Os 10 melhores games gratuitos de 2016

Do RPG puzzlers ao tiro em primeira pessoa, a plataforma de downloads Itch.io está se tornando um bom nome pra jogos gratuitos.

Em 2016, a noção de baixar jogos gratuitos como Knytt e Dwarf Fortress dos obscuros sites pessoais dos criadores pareceu pitoresca. Hoje em dia, até mesmo as mais pequenas equipes de desenvolvimento lutam pela sua atenção no Steam, a extensa plataforma de distribuição cujo catálogo parece crescer exponencialmente a cada ano.

Mas o que acontece com os desenvolvedores? Sorte pra eles, sites como Itch.io continuam a fornecer uma plataforma durável pra mais jogos experimentais – uma missão que parece ainda mais importante conforme o mercado on-line continua a crescer. Enquanto o Itch.io permite que os desenvolvedores cobrem dinheiro pelo seu trabalho, a grande maioria dos jogos oferecidos podem ser baixados gratuitamente. Aqui estão dez dos melhores de 2016.

Samurai Lantern

Qualquer um que desfrutou os bons tempos do maior portal de jogos em Flash de todos os tempos, o Newgrounds, reconhecerá Samurai Lantern: como um samurai empunhando sua katana, você deve correr de um lado pro outro através de plataformas ornamentadas, ao mesmo tempo em que coleta lanternas e corta seu caminho através de fantasmas minúsculos que espreitam na escuridão. O jogo exige delicadeza devido ao ligeiro atraso forçado entre golpes de espada, garantindo que um ataque desesperado resulte em sua morte prematura, mas a persistência é a chave. Apesar dos obstáculos ficarem excessivos ao passar das fases – quantas serras uma única plataforma pode suportar? -, aquele gosto de “só mais uma tentativa” é inevitável aos jogadores.

Void Pyramid

De todos os jogos desta lista, Void Pyramid de Willy Electrix pode parecer o mais difícil de se aproximar: um jogo de RPG retrô que dialoga diretamente com “dungeon-crawlings” como Wizardry e Ultima. Mas ao despojar o jogo de seus elementos mais simples – apenas um botão, um punhado de atributos e o combate ao estilo Earthbound -, Void Pyramid consegue encarnar o “jogue no seu próprio estilo” dos jogos de mesa que tão claramente o inspiraram. E não deixe que o cenário egípcio pós-apocalíptico desanime, Void Pyramid tem alguns dos melhores roteiros e puzzles do ano.

Breach and Clean

Inspirado pela obstinada persistência dos funcionários de hotel da vida real em Barcelona, a premissa do famoso desenvolvedor Rami Ismali pra Breach and Clean poderia servir como um somatório da estética do Itch.io: como membro do serviço de limpeza, você deve limpar os quartos dos hóspedes o mais rápido possível, quer eles gostem ou não. Isso inclui enxugar derramamentos nocivos, dar descarga na privada e – de acordo com o nome do jogo – romper as portas trancadas com dinamites. Enquanto isso pode parecer sombrio, Breach and Clean demonstra como um relógio pode fazer quase qualquer tarefa parecer emocionante e envolvente. Só não demore muito no quarto de um hóspede – se eles ficarem cansados de suas palhaçadas, você é demitido e precisará começar do piso inferior desde o começo.

Ravenfield

Pode ser sincero a respeito dos grandes jogos de tiro modernos: eles são todos iguais. Enquanto grandes empresas investem milhões anualmente pra lançar sempre o mesmo jogo, Ravenfield tem o apelo caótico das franquias de sucesso, mas com personagens em formato de “homem palito”. E, embora seja apenas “single player” até agora, a legião de bots que formam a sua equipe será tão confiável em destruir helicópteros, jipes e tanques quanto seus homólogos humanos, assim você pode nem notar a diferença. Inferno, isso provavelmente é uma melhoria.

Eggnogg+

Eggnogg+ parece único o suficiente pra justificar sua própria existência com um conjunto totalmente distinto de técnicas de espada e mapas. Eggnogg+ é uma experiência áspera com suas mortes prematuras através dos perigos das fases – como armadilhas ou explosões errantes. Capitão Jack Sparrow ficaria orgulhoso.

Dr. Langeskov, The Tiger, and the Terribly-Cursed Emerald

Ok, este foi tecnicamente lançado no final de 2015, mas é bom demais pra ignorar. Apesar de sua popularidade no cinema, o gênero de assalto permanece relativamente inexplorado nos jogos, com sucessos como Monaco e a série Sly Cooper como as poucas exceções. Com o Dr. Langeskov, no entanto, você nunca sabe o que vai vir a seguir, pois o grau de liberdade oferecido pelo jogo é surpreendente. Você vai atrás da esmeralda e arrisca enfrentar uma maldição e um tigre, ou simplesmente pega tanto saque quanto conseguir?

North

Apesar de sofrer de algumas das falhas da tradição distópica – cheio de comentários sociais pesados entre elas -, a pura alienação do North é suficiente pra recomendá-lo. Como um imigrante sem nome que tenta encontrar refúgio numa terra sombria e desconhecida, você é forçado a executar as ações que a sociedade espera de você, enquanto não compreende sua bizarrice. É o tipo de jogo onde você nem sempre sabe o que fazer em seguida, mas parece seguir sua própria lógica surreal mesmo assim.

Windowframe

O desenvolvedor do jogo, Daniel Linssen, lançou silenciosamente alguns dos jogos mais marcantes nos últimos anos, como Birdsong e Roguelight, mas talvez Windowframe seja o melhor de todos. Como grande parte do trabalho de Linssen, ele pega um conceito simples, refina num jogo inteiro e depois passa pra outro projeto depois que enjoa. Em Windowframe, o espaço visual em si é o seu playground conforme a janela do jogo se move e deformar enquanto você explora os mapas. Pode dar dor de cabeça ocasional, mas o grau de inteligência que vai pra cada uma das suas dezenas de fases faz com que valha a pena.

Zen and the Art of Transhumanism

Zen coloca você nas botas brilhantes de um androide que cria partes personalizadas de corpos o dia todo, todos os dias pros seres humanos que buscam atualizar seu hardware pra algo um pouco menos natural. Você faz isso usando um torno de cerâmica e várias ferramentas pra moldar pedaços de carbono pro órgão perfeito. Alguns dos projetos podem ser um pouco grotescos demais – e o mundo descrito é perturbador, uma vez que você considera as consequências -, mas o trabalho em si é realmente zen, material de puro relaxamento. É fácil deixar os sintetizadores acalmá-lo num transe conforme você tenta novamente e novamente até esculpir esse “templo” perfeito, que irá “eliminar a necessidade de aceitação social”. Quem não iria querer isso?

Disorient on the Murder Express

Você provavelmente vai querer baixar este jogo de detetive maravilhosamente bobo. Pode não ser o “primeiro grande jogo de detetive” – esse jogo ainda não existe, infelizmente – mas Disorient mais do que compensa por ser legitimamente engraçado. O conhecimento do romance policial de Agatha Christie certamente o tornará ainda mais engraçado, mas está longe de ser necessário.

Fonte: http://www.glixel.com/news/lists/10-essential-free-games-of-2016-w458143/disorient-on-the-murder-express-w458156

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 2

Up: 2

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

deadpool2-cablecapa
Será que Josh Brolin interpretará Cable e Conflyto em Deadpool 2?
vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
teoriasfilmescapa
9 filmes que fazem sentido com a ajuda de teorias criadas pelos fãs
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
fullmetal alchemist
Diretor do anime critica elenco do filme live-action de Fullmetal Alchemist
deadpool2-cablecapa
Será que Josh Brolin interpretará Cable e Conflyto em Deadpool 2?
dragon ball
Você conhece o final alternativo de Dragon Ball Z?
Thor Ragnarok Loki é o responsável pela chegada de Hela
Thor Ragnarok: Loki é o responsável pela chegada de Hela
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
superman imigrantes
Superman defende imigrantes de supremacista branco em nova HQ
capitãoaméricaredençãocapa
A Marvel conseguirá redimir o Capitão América após os eventos de Secret Empire?
fullmetal alchemist
Diretor do anime critica elenco do filme live-action de Fullmetal Alchemist
dragon ball
Você conhece o final alternativo de Dragon Ball Z?
Boruto filho de Kisame deve aparecer no anime
Boruto: filho de Kisame deve aparecer no anime em breve!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
É de graça Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro
É de graça! Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer incrível
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer de gameplay incrível
mario sem camisa super mario odyssey fb
Mario surge sem camisa em imagem de Super Mario Odyssey