O Universo Cinematográfico da Marvel irá considerar os filmes da Sony cânones?

A divisão dos direitos do Homem-Aranha, nas telonas, entre a Marvel e a Sony permitiu que o Cabeça de Teia chegasse ao Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), e ele está prestes a estrelar o seu filme solo. Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega aos cinemas no próximo mês.

Só que a Sony possui os seus próprios planos, e anunciou, há algum tempo, que iria criar o seu próprio universo cinematográfico, composto por personagens da Marvel. No caso, com spin-offs de personagens relacionados a Peter Parker. O filme solo do Venom já tem até data para estreia (5 outubro de 2018), e títulos com a Gata Negra e a Sabre de Prata também estão em desenvolvimento.

Por conta disso, muitos fãs se perguntam se esses dois universos terão alguma ligação ou se serão completamente independentes. O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, disse que Venom, Gata Negra e Sabre de Prata não farão parte do UCM e nem da nova versão do Homem-Aranha. O diretor do novo filme do herói, Jon Watts, também afirmou a mesma coisa.

Só que no início desta semana, a produtora de Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Venom, Amy Pascal, afirmou que o filme do vilão (além de Gata Negra e Sabre de Prata) deve fazer parte do mesmo universo do novo longa do Cabeça de Teia. O que significa que os personagens também serão parte do UCM.

“Bem, esses filmes fazem parte do mundo que estamos criando para Peter Parker. Eles serão adjuntos a ele. Podem ter diferentes localidades, mas ainda serão parte do mesmo mundo”, afirmou a produtora.

Com tantas afirmações contraditórias, nem é preciso dizer que ainda não há como saber se o novo universo da Sony estará ligado com o da Marvel. Será que o UCM irá considerar esses novos filmes cânones?

Veja também:  Até o Exército americano lamentou a morte de Stan Lee

Confira abaixo as razões que cercam as duas possibilidades:

Não, os dois universos serão independentes

universomarvelesony1

Vamos considerar a possibilidade dos comentários de Feige serem realmente verdadeiros. Assim, o novo universo da Sony será completamente diferente do UCM.

A Marvel Studios está trabalhando pesado em seu universo há uma década, e já gastou uma enorme quantidade de dinheiro e esforços para construir a máquina que os fãs estão vendo no momento. Com vários filmes anunciados até 2020, a Marvel ainda terá muito trabalho pela frente.

Adicionar os filmes da Sony na mesma narrativa do UCM poderia atrapalhar todos os planos da Marvel para os próximos anos.

Existe também a questão do tom escolhido para esses filmes. Venom, por exemplo, será um longa voltado para o terror e o público adulto, o que foge bastante da temática utilizada pelo UCM. Seria um título muito diferente de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, que utilizará um tom mais familiar, conforme visto em seus trailers. Seria um risco enorme para a Marvel.

Com isso em mente, existe também uma possibilidade dos comentários de Amy Pascal também serem verdadeiros, mas em um cenário no qual nenhum universo irá se cruzar oficialmente.

Do ponto de vista narrativo, os spin-offs da Sony poderiam até mostrar o Homem-Aranha em tela, mas de uma forma bem diferente. Por exemplo, as atuais séries da DC, como Flash e Supergirl fazem referências ao Batman, Aquaman e Mulher-Maravilha, sem de fato trazê-los para as suas histórias.

O mesmo poderia ser feito para Venom, Gata Negra e Sabre de Prata, apesar de Peter Parker ter um papel importante na origem desses personagens.

Veja também:  Por que a morte de Stan Lee marca o fim de uma era

Sim, podem estar ligados, mas com algumas ressalvas

universomarvelesony2

Se você considerar todos os passos que o UCM deu para se tornar completo, os filmes da Sony poderiam ser incluídos nele, até com certa tranquilidade. E já existe um precedente para isso.

O maior exemplo que comprova que essa aproximação funciona são as séries televisivas da Marvel, em especial as que são exibidas na Netflix. Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro aprofundaram a experiência dos fãs com o universo criado pelo estúdio, apenas por um ângulo diferente.

E apesar de alguns pontos do enredo e Easter Eggs do UCM serem parte das séries televisivas, eles são retratados de uma forma que não interferem, distraem ou mudam drasticamente as histórias empregadas nos filmes.

Assim, dependendo do enredo e narrativas que forem escolhidas para Venom, Gata Negra e Sabre de Prata, eles poderiam se encaixar facilmente no UCM, sem mudar aquilo já está estabelecido.

A afirmação de Amy Pascal de que os filmes serão “adjuntos” a Homem-Aranha: De Volta ao Lar e que “podem ter diferentes localidades, mas ainda serão parte do mesmo mundo” só reforça essa ideia. A Sony pode empregar uma narrativa que seja parte do UCM, mas que não faça mudanças drásticas a sua linha do tempo.

Isso poderia, essencialmente, permitir que a Marvel assuma alguns riscos com os títulos da Sony, e até mesmo se aproveitar do sucesso de filmes como Logan e Deadpool (que são voltados para adultos), sem ter de impactar toda a história de seu universo. Novamente, isso já foi visto nas séries da Netflix, já que Jessica Jones e Luke Cage tiveram sucesso ao utilizar uma temática mais adulta.

Veja também:  Por que a mãe do Demolidor virou uma freira? Entenda

Pode ser que os dois estúdios já estejam negociando essa parceria, mas ainda teremos de esperar para ver se ela realmente verá a luz do dia.

Fontes: Comicbook e CBR


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Novo trailer do filme live-action de Dumbo é divulgado; assista
Como Thanos sobreviveu à destruição de Titã em Guerra Infinita
Violência, romance e sexo na nova fase da série Outlander
Assinatura da Crunchyroll agora pode ser paga em Real; veja os valores
stan lee
Stan Lee criou super-herói inédito antes de morrer, revela filha do quadrinista
Stan Lee trabalhava em nova série de TV antes de sua morte
Possível última foto em que Stan Lee aparece é divulgada; veja
Crimes e falência: a conturbada relação entre Stan Lee e o Brasil
Assinatura da Crunchyroll agora pode ser paga em Real; veja os valores
Por que Broly e Whis lutarão em Dragon Ball Super: Broly? Entenda
Quais Pokémons apareceram no 1º trailer de Detetive Pikachu?
Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
Game de Harry Potter no estilo de Pokémon Go ganha trailer; assista
Enem 2018 teve questão de matemática relacionada ao jogo Minecraft
Dona do League of Legends, Riot Games é acusada de assédio sexual
Microsoft disponibiliza PES 2019 gratuitamente para Xbox One
Jovens Titãs, Simpsons e mais: 10 aparições de Stan Lee fora dos filmes da Marvel
Quais Pokémons apareceram no 1º trailer de Detetive Pikachu?
Exército, DC e mais: 11 curiosidades da vida de Stan Lee
The Walking Dead: o que mudou na série após a saída de Rick
Novos modelos de iPhone chegam ao Brasil atraindo poucos clientes
Samsung apresenta seu aguardado smartphone com tela dobrável
Apple deve lançar app de streaming para concorrer com Netflix em 2019
Estratégia e câmbio: por que os novos iPhone estão tão caros no Brasil