesmo jogo duas vezes apenas pelos benefícios adicionais.

Veja também:  Dragon Ball: quem é Jaco, o Patrulheiro Galáctico

PlayStation 4 pode começar o serviço de streaming 4K

playstation-4-streaming

Junto com o anúncio do PlayStation 4 Pro, a Sony revelou que o Netflix e o YouTube ganharão novos aplicativos 4K projetados especificamente pro Pro. De acordo com a Polygon, séries como Luke Cage e a segunda temporada Narcos “estarão disponíveis pra streaming no belo 4K de arregalar os olhos”. Ainda não há nenhuma promessa sobre outros serviços de streaming como Amazon, Redbox ou Hulu Plus, mas Andrew House, o CEO da Sony Interactive Entertainment, disse que a Netflix espera ter mais de “seis mil horas de conteúdo 4K” até o final de 2016, então ainda teremos muito o que fazer quando nossos dedos ficarem doloridos.

O PlayStation 4 Pro pode atrair jogadores de PC

playstation-4

House também discutiu as esperanças de cortejar os jogadores de PC com o Pro, pois ele aposta que irá satisfazer as suas expectativas de jogos em alta resolução. A Polygon cita-o dizendo: “Há um ciclo de vida dos consoles onde os jogadores que querem a melhor experiência gráfica começam a migrar pro PC […] Queríamos manter as pessoas dentro do nosso ecossistema, dando-lhes o melhor e [uma qualidade de desempenho] muito mais alta.” Enquanto o PlayStation 4 Pro não oferece a personalização que um PC pode oferecer, os gráficos atualizados devem ser um bom passo pra conquistar os fãs de PC, embora certos movimentos da Sony ainda podem afastá-los. Por exemplo…

A falta de apoio mod também pode alienar os jogadores de PC

fallout-4-mod

Numa atualização em seu blogue oficial, a Bethesda soltou a notícia de que a Sony não aprovou mods de usuários pro Fallout 4 ou Skyrim Special Edition. Enquanto isso não está ligado diretamente ao anúncio do PlayStation 4 Pro, o fato de que a Sony não vai permitir mods em dois dos maiores jogos da Bethesda que prometiam a inclusão de mods no console é muito relevante pros jogadores de PC – especialmente porque os mods são um dos seus grandes diferenciais. Talvez a Sony mude de ideia em breve, mas por agora, não veremos nenhum Buzz Lightyear Paladin Danse ou Macho Man Randy Savage Deathclaws no PS4.

Veja também:  Skrulls, Goose e mais: os destaques do 2º trailer de Capitã Marvel

A Sony quer unir os fãs de 4K na sua própria base de jogadores

playstation-4-pro-4k

Outra coisa boa do anúncio é o fato de que todos os consoles PlayStation 4 estarão recebendo atualizações de firmware que lhes dão suporte HDR. Mesmo sem um PlayStation 4 Pro, os fãs do PlayStation poderão desfrutar de maior qualidade gráfica em seus jogos e vídeos, mas somente se eles já estiverem devidamente equipados com a televisão certa. Talvez isso dê a motivação necessária aos proprietários do PS4 original pra comprarem o novo Pro pra que possam realmente experimentar gráficos de alta definição.

As especificações mais elevadas do PlayStation 4 Pro podem promover mais streamers

playstation-4-streaming-2

No FAQ do US PlayStation Blog sobre o PlayStation 4 Pro, uma das perguntas tratava do Remote Play e Share Play do novo console e como esses serviços vão mudar. Aqueles que gostam de compartilhar suas experiências e aqueles que gostam de streaming ficarão felizes em saber que o Pro tem maior poder de processamento e pode transmitir em até 1080p através do Remote Play em um PC, Mac ou Xperia. Quando se trata de Share Play, os usuários serão capazes de transmitir a partir de um Pro em até 1080p também. Isso pressupõe que você tenha uma boa internet e esteja usando uma conexão com fio, então não tente o wifi. Ainda assim, você vai ser capaz de capturar clipes de jogos com resolução mais elevada com o Share e transmitir no YouTube a 1080p e 60 fps, pra que seus fãs desfrutem do seu conteúdo em HD.

Sony pode ter problemas entre PS4 Pro e PS VR

playstation-vr

A Sony pode encontrar alguns problemas ao tentar vender o PlayStation 4 Pro e o PlayStation VR juntos, principalmente porque não há muita sinergia entre os dois produtos. Um dos maiores problemas é que o display integrado do VR tem até 1920 x 1080, mas não suporta 4K e seu fone de ouvido não suporta HDR. Quando um de seus novos produtos não suporta o que o seu outro novo produto fornece como seus maiores pontos fortes, você pode ter problemas pra vender os dois juntos.

Veja também:  Red Dead Redemption 2 é o grande destaque do Brazil Game Awards 2018

Mas as especificações de desempenho mais elevadas podem favorecer o VR

playstation-vr-2

Ainda assim, o fato de que o PlayStation 4 Pro tem melhor poder de processamento poderia favorecer o PlayStation VR a processar seus jogos de forma tão suave como uma faca quente na manteiga, mesmo que os gráficos não alcancem o esplendor. E de acordo com o US PlayStation Blog, os desenvolvedores ainda podem adicionar recursos do Pro pros jogos do VR mais tarde, mesmo depois do lançamento. Só o tempo dirá quais títulos receberão upgrade, mas esperamos que isso tudo aconteça logo pra que possamos nos perder dentro desses mundos VR… Pra melhor ou pra pior.

O PlayStation 4 Pro vai vender muito

playstation-4-pro

O anúncio do PlayStation 4 Pro certamente despertou o interesse de muita gente e deixou um monte de jogadores repletos de emoção. E embora existam várias acusações a respeito das suas fraquezas percebidas – tais quais a falta de suporte Blu-ray 4K e a já mencionada falta de mods -, o Pro provavelmente ainda vai garantir um bom bocado de dinheiro pra Sony. De acordo com Dave Thier da Forbes, “alguns compradores iniciais do PlayStation já estão prontos pra pegar um novo console e pessoas interessadas na tecnologia de ponta tendem a ter muita renda disponível de qualquer maneira. Combine isso com as vendas contínuas do Slim mais barato e você tem um futuro continuamente róseo pro PS4.” A Sony já fez a sua jogada, agora falta a Microsoft revelar mais detalhes sobre o “Project Scorpio” do Xbox.

Fonte: http://www.looper.com/24402/playstation-4-pro-means-future-company/


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Revival mais duradouro da Netflix, Fuller House estreia 4ª temporada
Multishow tem exibido episódios ‘inéditos’ de Chaves e Chapolin; veja lista
Titãs pode encerrar primeira temporada com formação totalmente diferente
Mundo de fantasia: por que Aquaman não é bem um filme de herói
Marvel pode estar planejando destruir todo seu universo nas HQs em 2019
HQ de Guerra Infinita contradiz irmãos Russo sobre Thanos e Hulk
Coração de Ferro enfrenta vilões dos filmes da Marvel nos quadrinhos
Quem é Shang-Chi, o grande mestre de kung fu da Marvel
Anime de Sailor Moon voltará para a TV aberta no Brasil em 2019
Pôster de Dragon Ball Super: Broly confirma Goten e Trunks no filme
Dragon Ball Super: Broly tem estreia antecipada no Brasil
Produtores respondem críticas às heroínas de Saint Seiya: Saintia Shô
Spawn pode ser um dos personagens ‘convidados’ de Mortal Kombat 11
Red Dead Redemption 2 é o grande destaque do Brazil Game Awards 2018
Informações pessoais de jogadores de Fallout 76 vazam por erro no sistema
Geralt, do game The Witcher, será personagem de Monster Hunter: World
Batman, futuro e mais: 10 questões sobre o final do crossover Elseworlds
Todos os monstros do novo trailer de Godzilla II: Rei dos Monstros
10 teorias sobre o trailer de Vingadores: Ultimato
Ruínas, final e mais: 5 revelações da última temporada de Game of Thrones
Os melhores aplicativos de 2018, segundo a Apple e o Google
iOS 12
Apple volta a produzir iPhone X após baixas vendas de modelos novos
Galaxy S10 deve ter modelo com tela gigante, 6 câmeras e conexão 5G
facebook
Facebook e Instagram ficam fora do ar em todo o mundo nesta terça-feira